Dinâmica dos recursos perante a reforma universitária: o caso das instituições de ensino superior privadas do Estado do Pará

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Jalva Lilia Rabelo de
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
Texto Completo: https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/71957
Resumo: A adoção de políticas expansionistas no setor privado no Brasil a partir década de 1990 estimulou as Instituições de Ensino Superior (IES) a desenvolver estratégias visando manter a vantagem competitiva em relação à concorrência. Nessa ambiência, observa-se a relevância de estudos que contextualizem o desenvolvimento de recursos e capacidade dinâmica para atender ao ambiente de mudanças. Em decorrência do cenário do ensino superior no Brasil, e após 38 anos da última Reforma, encontra-se em tramitação no Congresso Nacional o Projeto de Lei da Reforma Universitária (2006). O Projeto de Lei é utilizado como marco do presente estudo, que tem como objetivo avaliar a dinamicidade dos recursos das IES privadas do Estado do Pará perante a possibilidade de implantação da Reforma. O estudo foi realizado no período de janeiro a julho de 2006, abrangendo quatorze das 23 IES em funcionamento. A abordagem da pesquisa de campo é descritiva, de natureza quantitativa e qualitativa, utilizando-se de fontes primárias e secundárias. A técnica de pesquisa utilizou um questionário semi-estruturado e não disfarçado, com escala Likert, aplicado aos dirigentes das IES conforme os atributos de recursos de LYNCH e BAINES (2004). A análise dos resultados da pesquisa revela que as dimensões conceituais que avaliam o grau de prioridade de análise competitiva dos recursos demonstram que os atributos Reputação, Capacidade Inovadora, Competências Essenciais, Arquitetura Organizacional e Vantagem Baseada no Conhecimento são valorizados pelos dirigentes. As IES de maior porte possuem mais capacidade de dinamizar os seus recursos, mediante flexibilidade de identificação e desenvolvimento dos seus conjuntos de recursos. Observa-se, ainda, que a maioria das IES procuram alinhar seus recursos e capacidades para atender à Reforma, principalmente na área de ensino.
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