Dinâmica dos recursos perante a reforma universitária: o caso das instituições de ensino superior privadas do Estado do Pará
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
Texto Completo: | https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/71957 |
Resumo: | A adoção de políticas expansionistas no setor privado no Brasil a partir década de 1990 estimulou as Instituições de Ensino Superior (IES) a desenvolver estratégias visando manter a vantagem competitiva em relação à concorrência. Nessa ambiência, observa-se a relevância de estudos que contextualizem o desenvolvimento de recursos e capacidade dinâmica para atender ao ambiente de mudanças. Em decorrência do cenário do ensino superior no Brasil, e após 38 anos da última Reforma, encontra-se em tramitação no Congresso Nacional o Projeto de Lei da Reforma Universitária (2006). O Projeto de Lei é utilizado como marco do presente estudo, que tem como objetivo avaliar a dinamicidade dos recursos das IES privadas do Estado do Pará perante a possibilidade de implantação da Reforma. O estudo foi realizado no período de janeiro a julho de 2006, abrangendo quatorze das 23 IES em funcionamento. A abordagem da pesquisa de campo é descritiva, de natureza quantitativa e qualitativa, utilizando-se de fontes primárias e secundárias. A técnica de pesquisa utilizou um questionário semi-estruturado e não disfarçado, com escala Likert, aplicado aos dirigentes das IES conforme os atributos de recursos de LYNCH e BAINES (2004). A análise dos resultados da pesquisa revela que as dimensões conceituais que avaliam o grau de prioridade de análise competitiva dos recursos demonstram que os atributos Reputação, Capacidade Inovadora, Competências Essenciais, Arquitetura Organizacional e Vantagem Baseada no Conhecimento são valorizados pelos dirigentes. As IES de maior porte possuem mais capacidade de dinamizar os seus recursos, mediante flexibilidade de identificação e desenvolvimento dos seus conjuntos de recursos. Observa-se, ainda, que a maioria das IES procuram alinhar seus recursos e capacidades para atender à Reforma, principalmente na área de ensino. |
id |
UFOR_32c1572f709a6acc5d66a4ba216be24b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::71957 |
network_acronym_str |
UFOR |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
repository_id_str |
|
spelling |
Dinâmica dos recursos perante a reforma universitária: o caso das instituições de ensino superior privadas do Estado do ParáAdministração de empresasA adoção de políticas expansionistas no setor privado no Brasil a partir década de 1990 estimulou as Instituições de Ensino Superior (IES) a desenvolver estratégias visando manter a vantagem competitiva em relação à concorrência. Nessa ambiência, observa-se a relevância de estudos que contextualizem o desenvolvimento de recursos e capacidade dinâmica para atender ao ambiente de mudanças. Em decorrência do cenário do ensino superior no Brasil, e após 38 anos da última Reforma, encontra-se em tramitação no Congresso Nacional o Projeto de Lei da Reforma Universitária (2006). O Projeto de Lei é utilizado como marco do presente estudo, que tem como objetivo avaliar a dinamicidade dos recursos das IES privadas do Estado do Pará perante a possibilidade de implantação da Reforma. O estudo foi realizado no período de janeiro a julho de 2006, abrangendo quatorze das 23 IES em funcionamento. A abordagem da pesquisa de campo é descritiva, de natureza quantitativa e qualitativa, utilizando-se de fontes primárias e secundárias. A técnica de pesquisa utilizou um questionário semi-estruturado e não disfarçado, com escala Likert, aplicado aos dirigentes das IES conforme os atributos de recursos de LYNCH e BAINES (2004). A análise dos resultados da pesquisa revela que as dimensões conceituais que avaliam o grau de prioridade de análise competitiva dos recursos demonstram que os atributos Reputação, Capacidade Inovadora, Competências Essenciais, Arquitetura Organizacional e Vantagem Baseada no Conhecimento são valorizados pelos dirigentes. As IES de maior porte possuem mais capacidade de dinamizar os seus recursos, mediante flexibilidade de identificação e desenvolvimento dos seus conjuntos de recursos. Observa-se, ainda, que a maioria das IES procuram alinhar seus recursos e capacidades para atender à Reforma, principalmente na área de ensino.The private sector in Brazil adopted growth oriented policies in the beginning of the 1990s. These policies changes stimulated Institutions of Higher Education to develop strategies in order to maintaining competitive advantages over their competitors. In this setting, it is clear the importance of studying the Resource-Based View of the Firm (RBV) and the institutional capacity to respond to the change in policies. Based on the history of higher education in Brazil in which the last educational reform occurred 38 years ago, the Congress is currently considering legislation of the Project of Reform of the National System of Higher Education. The proposed legislation serves as the basis for this study, which proposes to evaluate the viability of the resources currently available to private institutions of higher education in the state of Pará, considering the possibility of educational reform. This study took place during the period January to July of 2006 and reached 14 of the 23 institutions of higher learning. This field research is descriptive, both quantitative and qualitative and utilizes primary and secondary sources. The researcher interviewed the directors of the IES utilizing semistructured questionnaire based on the Likert scale, according to the resource designation of LYNCH & BAINES (2004). The resulting analysis revealed what that the institutions valued, in the following priority: (a) reputation, (b) innovative capacity, (c) core competencies, (d) organizational architecture, and (e) knowledge based competency. Larger institutions are more capable of maximizing their resources having flexibility of identification and development of their set of resources. It is observed that the majority of Institutions of Higher Education are seeking to align their resources and capacities to attend to the Educational Reform, specially concerning teaching.Forte, Sérgio Henrique Arruda CavalcanteForte, Sérgio Henrique Arruda CavalcanteCabral, José Ednilson de OliveiraCabral, Augusto Cézar de AquinoUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Administração de EmpresasSousa, Jalva Lilia Rabelo de2006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/71957https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/721Disponibilidade forma física: Existe obra impressa de código: 71974porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-23T22:00:10Zoai::71957Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:2024-01-23T22:00:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Dinâmica dos recursos perante a reforma universitária: o caso das instituições de ensino superior privadas do Estado do Pará |
title |
Dinâmica dos recursos perante a reforma universitária: o caso das instituições de ensino superior privadas do Estado do Pará |
spellingShingle |
Dinâmica dos recursos perante a reforma universitária: o caso das instituições de ensino superior privadas do Estado do Pará Sousa, Jalva Lilia Rabelo de Administração de empresas |
title_short |
Dinâmica dos recursos perante a reforma universitária: o caso das instituições de ensino superior privadas do Estado do Pará |
title_full |
Dinâmica dos recursos perante a reforma universitária: o caso das instituições de ensino superior privadas do Estado do Pará |
title_fullStr |
Dinâmica dos recursos perante a reforma universitária: o caso das instituições de ensino superior privadas do Estado do Pará |
title_full_unstemmed |
Dinâmica dos recursos perante a reforma universitária: o caso das instituições de ensino superior privadas do Estado do Pará |
title_sort |
Dinâmica dos recursos perante a reforma universitária: o caso das instituições de ensino superior privadas do Estado do Pará |
author |
Sousa, Jalva Lilia Rabelo de |
author_facet |
Sousa, Jalva Lilia Rabelo de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Forte, Sérgio Henrique Arruda Cavalcante Forte, Sérgio Henrique Arruda Cavalcante Cabral, José Ednilson de Oliveira Cabral, Augusto Cézar de Aquino Universidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Jalva Lilia Rabelo de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Administração de empresas |
topic |
Administração de empresas |
description |
A adoção de políticas expansionistas no setor privado no Brasil a partir década de 1990 estimulou as Instituições de Ensino Superior (IES) a desenvolver estratégias visando manter a vantagem competitiva em relação à concorrência. Nessa ambiência, observa-se a relevância de estudos que contextualizem o desenvolvimento de recursos e capacidade dinâmica para atender ao ambiente de mudanças. Em decorrência do cenário do ensino superior no Brasil, e após 38 anos da última Reforma, encontra-se em tramitação no Congresso Nacional o Projeto de Lei da Reforma Universitária (2006). O Projeto de Lei é utilizado como marco do presente estudo, que tem como objetivo avaliar a dinamicidade dos recursos das IES privadas do Estado do Pará perante a possibilidade de implantação da Reforma. O estudo foi realizado no período de janeiro a julho de 2006, abrangendo quatorze das 23 IES em funcionamento. A abordagem da pesquisa de campo é descritiva, de natureza quantitativa e qualitativa, utilizando-se de fontes primárias e secundárias. A técnica de pesquisa utilizou um questionário semi-estruturado e não disfarçado, com escala Likert, aplicado aos dirigentes das IES conforme os atributos de recursos de LYNCH e BAINES (2004). A análise dos resultados da pesquisa revela que as dimensões conceituais que avaliam o grau de prioridade de análise competitiva dos recursos demonstram que os atributos Reputação, Capacidade Inovadora, Competências Essenciais, Arquitetura Organizacional e Vantagem Baseada no Conhecimento são valorizados pelos dirigentes. As IES de maior porte possuem mais capacidade de dinamizar os seus recursos, mediante flexibilidade de identificação e desenvolvimento dos seus conjuntos de recursos. Observa-se, ainda, que a maioria das IES procuram alinhar seus recursos e capacidades para atender à Reforma, principalmente na área de ensino. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/71957 |
url |
https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/71957 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/721 Disponibilidade forma física: Existe obra impressa de código: 71974 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR) instacron:UNIFOR |
instname_str |
Universidade de Fortaleza (UNIFOR) |
instacron_str |
UNIFOR |
institution |
UNIFOR |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR) |
repository.mail.fl_str_mv |
bib@unifor.br||bib@unifor.br |
_version_ |
1797239721897754624 |