Da deficiência mental à inibição: um estudo a partir da contribuição da psicanálise
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
Texto Completo: | https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/88713 |
Resumo: | O interesse por uma pesquisa sobre o déficit cognitivo teve inicio quando surgiu uma inquietação em relação às práticas que deveriam ser executadas com pessoas diagnosticadas com deficiência intelectual. A proposta da pesquisa, portanto, foi apresentar como a psicanálise entende o déficit intelectual, se afastando das teorias que propõem apenas um ajustamento dos sujeitos sem considerar o desejo e os efeitos de tais práticas na subjetividade e na educação. Assim, foi estabelecido como objetivo geral: Analisar a deficiência intelectual a partir da concepção de sujeito constituído pelo desejo e a implicação desta assertiva no campo da educação. E como específicos: Contextualizar a construção histórica do conceito de deficiência em articulação com a noção de infância; Definir o conceito de deficiência intelectual para a psicanálise a partir do conceito freudiano de inibição; Analisar as implicações da inibição intelectual na educação a partir da concepção de Maud Mannoni. Na realização do trabalho, o percurso metodológico investigativo foi de ordem bibliográfica e a metodologia escolhida foi qualitativa, pois esta se volta para investigar questões que são relativas à subjetividade. Elegeu-se a psicanálise como teoria que orientou as conclusões do trabalho. Freud apresentou a inibição como relacionada ao Complexo de Édipo e ao saber. Lacan e Mannoni debateram a debilidade como um sintoma que protege a mãe de sua verdade sobre a castração, deixando a criança identificada como um objeto materno. Tais considerações apontam o déficit intelectual como um problema psíquico, e não exclusivamente orgânico. No campo educativo observou-se um debate sobre o déficit intelectual, mas reduzido a uma prática educativa simplória e um uso errôneo da psicanálise. Ao incluir a psicanálise nas discussões sobre a deficiência mental poderia haver a abertura para pensar criticamente os conceitos clássicos e sair da dualidade entre o normal e o patológico, já que essa teoria enfatiza a singularidade do sujeito. Palavras-chave: Deficiência, Inibição, Psicanálise, Educação. |
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E como específicos: Contextualizar a construção histórica do conceito de deficiência em articulação com a noção de infância; Definir o conceito de deficiência intelectual para a psicanálise a partir do conceito freudiano de inibição; Analisar as implicações da inibição intelectual na educação a partir da concepção de Maud Mannoni. Na realização do trabalho, o percurso metodológico investigativo foi de ordem bibliográfica e a metodologia escolhida foi qualitativa, pois esta se volta para investigar questões que são relativas à subjetividade. Elegeu-se a psicanálise como teoria que orientou as conclusões do trabalho. Freud apresentou a inibição como relacionada ao Complexo de Édipo e ao saber. Lacan e Mannoni debateram a debilidade como um sintoma que protege a mãe de sua verdade sobre a castração, deixando a criança identificada como um objeto materno. Tais considerações apontam o déficit intelectual como um problema psíquico, e não exclusivamente orgânico. No campo educativo observou-se um debate sobre o déficit intelectual, mas reduzido a uma prática educativa simplória e um uso errôneo da psicanálise. Ao incluir a psicanálise nas discussões sobre a deficiência mental poderia haver a abertura para pensar criticamente os conceitos clássicos e sair da dualidade entre o normal e o patológico, já que essa teoria enfatiza a singularidade do sujeito. Palavras-chave: Deficiência, Inibição, Psicanálise, Educação.The interest in a research on cognitive deficits began when a concern about the practices that should be implemented with people diagnosed with intellectual disabilities appeared. The proposal of the research was, therefore, to show how psychoanalysis understands the intellectual deficit, moving away from theories that propose only an adjustment of the subjects without considering the desire and the effects of such practices on subjectivity and education. Thus a general objective was established: To analyze the intellectual disability from the concept of the subject constituted by the desire, and the implication of this assertion in the field of education. And as specific objectives: To contextualize the historical construction of the concept of disability in conjunction with the concept of childhood; to define the concept of intellectual disability for psychoanalysis from Freud's concept of inhibition, to analyze the implications of intellectual inhibition in education from the concept of Maud Mannoni. In the accomplishment of this work, the bibliographic approach was used and the chosen methodology was qualitative, once investigates issues that are related to subjectivity. Psychoanalysis was elected as the theory that guided the conclusions of the work. Freud has shown inhibition as related to the Oedipus complex and to knowledge. Mannoni and Lacan have debated the disability as a symptom that protects the mother from the truth about castration, leaving the child to be identified as a maternal object. Such considerations point to the intellectual deficit as a psychological problem, and not just an organic one. In the educational field, a debate on the intellectual deficit was observed, although it was reduced to a simplistic educational practice and a misuse of psychoanalysis. By including psychoanalysis in the discussions on developmental disability, there could be an opening to critical thinking regarding the classical concepts and the duality between normality and illness could be left behind, as this theory emphasizes the uniqueness of the subject. Key-Words Disability, Inhibition, Psychoanalysis, Education.Lima, Maria Celina PeixotoLima, Maria Celina PeixotoMartins, Karla Patrícia HolandaCosta, Maria de Fatima Vasconcelos daNicolau, Roseane FreitasUniversidade de FortalezaLima, Maira Sampaio Alencar2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/88713https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/6419Disponibilidade forma física: Existe obra impressa de código : 83830porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-23T21:28:21Zoai::88713Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:2024-01-23T21:28:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false |
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