Empresas humanizadas: um estudo sobre organizações à luz do capitalismo consciente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leitão, Ana Flávia Ibiapina de Patrício Ribeiro
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
Texto Completo: https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/126273
Resumo: A sociedade está mudando rapidamente, o cenário atual enfretado, tem demonstrado o adoecimento das pessoas, a degradação ambiental, a corrupção e a ampliação da desigualdade social, e estes são desafios que necessitam de resposta urgente. A COVID-19 mesmo com todos os dilaceramentos causados e sofrimento, vem ensinando muito e dado ainda mais luz a todos estes aspectos. O capitalismo tradicional precisa ser repensado, visto que os negócios têm sido vistos como as principais causas dos problemas sociais, ambientais e econômicos. Um número crescente de organizações, diante desse cenário, está tomando consciência da necessidade dos negócios de agir com responsabilidade social e ambiental, de maneira a resgatar a ética e equilibrar o seu desempenho social e ambiental junto à sua performance econômica. Com isso, diversos movimentos surgiram visando uma nova roupagem do capitalismo. Alguns desses novos caminhos foram: Responsabilidade Social Corporativa (1960), Triple Bottom Line (1998), Empresas B (2006), Capitalismo Consciente (2009), Valor Compartilhado (2011). O caminho do Capitalismo Consciente foi aprofundado nesse estudo, visto ser um movimento holístico que visa atuar de maneira integral na organização. Ele traz a proposta de que os negócios ressignifiquem sua forma de atuar balizando-se em quatro pilares: Propósito Maior, Liderança Consciente, Orientação para os stakeholders e Culturas Conscientes. Entende-se que culturas conscientes são sustentadas por valores conscientes, os valores predizem os comportamentos dentro da organização e esses comportamentos sustentam a cultura e, esta, por sua vez, é reflexo dos comportamentos dos líderes. Assim, é possível levantar o seguinte questionamento: Qual a percepção dos dirigentes das empresas em relação a ter negócios mais conscientes e a integrarem em suas organizações valores, práticas e ações balizadas a partir da filosofia do Capitalismo Consciente? A vigente pesquisa, de natureza quantitativa e qualitativa, teve o objetivo de analisar 31 dirigentes de empresas cearenses, visando verificar o quanto estão receptivos a integrar práticas de um capitalismo consciente. Por meio do Método dos Sete Níveis Evolutivos de Consciência de Richard Barrett, o estudo pretendeu identificar os níveis de consciência desses dirigentes a partir de seus valores para identificar a abertura para práticas conscientes em suas organizações. De acordo com os resultados, o maior percentual dos líderes cearenses participantes, apresentam, diante do método utilizado, valores menos elevados de consciência e uma maior distância de práticas conscientes em suas organizações. Foi possível identificar e corroborar com a hipótese inicial de pesquisa, que os dirigentes que apresentaram níveis de consciencia mais elevados, evidenciam uma maior proximidade com práticas conscientes, contudo, ainda distantes efetivamente do proposto pelo Capitalismo Consciente. Ao mesmo tempo, o cenário da COVID-19 veio acelerar mudanças e uma abertura para a implementação de práticas mais humanizadas e conscientes dentro das organizações, o que se apresenta como um cenário propulsor para o fortalecimento do Capitalismo Consciente nos próximos anos. Palavras-chave: Capitalismo Consciente; Empresas humanizadas; Valores; Consciência organizacional.
id UFOR_3e6a61885b628072fef3b8e1d016313a
oai_identifier_str oai::126273
network_acronym_str UFOR
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
repository_id_str
spelling Empresas humanizadas: um estudo sobre organizações à luz do capitalismo conscienteCapitalismoEmpresasHumanizaçãoA sociedade está mudando rapidamente, o cenário atual enfretado, tem demonstrado o adoecimento das pessoas, a degradação ambiental, a corrupção e a ampliação da desigualdade social, e estes são desafios que necessitam de resposta urgente. A COVID-19 mesmo com todos os dilaceramentos causados e sofrimento, vem ensinando muito e dado ainda mais luz a todos estes aspectos. O capitalismo tradicional precisa ser repensado, visto que os negócios têm sido vistos como as principais causas dos problemas sociais, ambientais e econômicos. Um número crescente de organizações, diante desse cenário, está tomando consciência da necessidade dos negócios de agir com responsabilidade social e ambiental, de maneira a resgatar a ética e equilibrar o seu desempenho social e ambiental junto à sua performance econômica. Com isso, diversos movimentos surgiram visando uma nova roupagem do capitalismo. Alguns desses novos caminhos foram: Responsabilidade Social Corporativa (1960), Triple Bottom Line (1998), Empresas B (2006), Capitalismo Consciente (2009), Valor Compartilhado (2011). O caminho do Capitalismo Consciente foi aprofundado nesse estudo, visto ser um movimento holístico que visa atuar de maneira integral na organização. Ele traz a proposta de que os negócios ressignifiquem sua forma de atuar balizando-se em quatro pilares: Propósito Maior, Liderança Consciente, Orientação para os stakeholders e Culturas Conscientes. Entende-se que culturas conscientes são sustentadas por valores conscientes, os valores predizem os comportamentos dentro da organização e esses comportamentos sustentam a cultura e, esta, por sua vez, é reflexo dos comportamentos dos líderes. Assim, é possível levantar o seguinte questionamento: Qual a percepção dos dirigentes das empresas em relação a ter negócios mais conscientes e a integrarem em suas organizações valores, práticas e ações balizadas a partir da filosofia do Capitalismo Consciente? A vigente pesquisa, de natureza quantitativa e qualitativa, teve o objetivo de analisar 31 dirigentes de empresas cearenses, visando verificar o quanto estão receptivos a integrar práticas de um capitalismo consciente. Por meio do Método dos Sete Níveis Evolutivos de Consciência de Richard Barrett, o estudo pretendeu identificar os níveis de consciência desses dirigentes a partir de seus valores para identificar a abertura para práticas conscientes em suas organizações. De acordo com os resultados, o maior percentual dos líderes cearenses participantes, apresentam, diante do método utilizado, valores menos elevados de consciência e uma maior distância de práticas conscientes em suas organizações. Foi possível identificar e corroborar com a hipótese inicial de pesquisa, que os dirigentes que apresentaram níveis de consciencia mais elevados, evidenciam uma maior proximidade com práticas conscientes, contudo, ainda distantes efetivamente do proposto pelo Capitalismo Consciente. Ao mesmo tempo, o cenário da COVID-19 veio acelerar mudanças e uma abertura para a implementação de práticas mais humanizadas e conscientes dentro das organizações, o que se apresenta como um cenário propulsor para o fortalecimento do Capitalismo Consciente nos próximos anos. Palavras-chave: Capitalismo Consciente; Empresas humanizadas; Valores; Consciência organizacional.Society is changing rapidly, the current scenario faced, has shown people's illness, environmental degradation, corruption and the widening of social inequality, and these are challenges that need urgent response. COVID-19, despite all the lacerations caused and suffering, has been teaching a lot and shedding even more light on all these aspects. Traditional capitalism needs to be rethought, since business has been seen as the main cause of social, environmental and economic problems. An increasing number of organizations, faced with this scenario, are becoming aware of the business need to act with social and environmental responsibility, in order to rescue ethics and balance their social and environmental performance with their economic performance. With this, several movements emerged aiming at a new guise of capitalism. Some of these new paths were: Corporate Social Responsibility (1960), Triple Bottom Line (1998), Companies B (2006), Conscious Capitalism (2009), Shared Value (2011). The path of Conscious Capitalism was deepened in this study, since it is a holistic movement that aims to act in an integral way in the organization. It brings the proposal that businesses re-signify their way of acting based on four pillars: Greater Purpose, Conscious Leadership, Orientation to stakeholders and Conscious Cultures. It is understood that conscious cultures are supported by conscious values, values predict behaviors within the organization and these behaviors support culture, which in turn is a reflection of the behaviors of leaders. Thus, it is possible to raise the following question: What is the perception of company leaders in relation to having more conscious businesses and integrating values, practices and actions based on the philosophy of Conscious Capitalism in their organizations? The current research, of a quantitative and qualitative nature, aimed to analyze 31 directors of companies from Ceará, aiming to verify how receptive they are to integrate practices of a conscious capitalism. Through Richard Barrett's Seven Evolutionary Levels of Consciousness Method, the study aimed to identify the levels of consciousness of these leaders from their values to identify the openness to conscious practices in their organizations. According to the results, the highest percentage of participating Ceará leaders, present, in the face of the method used, have lower values of awareness and a greater distance from conscious practices in their organizations. It was possible to identify and corroborate with the initial research hypothesis, that the leaders who presented higher levels of consciousness, show a greater proximity to conscious practices, however, still effectively distant from the one proposed by Conscious Capitalism. At the same time, the COVID-19 scenario has accelerated changes and an opening for the implementation of more humanized and conscious practices within organizations, which presents itself as a driving scenario for the strengthening of Conscious Capitalism in the coming years. Keywords: Conscious capitalism; Humanized enterprises; Values; Organizational awareness.Dissertação enviada com autorização via C.I 48262/21 21/07/2021Lima, Tiago Jesse Souza deLima, Tiago Jesse Souza deNeutzling, Daiane MullingSilva Filho, José Caerlos Lázaro daUniversidade de Fortaleza. Mestrado Profissional em AdministraçãoLeitão, Ana Flávia Ibiapina de Patrício Ribeiro2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/126273https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/26052porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-24T18:48:58Zoai::126273Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:2024-01-24T18:48:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
dc.title.none.fl_str_mv Empresas humanizadas: um estudo sobre organizações à luz do capitalismo consciente
title Empresas humanizadas: um estudo sobre organizações à luz do capitalismo consciente
spellingShingle Empresas humanizadas: um estudo sobre organizações à luz do capitalismo consciente
Leitão, Ana Flávia Ibiapina de Patrício Ribeiro
Capitalismo
Empresas
Humanização
title_short Empresas humanizadas: um estudo sobre organizações à luz do capitalismo consciente
title_full Empresas humanizadas: um estudo sobre organizações à luz do capitalismo consciente
title_fullStr Empresas humanizadas: um estudo sobre organizações à luz do capitalismo consciente
title_full_unstemmed Empresas humanizadas: um estudo sobre organizações à luz do capitalismo consciente
title_sort Empresas humanizadas: um estudo sobre organizações à luz do capitalismo consciente
author Leitão, Ana Flávia Ibiapina de Patrício Ribeiro
author_facet Leitão, Ana Flávia Ibiapina de Patrício Ribeiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lima, Tiago Jesse Souza de
Lima, Tiago Jesse Souza de
Neutzling, Daiane Mulling
Silva Filho, José Caerlos Lázaro da
Universidade de Fortaleza. Mestrado Profissional em Administração
dc.contributor.author.fl_str_mv Leitão, Ana Flávia Ibiapina de Patrício Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Capitalismo
Empresas
Humanização
topic Capitalismo
Empresas
Humanização
description A sociedade está mudando rapidamente, o cenário atual enfretado, tem demonstrado o adoecimento das pessoas, a degradação ambiental, a corrupção e a ampliação da desigualdade social, e estes são desafios que necessitam de resposta urgente. A COVID-19 mesmo com todos os dilaceramentos causados e sofrimento, vem ensinando muito e dado ainda mais luz a todos estes aspectos. O capitalismo tradicional precisa ser repensado, visto que os negócios têm sido vistos como as principais causas dos problemas sociais, ambientais e econômicos. Um número crescente de organizações, diante desse cenário, está tomando consciência da necessidade dos negócios de agir com responsabilidade social e ambiental, de maneira a resgatar a ética e equilibrar o seu desempenho social e ambiental junto à sua performance econômica. Com isso, diversos movimentos surgiram visando uma nova roupagem do capitalismo. Alguns desses novos caminhos foram: Responsabilidade Social Corporativa (1960), Triple Bottom Line (1998), Empresas B (2006), Capitalismo Consciente (2009), Valor Compartilhado (2011). O caminho do Capitalismo Consciente foi aprofundado nesse estudo, visto ser um movimento holístico que visa atuar de maneira integral na organização. Ele traz a proposta de que os negócios ressignifiquem sua forma de atuar balizando-se em quatro pilares: Propósito Maior, Liderança Consciente, Orientação para os stakeholders e Culturas Conscientes. Entende-se que culturas conscientes são sustentadas por valores conscientes, os valores predizem os comportamentos dentro da organização e esses comportamentos sustentam a cultura e, esta, por sua vez, é reflexo dos comportamentos dos líderes. Assim, é possível levantar o seguinte questionamento: Qual a percepção dos dirigentes das empresas em relação a ter negócios mais conscientes e a integrarem em suas organizações valores, práticas e ações balizadas a partir da filosofia do Capitalismo Consciente? A vigente pesquisa, de natureza quantitativa e qualitativa, teve o objetivo de analisar 31 dirigentes de empresas cearenses, visando verificar o quanto estão receptivos a integrar práticas de um capitalismo consciente. Por meio do Método dos Sete Níveis Evolutivos de Consciência de Richard Barrett, o estudo pretendeu identificar os níveis de consciência desses dirigentes a partir de seus valores para identificar a abertura para práticas conscientes em suas organizações. De acordo com os resultados, o maior percentual dos líderes cearenses participantes, apresentam, diante do método utilizado, valores menos elevados de consciência e uma maior distância de práticas conscientes em suas organizações. Foi possível identificar e corroborar com a hipótese inicial de pesquisa, que os dirigentes que apresentaram níveis de consciencia mais elevados, evidenciam uma maior proximidade com práticas conscientes, contudo, ainda distantes efetivamente do proposto pelo Capitalismo Consciente. Ao mesmo tempo, o cenário da COVID-19 veio acelerar mudanças e uma abertura para a implementação de práticas mais humanizadas e conscientes dentro das organizações, o que se apresenta como um cenário propulsor para o fortalecimento do Capitalismo Consciente nos próximos anos. Palavras-chave: Capitalismo Consciente; Empresas humanizadas; Valores; Consciência organizacional.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/126273
url https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/126273
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/26052
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron:UNIFOR
instname_str Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron_str UNIFOR
institution UNIFOR
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
repository.mail.fl_str_mv bib@unifor.br||bib@unifor.br
_version_ 1800408709114888192