Da paideia à escola contemporânea: limites e possibilidades de uma educação pelo ócio e para o ócio
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
Texto Completo: | https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/102450 |
Resumo: | As transformações ocorridas na sociedade contemporânea produziram modos de vida distintos nos sujeitos e nas suas relações. As marcas da contemporaneidade - o hiperconsumo, o apressamento, a liquidez, o excesso de informação, de aparatos tecnológicos e o rápido desenvolvimento científico - repercutem também no âmbito da educação e levam a refletir: que princípios norteiam a educação neste contexto? Qual o lugar do ócio nos processos educativos da escola contemporânea? Busca-se, com esta investigação, interpretar nos processos educativos da escola contemporânea os significados que seus agentes atribuem ao ócio, como princípio formador da pessoa ética ocidental. Recorre-se, para tal, ao suporte teórico dos estudos sobre sociedade contemporânea, norteadores da Educação neste contexto, ócio e formação humana na Paideia Grega. No percurso investigativo, de abordagem qualitativa e caráter exploratório e descritivo, articulam-se enfoque etnográfico, grupos focais, entrevistas semiestruturadas, questionário e a técnica do desenho como forma de acessar os dados relativos ao fenômeno estudado. Optou-se por ouvir múltiplos sujeitos de uma escola situada na cidade de Teresina-PI, por se compreender que a formação humana se faz mediante a ação coletiva de pais, professores/coordenadores e alunos. Constatou-se que professores/coordenadores e pais acreditam que os princípios norteadores da Educação devem ter por base a formação cidadã, a aprendizagem significativa, a afetividade e o conhecimento técnico, subcategorias que podem coexistir na complexidade do processo educativo escolar e atender as demandas pluralistas de Educação na contemporaneidade. Em relação aos significados do ócio, embora por vezes o tenham associado à ociosidade e ao lazer, o compreendem como uma experiência subjetiva, importante e necessária. Tais subcategorias envolvem conteúdos e carregam significados e entendimentos não excludentes nem estanques. Os alunos concebem escola e Educação como lugar de aprendizado, brincadeira e relações interpessoais. Mencionam os recreios e os horários de chegada e saída da escola como momentos que possibilitam experiência subjetiva de ócio, por proporcionarem liberdade, satisfação, ausência de obrigatoriedade e por produzirem desenvolvimento pessoal. Aponta-se, com esta investigação, a possibilidade de se educar para e pelo ócio na escola contemporânea, com suporte nas observações realizadas e nas análises das falas dos sujeitos colaboradores deste estudo. Embora circunscrito à cidade de Teresina-PI, tais considerações podem servir como base para reflexões sobre a relação Educação x Sociedade de maneira geral, uma vez que se considera a Educação um produto coletivo de interações conflituosas e diversificadas de sujeitos imersos em um contexto cultural multiforme que tem como finalidade maior permitir a cada um ter consciência de sua condição humana. Palavras-chave: Educação. Ócio. Processos educativos. Paidéia. Contemporaneidade. |
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Da paideia à escola contemporânea: limites e possibilidades de uma educação pelo ócio e para o ócioFrom the greek paideia to the contemporary school : limits and possibilities of an education for leisure and through leisurePsicologia educacionalÓcio - Aspectos psicológicosEducaçãoAs transformações ocorridas na sociedade contemporânea produziram modos de vida distintos nos sujeitos e nas suas relações. As marcas da contemporaneidade - o hiperconsumo, o apressamento, a liquidez, o excesso de informação, de aparatos tecnológicos e o rápido desenvolvimento científico - repercutem também no âmbito da educação e levam a refletir: que princípios norteiam a educação neste contexto? Qual o lugar do ócio nos processos educativos da escola contemporânea? Busca-se, com esta investigação, interpretar nos processos educativos da escola contemporânea os significados que seus agentes atribuem ao ócio, como princípio formador da pessoa ética ocidental. Recorre-se, para tal, ao suporte teórico dos estudos sobre sociedade contemporânea, norteadores da Educação neste contexto, ócio e formação humana na Paideia Grega. No percurso investigativo, de abordagem qualitativa e caráter exploratório e descritivo, articulam-se enfoque etnográfico, grupos focais, entrevistas semiestruturadas, questionário e a técnica do desenho como forma de acessar os dados relativos ao fenômeno estudado. Optou-se por ouvir múltiplos sujeitos de uma escola situada na cidade de Teresina-PI, por se compreender que a formação humana se faz mediante a ação coletiva de pais, professores/coordenadores e alunos. Constatou-se que professores/coordenadores e pais acreditam que os princípios norteadores da Educação devem ter por base a formação cidadã, a aprendizagem significativa, a afetividade e o conhecimento técnico, subcategorias que podem coexistir na complexidade do processo educativo escolar e atender as demandas pluralistas de Educação na contemporaneidade. Em relação aos significados do ócio, embora por vezes o tenham associado à ociosidade e ao lazer, o compreendem como uma experiência subjetiva, importante e necessária. Tais subcategorias envolvem conteúdos e carregam significados e entendimentos não excludentes nem estanques. Os alunos concebem escola e Educação como lugar de aprendizado, brincadeira e relações interpessoais. Mencionam os recreios e os horários de chegada e saída da escola como momentos que possibilitam experiência subjetiva de ócio, por proporcionarem liberdade, satisfação, ausência de obrigatoriedade e por produzirem desenvolvimento pessoal. Aponta-se, com esta investigação, a possibilidade de se educar para e pelo ócio na escola contemporânea, com suporte nas observações realizadas e nas análises das falas dos sujeitos colaboradores deste estudo. Embora circunscrito à cidade de Teresina-PI, tais considerações podem servir como base para reflexões sobre a relação Educação x Sociedade de maneira geral, uma vez que se considera a Educação um produto coletivo de interações conflituosas e diversificadas de sujeitos imersos em um contexto cultural multiforme que tem como finalidade maior permitir a cada um ter consciência de sua condição humana. Palavras-chave: Educação. Ócio. Processos educativos. Paidéia. Contemporaneidade.The changes in contemporary society have produced new ways of life in the subjects and in their relations. The marks of contemporarity: hyperconsume, hastiness through liquidity, excesssive information, technological gadgets and the rapid developments in science, have repercussions in the scope of education and lead us to reflect: What principles govern education in this context? What place does leisure occupy in the educational processes of contemporary school? In this research, we seek to interpret the meanings that its agents attach to leisure as a guiding principle of the ethical western man. For this purpose we make use of the theoretical support of the studies on contemporary society, on educational guides in this context, on the human formation in the Greek Paideia and on leisure. In the researching period of qualitative approach, which had an exploratory and descriptive character, we articulate an ethnographic focus, focus groups, semi-structured interviews, a questionnaire and the drawing technique as a way to access the data on the phenomenon studied. We chose to hear multiple subjects in a school in the city of Teresina-Pi, for we understand that human development occurs through the collective action of parents, teachers / coordinators and students. We found that teachers / coordinators and parents believe that the guiding principles of education should be based on civic education, meaningful learning, affection and technical knowledge, subcategories that can coexist in the complexity of the school educational process and meet the pluralistic demands of contemporary education. Regarding the meanings of leisure, although at times it has been associated with idleness and pleasure, it is understood as a subjective experience which is important and necessary. These subcategories include content and carry meanings and understandings that are neither exclusive nor watertight. Students see the school and education as a place of learning, playing and of interpersonal relationships. They consider the break time, the arrival at and the departure time from school as moments that allow subjective experience of leisure, for they provide freedom, satisfaction, have no sense of obligation and produce personal development. With this research, we aim at the possibility of educating for leisure in the contemporary school, from the observations made and analyzes of the comments of the subjects that contributed to this study. Although limited to the city of Teresina, PI, such considerations may serve as basis for reflection on the relationship between education and society in general, because we consider education a collective product of conflicting and diverse interactions of subjects immersed in a pluralistic cultural context which has as its main purpose to enable everyone to be aware of their human condition. Keywords: Education. Leisure Educational process. Greek paideia. Contemporary.Martins, José Clerton de OliveiraMorais, Normanda Araújo deVitorino, Grace TroccoliDias, Ana Maria IorioMaia Filho, Osterne NonatoUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em PsicologiaBrasileiro, Fabiana Neiva Veloso2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/102450https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/11668Disponibilidade forma física: Existe obra impressa de código : 93638porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-26T09:01:21Zoai::102450Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:2024-01-26T09:01:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false |
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