Apostila digital para aprendizagem em cefalometria radiográfica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Manohelen Vasconcelos Alves
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
Texto Completo: https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/582426
Resumo: O aprendizado em análise cefalométrica demanda tempo e elevada razão aluno/professor durante o curso de graduação em Odontologia. Esta dissertação foi delineada por meio de um estudo metodológico que teve como produto o desenvolvimento de uma apostila digital para aprendizado de análise cefalométrica na graduação. O cenário utilizado foi a disciplina de Clínica Infantil III do curso de Odontologia da Universidade de Fortaleza. A metodologia da criação teve suporte do Núcleo de Aplicação em Tecnologia da Informação da universidade, e foi realizada em cinco etapas: análise do material científico para roteirização, esboço do trabalho, design, interatividade e publicação. A apostila consiste em oito capítulos incluindo o histórico da cefalometria radiográfica, o método de tomada radiográfica, o aprendizado de aspectos anatômicos do complexo craniofacial, a identificação de pontos de referência e a interpretação de medidas cefalométricas de maneira digital e interativa. A apostila tem fácil acesso por meio de um link possibilitando apoio ao ensino presencial, ou à distância, buscando ampliar a condição de conhecimento do aluno na graduação e facilitar o diagnóstico radiográfico das anormalidades dentoesqueléticas dentro do complexo craniofacial. Conclui-se que, a partir do desenvolvimento dessa ferramenta, o seu uso como recurso colaborativo ao ensino presencial e à distância, contribuirá no processo de ensino-aprendizagem dos alunos e proporcionará o desenvolvimento de uma metodologia mais lúdica e inovadora no ensino de cefalometria, favorecendo o aumento do protagonismo dos alunos sobre sua própria aprendizagem. Palavras-chave: Aplicativos Móveis. Cefalometria. Ensino. Odontologia.
id UFOR_4e8b43e4f73ae217e3dc8966861811ae
oai_identifier_str oai::582426
network_acronym_str UFOR
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
repository_id_str
spelling Apostila digital para aprendizagem em cefalometria radiográficaOrtodontiaOdontologiaO aprendizado em análise cefalométrica demanda tempo e elevada razão aluno/professor durante o curso de graduação em Odontologia. Esta dissertação foi delineada por meio de um estudo metodológico que teve como produto o desenvolvimento de uma apostila digital para aprendizado de análise cefalométrica na graduação. O cenário utilizado foi a disciplina de Clínica Infantil III do curso de Odontologia da Universidade de Fortaleza. A metodologia da criação teve suporte do Núcleo de Aplicação em Tecnologia da Informação da universidade, e foi realizada em cinco etapas: análise do material científico para roteirização, esboço do trabalho, design, interatividade e publicação. A apostila consiste em oito capítulos incluindo o histórico da cefalometria radiográfica, o método de tomada radiográfica, o aprendizado de aspectos anatômicos do complexo craniofacial, a identificação de pontos de referência e a interpretação de medidas cefalométricas de maneira digital e interativa. A apostila tem fácil acesso por meio de um link possibilitando apoio ao ensino presencial, ou à distância, buscando ampliar a condição de conhecimento do aluno na graduação e facilitar o diagnóstico radiográfico das anormalidades dentoesqueléticas dentro do complexo craniofacial. Conclui-se que, a partir do desenvolvimento dessa ferramenta, o seu uso como recurso colaborativo ao ensino presencial e à distância, contribuirá no processo de ensino-aprendizagem dos alunos e proporcionará o desenvolvimento de uma metodologia mais lúdica e inovadora no ensino de cefalometria, favorecendo o aumento do protagonismo dos alunos sobre sua própria aprendizagem. Palavras-chave: Aplicativos Móveis. Cefalometria. Ensino. Odontologia.The learning process in cephalometric analysis demands time and a high student-toteacher ratio during the undergraduate Dentistry program. This dissertation was outlined through a methodological study that resulted in the development of a digital booklet for learning cephalometric analysis at the undergraduate level. The scenario for this study was the Pediatric Dentistry III course at the University of Fortaleza's Dentistry program. The creation methodology received support from the university's Information Technology Application Center and was conducted in five stages: analysis of scientific material for script development, project outline, design, interactivity, and publication. The booklet comprises eight chapters, including the history of radiographic cephalometry, the radiographic technique, learning anatomical aspects of the craniofacial complex, identification of reference points, and digital and interactive interpretation of cephalometric measurements. The booklet will be easily accessible through a link, providing support for both in-person and distance learning, with the aim of enhancing the students' knowledge during their undergraduate studies and facilitating the radiographic diagnosis of dento-skeletal abnormalities within the craniofacial complex. It is concluded that, with the development of this tool, its use as a collaborative resource for in-person and distance learning will contribute to the training of future dentists. This digital tool, in its role as a collaborative resource for in-person and distance learning, will enhance the teaching and learning process for students and promote the development of a more engaging and innovative methodology in cephalometry education, thus fostering an increased sense of ownership of their own learning among the students. Keywords: Mobile Applications. Cephalometry. Education. Dentistry.A dissertação foi enviada com autorização e certificação via CI 84249/23 em 23/11/2023Marques, Paulo Leonardo PonteMachado, Catarina ChavesKurita, Lucio MitsuoChaves Júnior, Cauby MaiaCarvalho, Francisco Samuel RodriguesRocha, Grace Sampaio Teles daUniversidade de Fortaleza. Mestrado Profissional em OdontologiaMelo, Manohelen Vasconcelos Alves2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf41f.https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/582426https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/31579porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-27T10:49:04Zoai::582426Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:2023-11-27T10:49:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
dc.title.none.fl_str_mv Apostila digital para aprendizagem em cefalometria radiográfica
title Apostila digital para aprendizagem em cefalometria radiográfica
spellingShingle Apostila digital para aprendizagem em cefalometria radiográfica
Melo, Manohelen Vasconcelos Alves
Ortodontia
Odontologia
title_short Apostila digital para aprendizagem em cefalometria radiográfica
title_full Apostila digital para aprendizagem em cefalometria radiográfica
title_fullStr Apostila digital para aprendizagem em cefalometria radiográfica
title_full_unstemmed Apostila digital para aprendizagem em cefalometria radiográfica
title_sort Apostila digital para aprendizagem em cefalometria radiográfica
author Melo, Manohelen Vasconcelos Alves
author_facet Melo, Manohelen Vasconcelos Alves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marques, Paulo Leonardo Ponte
Machado, Catarina Chaves
Kurita, Lucio Mitsuo
Chaves Júnior, Cauby Maia
Carvalho, Francisco Samuel Rodrigues
Rocha, Grace Sampaio Teles da
Universidade de Fortaleza. Mestrado Profissional em Odontologia
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Manohelen Vasconcelos Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Ortodontia
Odontologia
topic Ortodontia
Odontologia
description O aprendizado em análise cefalométrica demanda tempo e elevada razão aluno/professor durante o curso de graduação em Odontologia. Esta dissertação foi delineada por meio de um estudo metodológico que teve como produto o desenvolvimento de uma apostila digital para aprendizado de análise cefalométrica na graduação. O cenário utilizado foi a disciplina de Clínica Infantil III do curso de Odontologia da Universidade de Fortaleza. A metodologia da criação teve suporte do Núcleo de Aplicação em Tecnologia da Informação da universidade, e foi realizada em cinco etapas: análise do material científico para roteirização, esboço do trabalho, design, interatividade e publicação. A apostila consiste em oito capítulos incluindo o histórico da cefalometria radiográfica, o método de tomada radiográfica, o aprendizado de aspectos anatômicos do complexo craniofacial, a identificação de pontos de referência e a interpretação de medidas cefalométricas de maneira digital e interativa. A apostila tem fácil acesso por meio de um link possibilitando apoio ao ensino presencial, ou à distância, buscando ampliar a condição de conhecimento do aluno na graduação e facilitar o diagnóstico radiográfico das anormalidades dentoesqueléticas dentro do complexo craniofacial. Conclui-se que, a partir do desenvolvimento dessa ferramenta, o seu uso como recurso colaborativo ao ensino presencial e à distância, contribuirá no processo de ensino-aprendizagem dos alunos e proporcionará o desenvolvimento de uma metodologia mais lúdica e inovadora no ensino de cefalometria, favorecendo o aumento do protagonismo dos alunos sobre sua própria aprendizagem. Palavras-chave: Aplicativos Móveis. Cefalometria. Ensino. Odontologia.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/582426
url https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/582426
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/31579
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
41f.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron:UNIFOR
instname_str Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron_str UNIFOR
institution UNIFOR
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
repository.mail.fl_str_mv bib@unifor.br||bib@unifor.br
_version_ 1800408714120790016