Um estudo exploratório das estratégias relacionadas aos negócios na Internet das empresas cearenses de software

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Redomarck Barreira
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
Texto Completo: https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/94338
Resumo: O crescimento exponencial da adoção e uso da Internet como plataforma para o comércio eletrônico força as empresas ao uso ou reformulação das suas estratégias de negócios. Esta pesquisa objetiva segmentar as empresas cearenses de software, utilizando como variável de segmentação as estratégias de emprego da Internet nos negócios. A base de pesquisa foi constituída pelas empresas associadas à Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação, Software e Internet (ASSESPRO) no Estado do Ceará. Para a realização deste estudo, foram verificados os serviços ofertados on-line, num universo composto por 59 websites, tendo como parâmetro o modelo ICDT, de Angehrn (1997). A metodologia utilizada segue a linha quantitativa com delineamento exploratório-descritivo. Para a análise de dados, foram usadas técnicas de Estatística Descritiva e Multivariada, como a análise de conglomerados ? Ward. Como resultado, identificou-se o fato de que as empresas se concentram em dois grupos homogêneos. O estudo demonstrou também que 82% das empresas cearenses de software usam os recursos da Internet para fornecer informações institucionais sobre produtos e serviços, classificando-se, em relação às estratégias de negócios na Internet no Espaço Virtual da Informação, na categoria de presença simples e genérica. Palavras-chave: Internet. Comércio Eletrônico. Estratégias de Negócios. Modelo ICDT.
id UFOR_523b936df047054f4164771cf4ad97b3
oai_identifier_str oai::94338
network_acronym_str UFOR
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
repository_id_str
spelling Um estudo exploratório das estratégias relacionadas aos negócios na Internet das empresas cearenses de softwareComércio eletrônicoInternetPlanejamento estratégicoO crescimento exponencial da adoção e uso da Internet como plataforma para o comércio eletrônico força as empresas ao uso ou reformulação das suas estratégias de negócios. Esta pesquisa objetiva segmentar as empresas cearenses de software, utilizando como variável de segmentação as estratégias de emprego da Internet nos negócios. A base de pesquisa foi constituída pelas empresas associadas à Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação, Software e Internet (ASSESPRO) no Estado do Ceará. Para a realização deste estudo, foram verificados os serviços ofertados on-line, num universo composto por 59 websites, tendo como parâmetro o modelo ICDT, de Angehrn (1997). A metodologia utilizada segue a linha quantitativa com delineamento exploratório-descritivo. Para a análise de dados, foram usadas técnicas de Estatística Descritiva e Multivariada, como a análise de conglomerados ? Ward. Como resultado, identificou-se o fato de que as empresas se concentram em dois grupos homogêneos. O estudo demonstrou também que 82% das empresas cearenses de software usam os recursos da Internet para fornecer informações institucionais sobre produtos e serviços, classificando-se, em relação às estratégias de negócios na Internet no Espaço Virtual da Informação, na categoria de presença simples e genérica. Palavras-chave: Internet. Comércio Eletrônico. Estratégias de Negócios. Modelo ICDT.This research aim classifies in clusters the software companies of Ceará state, using as variable the Internet business strategies. The research base was constituted by the associates companies to the ASSESPRO-CE: Information Technology Brazilian Companies Association - Ceará. For the accomplishment of this study line had been considered the offered services on, in a sample integrated for 59 websites, having as parameter Angehrn (1997) ICDT model. The methodology used for the obtained the results follows the quantitative line with delineation exploratory-descriptive. To data analysis had gotten with the Descriptive Statistics and multivariate analysis techniques, as cluster analysis - Ward. As result, it was verified that the companies clustered in 2 segments. The study it also demonstrated that 82% of the companies use the resources of the Internet to supply to corporative information and yours products and services, classifying in relation to the business strategies in the Internet in the Virtual Space of the Information in the category of simple and generic presence. Keywords: Internet. Electronic Commerce. Business Strategy. ICDT Model.Boehe, Dirk MichaelBoehe, Dirk MichaelCabral, José Ednilson de OliveiraVeiga Neto, Alípio RamosRios, José Riverson Araújo CysneUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Administração de EmpresasCunha, Redomarck Barreira2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/94338https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/8487Disponibilidade forma física: Existe obra impressa de código : 87677porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess1899-12-30T00:00:00Zoai::94338Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:1899-12-30T00:00Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
dc.title.none.fl_str_mv Um estudo exploratório das estratégias relacionadas aos negócios na Internet das empresas cearenses de software
title Um estudo exploratório das estratégias relacionadas aos negócios na Internet das empresas cearenses de software
spellingShingle Um estudo exploratório das estratégias relacionadas aos negócios na Internet das empresas cearenses de software
Cunha, Redomarck Barreira
Comércio eletrônico
Internet
Planejamento estratégico
title_short Um estudo exploratório das estratégias relacionadas aos negócios na Internet das empresas cearenses de software
title_full Um estudo exploratório das estratégias relacionadas aos negócios na Internet das empresas cearenses de software
title_fullStr Um estudo exploratório das estratégias relacionadas aos negócios na Internet das empresas cearenses de software
title_full_unstemmed Um estudo exploratório das estratégias relacionadas aos negócios na Internet das empresas cearenses de software
title_sort Um estudo exploratório das estratégias relacionadas aos negócios na Internet das empresas cearenses de software
author Cunha, Redomarck Barreira
author_facet Cunha, Redomarck Barreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Boehe, Dirk Michael
Boehe, Dirk Michael
Cabral, José Ednilson de Oliveira
Veiga Neto, Alípio Ramos
Rios, José Riverson Araújo Cysne
Universidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Redomarck Barreira
dc.subject.por.fl_str_mv Comércio eletrônico
Internet
Planejamento estratégico
topic Comércio eletrônico
Internet
Planejamento estratégico
description O crescimento exponencial da adoção e uso da Internet como plataforma para o comércio eletrônico força as empresas ao uso ou reformulação das suas estratégias de negócios. Esta pesquisa objetiva segmentar as empresas cearenses de software, utilizando como variável de segmentação as estratégias de emprego da Internet nos negócios. A base de pesquisa foi constituída pelas empresas associadas à Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação, Software e Internet (ASSESPRO) no Estado do Ceará. Para a realização deste estudo, foram verificados os serviços ofertados on-line, num universo composto por 59 websites, tendo como parâmetro o modelo ICDT, de Angehrn (1997). A metodologia utilizada segue a linha quantitativa com delineamento exploratório-descritivo. Para a análise de dados, foram usadas técnicas de Estatística Descritiva e Multivariada, como a análise de conglomerados ? Ward. Como resultado, identificou-se o fato de que as empresas se concentram em dois grupos homogêneos. O estudo demonstrou também que 82% das empresas cearenses de software usam os recursos da Internet para fornecer informações institucionais sobre produtos e serviços, classificando-se, em relação às estratégias de negócios na Internet no Espaço Virtual da Informação, na categoria de presença simples e genérica. Palavras-chave: Internet. Comércio Eletrônico. Estratégias de Negócios. Modelo ICDT.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/94338
url https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/94338
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/8487
Disponibilidade forma física: Existe obra impressa de código : 87677
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron:UNIFOR
instname_str Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron_str UNIFOR
institution UNIFOR
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
repository.mail.fl_str_mv bib@unifor.br||bib@unifor.br
_version_ 1800408697312116736