Concurso público para a magistratura: repensando o modelo de seleção e o papel dos juízes na democracia brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Passos, Daniela Veloso Souza
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
Texto Completo: https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/118076
Resumo: A presente pesquisa foi realizada com o objetivo de analisar o modelo de concurso público e a adequação do referido instrumento para selecionar o perfil de juízes em conformidade com as exigências democráticas. A escolha da abordagem epistemológica que serviu de matriz condutora de todo o processo analítico encontrou nas obras de Pierre Bourdieu o principal marco teórico, além de buscar amparo da sociologia da educação para justificar a adoção do termo ¿competências¿. Diante da complexidade do objeto, utilizou-se de abordagens qualitativa e quantitativa com finalidade exploratória, e triangulação de métodos com a combinação de técnicas de investigação. Assim é que, à pesquisa bibliográfica, somou-se uma série de técnicas como entrevistas, grupo focal, observação direta, análise documental e aplicação de questionários. Essa combinação mostrou-se necessária conforme os objetivos específicos da investigação e foi utilizada de forma complementar. Para melhor compreensão do modelo de recrutamento e do perfil de juízes selecionados, foram analisadas provas de concurso para ingresso na magistratura federal e estadual realizadas entre 2008 e 2017 para identificar o conteúdo e as habilidades que são exigidos nas provas. Além disso, para analisar o perfil dos magistrados e sua trajetória formativa, foi aplicado um questionário semiaberto, tendo como unidade de análise magistrados de primeira instância da justiça comum federal e estadual, distribuídos em todo o território nacional. Ao todo foram coletadas 1.778 respostas de juízes de primeira instância. Verificou-se que o modelo de concurso público, não obstante mostrar-se o método mais adequado sobretudo por assegurar a independência e evitar ingerências externas e práticas clientelistas, acaba por avaliar de forma limitada as competências necessárias para o exercício da magistratura, representando um instrumento de reprodução de uma cultura jurídico-normativa desenvolvida na educação jurídica, não mais condizente com as exigências democráticas. Por outro lado, embora o concurso permita a heterogeneidade social, os dados apontam que ainda há uma forte tendência à reprodução social de integrantes de uma elite econômica que buscam o concurso como instrumento de aquisição de capital simbólico. A partir do conjunto da pesquisa e após observação direta da formação realizada no Centro de Estudos Judiciário ¿ CEJ, em Portugal, propõe-se a adoção de um modelo que preze por maior participação das escolas de magistratura na seleção dos magistrados à semelhança do que acontece naquela país, com metodologias ativas e espaço para debate plural de ideias, de maneira a permitir não somente a avaliação, mas também a formação de competências que de fato são exigidas para o cargo, cujas mudanças dependem do processo de transformação do estado e da sociedade. O estudo foi realizado em parceria com a Escola Nacional de Formação de Magistrados - ENFAM e contou com o suporte financeiro da Universidade de Fortaleza, além da colaboração dos pesquisadores do grupo de pesquisa Justiça em Transformação ¿ JET. Palavras-chave: Concurso Público. Reforma do Judiciário. Formação de magistrados.
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Essa combinação mostrou-se necessária conforme os objetivos específicos da investigação e foi utilizada de forma complementar. Para melhor compreensão do modelo de recrutamento e do perfil de juízes selecionados, foram analisadas provas de concurso para ingresso na magistratura federal e estadual realizadas entre 2008 e 2017 para identificar o conteúdo e as habilidades que são exigidos nas provas. Além disso, para analisar o perfil dos magistrados e sua trajetória formativa, foi aplicado um questionário semiaberto, tendo como unidade de análise magistrados de primeira instância da justiça comum federal e estadual, distribuídos em todo o território nacional. Ao todo foram coletadas 1.778 respostas de juízes de primeira instância. Verificou-se que o modelo de concurso público, não obstante mostrar-se o método mais adequado sobretudo por assegurar a independência e evitar ingerências externas e práticas clientelistas, acaba por avaliar de forma limitada as competências necessárias para o exercício da magistratura, representando um instrumento de reprodução de uma cultura jurídico-normativa desenvolvida na educação jurídica, não mais condizente com as exigências democráticas. Por outro lado, embora o concurso permita a heterogeneidade social, os dados apontam que ainda há uma forte tendência à reprodução social de integrantes de uma elite econômica que buscam o concurso como instrumento de aquisição de capital simbólico. A partir do conjunto da pesquisa e após observação direta da formação realizada no Centro de Estudos Judiciário ¿ CEJ, em Portugal, propõe-se a adoção de um modelo que preze por maior participação das escolas de magistratura na seleção dos magistrados à semelhança do que acontece naquela país, com metodologias ativas e espaço para debate plural de ideias, de maneira a permitir não somente a avaliação, mas também a formação de competências que de fato são exigidas para o cargo, cujas mudanças dependem do processo de transformação do estado e da sociedade. O estudo foi realizado em parceria com a Escola Nacional de Formação de Magistrados - ENFAM e contou com o suporte financeiro da Universidade de Fortaleza, além da colaboração dos pesquisadores do grupo de pesquisa Justiça em Transformação ¿ JET. Palavras-chave: Concurso Público. Reforma do Judiciário. Formação de magistrados.This research was carried out with the objective of analyzing the public tender model and the adequacy of this instrument to select the profile of judges in accordance with the democratic demands. The choice of the epistemological approach that served as a conducting matrix of the entire analytical process, found the main theoretical landmark in the works of Pierre Bourdieu, besides seeking support in the sociology of education to justify the adoption of the term competencies. Faced with the complexity of the object, qualitative and quantitative approaches were used with an exploratory purpose, and triangulation of methods with the combination of research techniques. Thus, it was added to the bibliographical research a series of techniques such as interviews, focal group, direct observation, documentary analysis and questionnaire application. This combination has proven to be necessary according to the specific objectives of the research and was used in a complementary way for a better understanding of the object of the research. For a better understanding of the recruitment model and the profile of selected judges, evidence of the competition for entering into the federal and state judiciary held between 2008 and 2017 was analyzed to identify the content and skills that are required in exams. In addition, to analyze the profile of the magistrates and their formative trajectory, a wide-open questionnaire was applied, having as analysis unit magistrates of first instance of the common federal and state justice, distributed throughout the national territory. In all, 1778 replies were collected from judges of first instance. It was found that the model of public tender, despite showing itself as the most appropriate method mainly for ensuring independence and avoiding external interferences and patronage practices, ultimately assesses in a limited way the necessary skills for the exercise of the judiciary, representing an instrument of reproduction of a normative legal culture developed in legal education, no longer consistent with the democratic demands. On the other hand, although the competition allows the social heterogeneity, the data point out that there is still a strong tendency to social reproduction of members of an economic elite who seek the contest as an instrument of symbolic capital acquisition. In fact, from the whole of the research and after direct observation of the training held at the Center for Judicial Studies-CEJ in Portugal, it is proposed to adopt a model that appreciates the greater participation of the schools of judiciary in the selection of the magistrates to similarity of what happens in that country, with active methodologies and space for plural debate of ideas in order to allow not only the evaluation, but also the training of skills that are actually required for the post, whose changes depend on the process of transformation of the state and society. The study was conducted in partnership with the National School Training of Magistrates - ENFAM and counted as financial support from the Fortaleza University, besides the collaboration of researchers from the Research group Justice in Transformation ¿ JET. Keywords: Public tender. Reform of the judiciary. Formation of judges.Tese enviada com autorizacao e certificacao via CI 152642/19Feitosa, Gustavo Raposo PereiraFeitosa, Gustavo Raposo PereiraMoraes Filho, Jose Filomeno deAlbuquerque, Newton de MenezesMorais, Preciliana Barreto deGonçalves, Flávio José MoreiraUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Direito ConstitucionalPassos, Daniela Veloso Souza2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/118076https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/21038porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-26T08:56:20Zoai::118076Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:2024-01-26T08:56:20Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
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