Da igreja católica à igreja universal: um estudo sobre os sentidos construídos por católicos que se converteram à igreja universal do reino de Deus
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
Texto Completo: | https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/75816 |
Resumo: | Esta dissertação teve como objetivo maior apreender os sentidos que foram construídos por católicos ao longo de seu processo de conversão para a Igreja Universal do Reino de Deus (IURD). De um modo específico, procurou-se investigar como a Religião Católica servia de suporte aos fiéis para a resolução do mal-estar e do desamparo antes da conversão; identificar porque os fiéis se afastaram de sua tradição religiosa; apontar os aspectos subjetivos que motivaram a escolha da IURD como nova opção religiosa; e analisar as repercussões da conversão na vida destes sujeitos, em especial nas dimensões de significação do mal-estar e do desamparo. Partindo de um esquema geral acerca das Etapas da Conversão propostas por Valle (2002), estas etapas foram repensadas com base no referencial teórico que sustentou esta pesquisa, qual seja, a psicanálise, saber este que serviu tanto para a construção das categorias teóricas deste estudo (Mal-estar, Desamparo, Investimento de Objeto e Weltanschauung), como para a análise dos dados. A metodologia caracterizou-se, segundo Minayo (2003), pela abordagem qualitativa, por entrevistas individuais em profundidade (Gaskell, 2002) com 07 informantes e pela categorização dos dados que, de acordo com Pinheiro (1999), promove a produção de sentido e estabelece versões da realidade. A partir da análise dos dados, encontrou-se que, embora a Religião Católica e outros discursos religiosos que fizeram parte da atmosfera religiosa dos informantes tenham servido de apoio na resolução do mal-estar e do desamparo antes da conversão, estes discursos em algum momento falharam em sua função de suporte, arremessando os fiéis numa condição de abandono, denominada por Freud (1927/1996a) de condição de desamparo. Sobre a escolha da IURD, percebeu-se que foi neste momento de abandono onde os sujeitos se depararam com a mensagem iurdiana, a qual trazialhes um novo ideal: de que naquela denominação todos os problemas poderiam ser resolvidos por completo. Acerca das repercussões da conversão na vida destes sujeitos, verificou-se que a possibilidade de conquista do ideal transmitido pela mensagem iurdiana dependia do cumprimento de um conjunto de compromissos, tais como, se batizar nas águas, tornar-se ofertante, dizimista fiel e, enfim, ser batizado pelo Espírito Santo. Por fim, em termos de mal-estar, encontrou-se que todas as fontes de sofrimento têm agora no Mal, encarnado pelo Diabo, sua razão de ser; e que o desamparo não aparecia mais permeado por desespero, angústia, medo, posto que se teria o apoio de um Deus Vivo, um Deus de amparo. |
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Da igreja católica à igreja universal: um estudo sobre os sentidos construídos por católicos que se converteram à igreja universal do reino de DeusReligião - Aspectos psicológicosSofrimento - Aspectos psicológicosPsicanáliseEsta dissertação teve como objetivo maior apreender os sentidos que foram construídos por católicos ao longo de seu processo de conversão para a Igreja Universal do Reino de Deus (IURD). De um modo específico, procurou-se investigar como a Religião Católica servia de suporte aos fiéis para a resolução do mal-estar e do desamparo antes da conversão; identificar porque os fiéis se afastaram de sua tradição religiosa; apontar os aspectos subjetivos que motivaram a escolha da IURD como nova opção religiosa; e analisar as repercussões da conversão na vida destes sujeitos, em especial nas dimensões de significação do mal-estar e do desamparo. Partindo de um esquema geral acerca das Etapas da Conversão propostas por Valle (2002), estas etapas foram repensadas com base no referencial teórico que sustentou esta pesquisa, qual seja, a psicanálise, saber este que serviu tanto para a construção das categorias teóricas deste estudo (Mal-estar, Desamparo, Investimento de Objeto e Weltanschauung), como para a análise dos dados. A metodologia caracterizou-se, segundo Minayo (2003), pela abordagem qualitativa, por entrevistas individuais em profundidade (Gaskell, 2002) com 07 informantes e pela categorização dos dados que, de acordo com Pinheiro (1999), promove a produção de sentido e estabelece versões da realidade. A partir da análise dos dados, encontrou-se que, embora a Religião Católica e outros discursos religiosos que fizeram parte da atmosfera religiosa dos informantes tenham servido de apoio na resolução do mal-estar e do desamparo antes da conversão, estes discursos em algum momento falharam em sua função de suporte, arremessando os fiéis numa condição de abandono, denominada por Freud (1927/1996a) de condição de desamparo. Sobre a escolha da IURD, percebeu-se que foi neste momento de abandono onde os sujeitos se depararam com a mensagem iurdiana, a qual trazialhes um novo ideal: de que naquela denominação todos os problemas poderiam ser resolvidos por completo. Acerca das repercussões da conversão na vida destes sujeitos, verificou-se que a possibilidade de conquista do ideal transmitido pela mensagem iurdiana dependia do cumprimento de um conjunto de compromissos, tais como, se batizar nas águas, tornar-se ofertante, dizimista fiel e, enfim, ser batizado pelo Espírito Santo. Por fim, em termos de mal-estar, encontrou-se que todas as fontes de sofrimento têm agora no Mal, encarnado pelo Diabo, sua razão de ser; e que o desamparo não aparecia mais permeado por desespero, angústia, medo, posto que se teria o apoio de um Deus Vivo, um Deus de amparo.This dissertation had as larger objective to apprehend the senses that were built by Catholics along its conversion process to the Igreja Universal do Reino de Deus (IURD). In a specific way, it tried to investigate as the Catholic Religion it served as support to the followerses for the resolution of the discontents and of the abandonment before the conversion; to identify because the followerses stood back of its religious tradition; to aim the subjective aspects that motivated the choice of IURD as new religious option; and to analyze the repercussions of the conversion in the life of these subjects, especially in the dimensions of significance of the discontents and of the abandonment. Leaving of a general outline concerning the Stages of the Conversion proposals for Valle (2002), these stages were rethought with base in the theoretical inclination that it sustained this research, which is, the psychoanalysis, to know this that was good so much for the construction of the theoretical categories of this study (Discontents, Abandonment, Investment of Object and Weltanschauung), as for the analysis of the data. The methodology was characterized, according to Minayo (2003), for the qualitative perspective, for individual interviews in depth (Gaskell, 2002) with 07 informers; and for the construction of categories on the data that, in agreement with Pinheiro (1999), it promotes the sense production and it establishes versions of the reality. Starting from the analysis of the data, he met that, although the Catholic Religion and other religious speeches that were part of the religious atmosphere of the informers have served as support in the resolution of the discontents and of the abandonment before the conversion, these speeches in some moment they failed in its support function, playing the followerses in a condition of abandonment, denominated by Freud (1927/1996a) of condition of abandonment. On the choice of IURD, it was noticed that was at this time of abandonment where the subjects came across the message iurdiana, which brought them a new ideal: that in that denomination all the problems could be completely resolved. Concerning the repercussions of the conversion in the life of these subjects, it was verified that the possibility of conquest of the ideal transmitted by the message iurdiana depended of the execution of a group of commitments, such as, to baptize in the waters, to become ?ofertante?, "dizimista fiel" and, finally, to be baptized by the Espírito Santo. Finally, in terms of discontents, he met that all the suffering sources have now in the Evil, embodied by the Devil, its reason of being; and that the abandonment didn't appear more permeated by despair, anguish, fear, position that the support of an Alive God, a God of help would be had. Key-words: Religion; Psychoanalysis; Discontents; Abandonment; Investment of Object; Weltanschauung.Carneiro, Henrique FigueiredoCarneiro, Henrique FigueiredoVilhena, Junia deMartins, José Clerton de OliveiraUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em PsicologiaRios, Clauberson Sales do Nascimento2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/75816https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/2129Disponibilidade forma física: Existe obra em CD-Rom de código : 74792porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-23T21:29:51Zoai::75816Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:2024-01-23T21:29:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false |
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