O médico que eu quero ser: autoimagem profissional de estudantes de medicina brasileiros e portugueses

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Silvia de Melo
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
Texto Completo: https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/127578
Resumo: Introdução: A construção da identidade profissional do médico é fortemente influenciada por um processo de socialização, composto de complexas interações sociais que fazem com que o estudante progressivamente sinta-se um médico. Constata-se uma lacuna no conhecimento científico que aborde o entendimento de estudantes de Medicina sobre a sua autoimagem ideal como médico. Objetivo: Avaliar a percepção de acadêmicos de medicina brasileiros e portugueses sobre sua autoimagem ideal como futuro profissional médico. Métodos: Realizou-se estudo exploratório, com abordagem qualitativa. Os participantes do estudo foram selecionados dentro do universo dos alunos da graduação em medicina da Universidade de Fortaleza e da Universidade do Porto. Foi considerado critério de inclusão estar regularmente matriculado no curso, aceitar participar da pesquisa e ser recém-ingresso ou estar concluindo o sexto ano em ambas as universidades. Foi considerado critério de exclusão para o grupo de ingressantes ter idade superior a 19 anos e, para o grupo de estudantes do último ano, ter idade superior a 25 anos. Não houve definição prévia do número de participantes, sendo utilizada a saturação das respostas para a compreensão do fenômeno em estudo. A coleta das informações ocorreu por meio das técnicas de entrevistas semiestruturadas e desenvolvimento de desenho. Os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo na modalidade temática, e a interpretação dos achados respaldou-se na Dramaturgia de Goffman e na literatura científica sobre educação médica. Resultados: Os adolescentes ingressantes em Medicina no Brasil e em Portugal apresentaram similaridade na motivação para a escolha profissional. Prevaleceram as motivações intrínsecas, e a disposição para ajudar os outros foi a razão mais frequente para escolher Medicina nos dois países. Cerca de oitenta por cento dos estudantes portugueses do último ano e a totalidade dos brasileiros trouxeram em seus relatos as relações com pacientes, familiares e membros da equipe para o centro da descrição do cenário onde desejam exercer a profissão. Cuidado, empatia, habilidade de comunicação, respeito, responsabilidade, compaixão, relação médico-paciente, relação interpessoal e trabalho em equipe emergiram como elementos importantes para a atuação profissional nos dois países. A influência da Universidade na formação da autoimagem ideal do ¿médico que eu quero ser¿ esteve presente nas falas da maioria dos concludentes no Brasil e em Portugal e pode ser representada por três aspectos: unidades curriculares, atividades práticas e a influência das pessoas. Todos os entrevistados do último ano apontaram alguma mudança ao longo do curso na percepção do ¿ser médico¿ que traziam consigo ao ingressarem. No Brasil, foi mais frequente a mudança na imagem idealizada do médico e da medicina, enquanto que em Portugal foi mais presente a mudança no contexto de atuação pretendido. A influência dos modelos esteve presente nas narrativas de participantes portugueses e brasileiros, e em ambos os países foram citados muitos exemplos a seguir e alguns a evitar. Constatou-se a importância do papel da modelagem na evolução do entendimento dos concludentes sobre o significado de ¿ser médico¿. As interações com os modelos foram essenciais, principalmente nos anos de prática clínica. A identidade profissional foi construída sob a influência de profissionais que provavelmente não têm consciência nem foram preparados para esse papel. Considerações finais: Ressalta-se a necessidade de identificação e desenvolvimento de referências positivas que favoreçam a modelagem nos cenários de prática clínica. Além disso, explicitar no currículo formal a influência do currículo oculto e oportunizar espaços de reflexão das vivências das práticas clínicas em pequenos grupos de estudantes com um mentor são estratégias para a construção consciente da identidade profissional do futuro médico. Palavras-chave: Escolha Profissional; Medicina; Profissionalismo; Identidade; Educação Médica.
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Foi considerado critério de inclusão estar regularmente matriculado no curso, aceitar participar da pesquisa e ser recém-ingresso ou estar concluindo o sexto ano em ambas as universidades. Foi considerado critério de exclusão para o grupo de ingressantes ter idade superior a 19 anos e, para o grupo de estudantes do último ano, ter idade superior a 25 anos. Não houve definição prévia do número de participantes, sendo utilizada a saturação das respostas para a compreensão do fenômeno em estudo. A coleta das informações ocorreu por meio das técnicas de entrevistas semiestruturadas e desenvolvimento de desenho. Os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo na modalidade temática, e a interpretação dos achados respaldou-se na Dramaturgia de Goffman e na literatura científica sobre educação médica. Resultados: Os adolescentes ingressantes em Medicina no Brasil e em Portugal apresentaram similaridade na motivação para a escolha profissional. Prevaleceram as motivações intrínsecas, e a disposição para ajudar os outros foi a razão mais frequente para escolher Medicina nos dois países. Cerca de oitenta por cento dos estudantes portugueses do último ano e a totalidade dos brasileiros trouxeram em seus relatos as relações com pacientes, familiares e membros da equipe para o centro da descrição do cenário onde desejam exercer a profissão. Cuidado, empatia, habilidade de comunicação, respeito, responsabilidade, compaixão, relação médico-paciente, relação interpessoal e trabalho em equipe emergiram como elementos importantes para a atuação profissional nos dois países. A influência da Universidade na formação da autoimagem ideal do ¿médico que eu quero ser¿ esteve presente nas falas da maioria dos concludentes no Brasil e em Portugal e pode ser representada por três aspectos: unidades curriculares, atividades práticas e a influência das pessoas. Todos os entrevistados do último ano apontaram alguma mudança ao longo do curso na percepção do ¿ser médico¿ que traziam consigo ao ingressarem. No Brasil, foi mais frequente a mudança na imagem idealizada do médico e da medicina, enquanto que em Portugal foi mais presente a mudança no contexto de atuação pretendido. A influência dos modelos esteve presente nas narrativas de participantes portugueses e brasileiros, e em ambos os países foram citados muitos exemplos a seguir e alguns a evitar. Constatou-se a importância do papel da modelagem na evolução do entendimento dos concludentes sobre o significado de ¿ser médico¿. As interações com os modelos foram essenciais, principalmente nos anos de prática clínica. A identidade profissional foi construída sob a influência de profissionais que provavelmente não têm consciência nem foram preparados para esse papel. Considerações finais: Ressalta-se a necessidade de identificação e desenvolvimento de referências positivas que favoreçam a modelagem nos cenários de prática clínica. Além disso, explicitar no currículo formal a influência do currículo oculto e oportunizar espaços de reflexão das vivências das práticas clínicas em pequenos grupos de estudantes com um mentor são estratégias para a construção consciente da identidade profissional do futuro médico. Palavras-chave: Escolha Profissional; Medicina; Profissionalismo; Identidade; Educação Médica.Introduction: The development of the professional identity in medical students is strongly influenced by a range of complex social interactions that gradually makes them feel like a doctor. There is a gap in the literature in regard to medical students¿ understanding of their ideal self-image as a physician. Objective: To evaluate Brazilian and Portuguese medical student¿s perceptions of their ideal self-imagine as a future doctor. Methods: This is an exploratory and qualitative study. The participants selected were medical students at the University of Fortaleza and the University of Porto. In order to participate, the students should be registered in the medicine course, accept to be part of the study, and be between their first or sixth year of the medicine course at any of the universities. First-year students over 19 years of age, or sixth-year students over 25 years of age, were excluded from the study. There was no previous definition of the number of participants in this study. We used the abundance of answers to understand the subject of the study. The data collection was made using semistructured interviews and the development of drawing. The data were analyzed according to the thematic modality, and the interpretation of the findings were based on Goffman's Dramaturgy and in the scientific literature on medical education. Results: Entering medical students, both in Brazil and Portugal, had similar motivations on their professional choices. Intrinsic motivations prevailed, and the inclination to help others was the most frequent reason to choose to study medicine among students from both countries. About 80% of the Portuguese final-year students and all the Brazilian final year students spoke on their relationship with their patients, family members, and their work colleagues as the center of the scenario where they would like to practice the profession. Care, empathy, communication skills, respect, responsibility, compassion, doctor-patient relationship, interpersonal relationship and teamwork emerged as important elements for professional performance in both countries. The influence of the university on the development of the ideal self-image of the ¿doctor I want to be¿ was present in the answers of most final-year students in Brazil and Portugal, and it could be represented by 3 aspects: course units, practical activities, and the influence of people. All final-year students pointed out that throughout the course, there were some changes in their perception of ¿being a doctor¿ compared to what they thought when they were entering students. Changing the idealized image of the doctor and the Medicine was more frequent in Brazil, whilst in Portugal, it was more common to see a change in the area they intended to work. The influence of the role models were present in the narrative of participants from both Brazil and Portugal, and in both countries many examples were cited, such as examples to follow and others to avoid. It was noted the importance of the role model in the development of the final-year students¿ understanding about the meaning of ¿being a doctor¿. Their interactions with their mentors were essential, especially during their clinical years. The students¿ professional identities were built under the influence of medical professionals that probably were not aware and were not prepared for this role. Final considerations: The need to identify and develop positive references that favor the modeling of students in clinical scenarios was highlighted. Furthermore, it is necessary to add to the formal curriculum the importance of the ¿hidden curriculum¿, and provide opportunities for reflection on students¿ practical experiences in small groups with a mentor. These are strategies for the conscious development of the professional identity of the future doctor. Keywords: Professional Choice; Professionalism; Identity; Medical Education.Tese enviada com autorização e certificação via CI 19723/22 em 23/03/2022Catrib, Ana Maria FontenelleBrilhante, Aline Veras MoraisAmorim, Rosendo FreitasBotti, Sérgio Henrique de OliveiraBrasil, Christina Cesar PracaBessa, Olivia Andrea de Alencar CostaUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Saúde ColetivaCunha, Silvia de Melo2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/127578https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/26754porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-26T09:35:21Zoai::127578Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:2024-01-26T09:35:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
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