Cartilha educativa sobre angiografia coronariana e angioplastia transluminal coronária: construção e validação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Antonia Maria Ferreira de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
Texto Completo: https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/128969
Resumo: As doenças cardiovasculares representam as principais causas de óbito no mundo. Entre elas, a Síndrome Coronariana Aguda (SCA), caracterizada como um conjunto de sinais e sintomas causados pela obstrução das artérias coronárias. Dentre os exames para o diagnóstico final da doença cardíaca, está a angiografia coronariana. Como terapêutica preferencial para tratamento, encontra-se a angioplastia coronariana. As informações/orientações, quando são aplicadas por profissionais detentores do conhecimento científico, utilizando-se de estratégias e tecnologias disponíveis, bem como a criatividade, podem gerar nos usuários maior assimilação do que seja o exame e minimizar ansiedade, medo e insegurança. O objetivo do estudo foi descrever uma tecnologia educativa em saúde do tipo cartilha sobre angiografia coronária e angioplastia. Trata-se de estudo de desenvolvimento metodológica que visou construção e validação de tecnologia educativa em saúde, com formato de cartilha educativa, desenvolvida de maio a julho de 2022. Para isso, realizou-se revisão integrativa da literatura que resultou em 10 artigos que evidenciaram estudos com embasamento científicos para a pesquisa em questão. Em seguida, procedeu-se ao diagnóstico situacional, como problemática encontrada foi o folheto de informações sobre a angiografia coronariana com poucas informações com escrita minúscula, em preto e branco. Assim, desenvolveu-se questionário semiestruturado para analisar a tecnologia utilizada (folheto) pelos enfermeiros do local da pesquisa. Mediante o resultado do questionário, enviou-se aos enfermeiros instrumento com conteúdo textual para melhor conhecimento sobre os procedimentos. Os aspectos ético-legais da pesquisa que envolvem seres humanos foram respeitados, de acordo com a Resolução 466¿2012. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa nº5.267.892. CAAE: 55625521-2.0000.5052. A cartilha foi validada por 10 juízes de conteúdo e aparência, por meio do processo de Validação de Conteúdo pelo cálculo do IVC que foi calculado pelo somatório das respostas de concordância, dividido pelo total de itens avaliados com a soma total de IVC global de 0,95 que considerou a cartilha adequada para o objetivo proposto e validada por cinco juízes técnicos, por meio do Checklist SAM, totalizando 34 pontos, cuja somatória dos escores SAM foi de 91% que considerou a cartilha adequada para aplicabilidade à população a qual se destina. A limitação da pesquisa e a não aplicabilidade desta TE ao público-alvo foi em virtude do problema de saúde da pesquisadora nesse período. Considera-se a relevância da tecnologia educativa em forma de cartilha, pois se trata de tecnologia que disponibiliza material educativo viável para ser utilizado nas ações educativas junto à população, com intuito de favorecer a interação do profissional e paciente, possibilitando orientações e cuidados importantes ao processo saúde-doença. Assim, esta tecnologia vem a contribuir com a melhoria da qualidade da assistência, fortalecendo o autocuidado e a prática do cuidado de Enfermagem. Palavras-chave: Tecnologia educacional. Doenças cardiovasculares. Angiografia coronariana. Cuidados de enfermagem.
id UFOR_5cb0f02a99d9af586c9561d0398f13a8
oai_identifier_str oai::128969
network_acronym_str UFOR
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
repository_id_str
spelling Cartilha educativa sobre angiografia coronariana e angioplastia transluminal coronária: construção e validaçãoDoenças cardiovascularesTecnologia educacionalCuidados de EnfermagemAs doenças cardiovasculares representam as principais causas de óbito no mundo. Entre elas, a Síndrome Coronariana Aguda (SCA), caracterizada como um conjunto de sinais e sintomas causados pela obstrução das artérias coronárias. Dentre os exames para o diagnóstico final da doença cardíaca, está a angiografia coronariana. Como terapêutica preferencial para tratamento, encontra-se a angioplastia coronariana. As informações/orientações, quando são aplicadas por profissionais detentores do conhecimento científico, utilizando-se de estratégias e tecnologias disponíveis, bem como a criatividade, podem gerar nos usuários maior assimilação do que seja o exame e minimizar ansiedade, medo e insegurança. O objetivo do estudo foi descrever uma tecnologia educativa em saúde do tipo cartilha sobre angiografia coronária e angioplastia. Trata-se de estudo de desenvolvimento metodológica que visou construção e validação de tecnologia educativa em saúde, com formato de cartilha educativa, desenvolvida de maio a julho de 2022. Para isso, realizou-se revisão integrativa da literatura que resultou em 10 artigos que evidenciaram estudos com embasamento científicos para a pesquisa em questão. Em seguida, procedeu-se ao diagnóstico situacional, como problemática encontrada foi o folheto de informações sobre a angiografia coronariana com poucas informações com escrita minúscula, em preto e branco. Assim, desenvolveu-se questionário semiestruturado para analisar a tecnologia utilizada (folheto) pelos enfermeiros do local da pesquisa. Mediante o resultado do questionário, enviou-se aos enfermeiros instrumento com conteúdo textual para melhor conhecimento sobre os procedimentos. Os aspectos ético-legais da pesquisa que envolvem seres humanos foram respeitados, de acordo com a Resolução 466¿2012. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa nº5.267.892. CAAE: 55625521-2.0000.5052. A cartilha foi validada por 10 juízes de conteúdo e aparência, por meio do processo de Validação de Conteúdo pelo cálculo do IVC que foi calculado pelo somatório das respostas de concordância, dividido pelo total de itens avaliados com a soma total de IVC global de 0,95 que considerou a cartilha adequada para o objetivo proposto e validada por cinco juízes técnicos, por meio do Checklist SAM, totalizando 34 pontos, cuja somatória dos escores SAM foi de 91% que considerou a cartilha adequada para aplicabilidade à população a qual se destina. A limitação da pesquisa e a não aplicabilidade desta TE ao público-alvo foi em virtude do problema de saúde da pesquisadora nesse período. Considera-se a relevância da tecnologia educativa em forma de cartilha, pois se trata de tecnologia que disponibiliza material educativo viável para ser utilizado nas ações educativas junto à população, com intuito de favorecer a interação do profissional e paciente, possibilitando orientações e cuidados importantes ao processo saúde-doença. Assim, esta tecnologia vem a contribuir com a melhoria da qualidade da assistência, fortalecendo o autocuidado e a prática do cuidado de Enfermagem. Palavras-chave: Tecnologia educacional. Doenças cardiovasculares. Angiografia coronariana. Cuidados de enfermagem.Cardiovascular diseases represent the main causes of death in the world. Among them, the Acute Coronary Syndrome (ACS), characterized as a set of signs and symptoms caused by the obstruction of the coronary arteries. Among the tests for the final diagnosis of heart disease is coronary angiography. Coronary angioplasty is the preferred therapy for treatment. Information/guidance, when applied by professionals with scientific knowledge, using available strategies and technologies, as well as creativity, can generate greater assimilation in users of what the exam is and minimize anxiety, fear and insecurity. The aim of the study was to describe a booklet-type health educational technology on coronary angiography and angioplasty. This is a methodological development study that aimed at the construction and validation of educational technology in health, with an educational booklet format, developed from May to July 2022. For this, an integrative literature review was carried out, resulting in 10 articles that showed studies with scientific basis for the research in question. Then, the situational diagnosis was made, as the problem found was the information leaflet on coronary angiography with little information in small writing, in black and white. Thus, a semi-structured questionnaire was developed to analyze the technology used (leaflet) by nurses at the research site. Based on the results of the questionnaire, an instrument with textual content was sent to the nurses to better understand the procedures. The ethical-legal aspects of research involving human beings were respected, in accordance with Resolution 466¿2012. The project was approved by the Research Ethics Committee No. 5,267,892. CAAE: 55625521-200005052. The booklet was validated by 10 content and appearance judges, through the Content Validation process by calculating the CVI, which was calculated by the sum of the agreement responses, divided by the total number of items evaluated with the total sum of global CVI of 0, 95, who considered the booklet adequate for the proposed objective and validated by five technical judges, through the SAM Checklist, totaling 34 points, whose sum of the SAM scores was 91%, which considered the booklet adequate for applicability to the population for which it is intended. The limitation of the research and the non-applicability of this ET to the target audience was due to the researcher's health problem during this period. The relevance of educational technology in the form of a booklet is considered, as it is a technology that provides viable educational material to be used in educational actions with the population, in order to favor the interaction of professional and patient, providing important guidelines and care for the patient. health-disease process. Thus, this technology contributes to improving the quality of care, strengthening self-care and the practice of nursing care. Keywords: Educational technology. Cardiovascular diseases. Coronary angiography. Nursing care.Dissertação enviada com autorização e certificação via CI 82997/22 em 23/11/2022Bonfim, Isabela MeloMarques,Keila Maria de Azevedo PonteBarbosa, Islene VictorRolim, Karla Maria CarneiroUniversidade de Fortaleza. Mestrado Profissional em Tecnologia e Inovação em EnfermagemSouza, Antonia Maria Ferreira de2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf137f.https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/128969https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/27681porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-19T11:35:07Zoai::128969Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:2024-06-19T11:35:07Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
dc.title.none.fl_str_mv Cartilha educativa sobre angiografia coronariana e angioplastia transluminal coronária: construção e validação
title Cartilha educativa sobre angiografia coronariana e angioplastia transluminal coronária: construção e validação
spellingShingle Cartilha educativa sobre angiografia coronariana e angioplastia transluminal coronária: construção e validação
Souza, Antonia Maria Ferreira de
Doenças cardiovasculares
Tecnologia educacional
Cuidados de Enfermagem
title_short Cartilha educativa sobre angiografia coronariana e angioplastia transluminal coronária: construção e validação
title_full Cartilha educativa sobre angiografia coronariana e angioplastia transluminal coronária: construção e validação
title_fullStr Cartilha educativa sobre angiografia coronariana e angioplastia transluminal coronária: construção e validação
title_full_unstemmed Cartilha educativa sobre angiografia coronariana e angioplastia transluminal coronária: construção e validação
title_sort Cartilha educativa sobre angiografia coronariana e angioplastia transluminal coronária: construção e validação
author Souza, Antonia Maria Ferreira de
author_facet Souza, Antonia Maria Ferreira de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bonfim, Isabela Melo
Marques,Keila Maria de Azevedo Ponte
Barbosa, Islene Victor
Rolim, Karla Maria Carneiro
Universidade de Fortaleza. Mestrado Profissional em Tecnologia e Inovação em Enfermagem
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Antonia Maria Ferreira de
dc.subject.por.fl_str_mv Doenças cardiovasculares
Tecnologia educacional
Cuidados de Enfermagem
topic Doenças cardiovasculares
Tecnologia educacional
Cuidados de Enfermagem
description As doenças cardiovasculares representam as principais causas de óbito no mundo. Entre elas, a Síndrome Coronariana Aguda (SCA), caracterizada como um conjunto de sinais e sintomas causados pela obstrução das artérias coronárias. Dentre os exames para o diagnóstico final da doença cardíaca, está a angiografia coronariana. Como terapêutica preferencial para tratamento, encontra-se a angioplastia coronariana. As informações/orientações, quando são aplicadas por profissionais detentores do conhecimento científico, utilizando-se de estratégias e tecnologias disponíveis, bem como a criatividade, podem gerar nos usuários maior assimilação do que seja o exame e minimizar ansiedade, medo e insegurança. O objetivo do estudo foi descrever uma tecnologia educativa em saúde do tipo cartilha sobre angiografia coronária e angioplastia. Trata-se de estudo de desenvolvimento metodológica que visou construção e validação de tecnologia educativa em saúde, com formato de cartilha educativa, desenvolvida de maio a julho de 2022. Para isso, realizou-se revisão integrativa da literatura que resultou em 10 artigos que evidenciaram estudos com embasamento científicos para a pesquisa em questão. Em seguida, procedeu-se ao diagnóstico situacional, como problemática encontrada foi o folheto de informações sobre a angiografia coronariana com poucas informações com escrita minúscula, em preto e branco. Assim, desenvolveu-se questionário semiestruturado para analisar a tecnologia utilizada (folheto) pelos enfermeiros do local da pesquisa. Mediante o resultado do questionário, enviou-se aos enfermeiros instrumento com conteúdo textual para melhor conhecimento sobre os procedimentos. Os aspectos ético-legais da pesquisa que envolvem seres humanos foram respeitados, de acordo com a Resolução 466¿2012. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa nº5.267.892. CAAE: 55625521-2.0000.5052. A cartilha foi validada por 10 juízes de conteúdo e aparência, por meio do processo de Validação de Conteúdo pelo cálculo do IVC que foi calculado pelo somatório das respostas de concordância, dividido pelo total de itens avaliados com a soma total de IVC global de 0,95 que considerou a cartilha adequada para o objetivo proposto e validada por cinco juízes técnicos, por meio do Checklist SAM, totalizando 34 pontos, cuja somatória dos escores SAM foi de 91% que considerou a cartilha adequada para aplicabilidade à população a qual se destina. A limitação da pesquisa e a não aplicabilidade desta TE ao público-alvo foi em virtude do problema de saúde da pesquisadora nesse período. Considera-se a relevância da tecnologia educativa em forma de cartilha, pois se trata de tecnologia que disponibiliza material educativo viável para ser utilizado nas ações educativas junto à população, com intuito de favorecer a interação do profissional e paciente, possibilitando orientações e cuidados importantes ao processo saúde-doença. Assim, esta tecnologia vem a contribuir com a melhoria da qualidade da assistência, fortalecendo o autocuidado e a prática do cuidado de Enfermagem. Palavras-chave: Tecnologia educacional. Doenças cardiovasculares. Angiografia coronariana. Cuidados de enfermagem.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/128969
url https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/128969
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/27681
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
137f.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron:UNIFOR
instname_str Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron_str UNIFOR
institution UNIFOR
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
repository.mail.fl_str_mv bib@unifor.br||bib@unifor.br
_version_ 1822239285205532672