Empreendedorismo corporativo e desempenho: o papel da ambiguidade causal e do contexto institucional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Ana Karine Lima de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
Texto Completo: https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/128866
Resumo: O tema "empreendedorismo corporativo¿ (EC) tem sido muito debatido na atualidade e tem recebido atenção de executivos e pesquisadores, devido a necessidade das empresas se renovarem ininterruptamente, com o objetivo de ampliar sua capacidade competitiva, bem como garantir sua sobrevivência. Compreender os fatores que impulsionam o EC e alavancam o desempenho é muito importante para atingir esses objetivos. Neste contexto, os atributos dos recursos e competências pró-empreendedorismo, geralmente intangíveis, com forte presença de ambiguidade causal (AC), somados ao contexto institucional (IC) do pais no qual as firmas estão inseridas e o grau de dificuldade na implementação e manutenção das estratégias de empreendedorismo, ocasionam resultados distintos quando firmas são comparadas entre si. Sendo assim, o desempenho das firmas é considerado uma variável dependente, sendo as dimensões do EC as variáveis preditoras e a AC e o IC as variáveis moderadoras do relacionamento. Com base na teoria existente, identificou-se dimensões empreendedoras que poderiam impactar o desempenho: (a) cultura, (b) capital humano, (c) liderança e (d) capacidades dinâmicas. Foram utilizadas abordagens de dados primários e secundários na pesquisa. Os dados primários foram obtidos por survey aplicada nas empresas listadas em bolsa nos países da América Latina: Argentina, Brasil (novo mercado), Chile, Colômbia, México e Peru. Os dados secundários foram obtidos por meio da base de demonstrações financeiras das bolsas de valores de cada país. Os dados foram analisados pela técnica estatística modelagem linear hierárquica (HLM) utilizando o software Stata 12.0. Como resultado, todas as hipóteses de pesquisa foram parcialmente suportadas. As variáveis independentes apresentaram significância estatística em relação ao desempenho, quando moderadas pela ambiguidade causal e contexto institucional. Por fim, dada à limitada produção científica no Brasil sobre o tema, principalmente sobre mecanismos de isolamento sob a ótica da RBV enquanto abordagem estratégica, bem como, estudos empíricos sobre o impacto do contexto institucional moderando ativos intangíveis para o desempenho das firmas em empresas de grande porte, pode-se afirmar que os resultados desta pesquisa exploratória tem potencialidade para ampliar as discussões na intersecção dos estudos de RBV, intangíveis, ambiguidade causal, contexto institucional e desempenho, bem como, abre possibilidades para futuras pesquisa, conforme colocado nas conclusões do presente trabalho. Palavras-chave: Empreendedorismo corporativo. Desempenho das Firmas. Ambiguidade Causal. Contexto Institucional. América Latina.
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Sendo assim, o desempenho das firmas é considerado uma variável dependente, sendo as dimensões do EC as variáveis preditoras e a AC e o IC as variáveis moderadoras do relacionamento. Com base na teoria existente, identificou-se dimensões empreendedoras que poderiam impactar o desempenho: (a) cultura, (b) capital humano, (c) liderança e (d) capacidades dinâmicas. Foram utilizadas abordagens de dados primários e secundários na pesquisa. Os dados primários foram obtidos por survey aplicada nas empresas listadas em bolsa nos países da América Latina: Argentina, Brasil (novo mercado), Chile, Colômbia, México e Peru. Os dados secundários foram obtidos por meio da base de demonstrações financeiras das bolsas de valores de cada país. Os dados foram analisados pela técnica estatística modelagem linear hierárquica (HLM) utilizando o software Stata 12.0. Como resultado, todas as hipóteses de pesquisa foram parcialmente suportadas. As variáveis independentes apresentaram significância estatística em relação ao desempenho, quando moderadas pela ambiguidade causal e contexto institucional. Por fim, dada à limitada produção científica no Brasil sobre o tema, principalmente sobre mecanismos de isolamento sob a ótica da RBV enquanto abordagem estratégica, bem como, estudos empíricos sobre o impacto do contexto institucional moderando ativos intangíveis para o desempenho das firmas em empresas de grande porte, pode-se afirmar que os resultados desta pesquisa exploratória tem potencialidade para ampliar as discussões na intersecção dos estudos de RBV, intangíveis, ambiguidade causal, contexto institucional e desempenho, bem como, abre possibilidades para futuras pesquisa, conforme colocado nas conclusões do presente trabalho. Palavras-chave: Empreendedorismo corporativo. Desempenho das Firmas. Ambiguidade Causal. Contexto Institucional. América Latina.The subject "corporate entrepreneurship (CE)" has been much debated today and has received attention from executives and researchers, given the need for companies to renew themselves uninterruptedly, with the aim of expanding their competitive capacity, as well as ensuring the survival in the market. Understanding the factors that drive the EC and leverage the performance is so much important in meeting these goals. In this context, the attributes of resources and competences for corporate entrepreneurship, generally intangible and with a strong presence of causal ambiguity, added to the institutional characteristics of environment in which firms are inserted, as well as the degree of difficulty in the implementation and maintenance of strategies of entrepreneurship, produce different results when organizations are compared with each other.This research aims to discuss the relationship between corporate entrepreneurship and firms performance, under the moderation of causal ambiguity and institutional context. In this context, firms performance is considered as a dependent variable, with the dimensions of corporate entrepreneurship being the predicting variables and causal ambiguity and institutional context the moderating variables of the relationship. Based on the theoretical framework, some entrepreneurial dimensions that could impact the firm performance were identified: (a) culture, (b) human capital, (c) leadership and (d) dynamic capabilities. In the research, primary and secondary data approaches were used. Primary data were obtained through survey research applied to all companies listed on the stock exchange in the following Latin American countries: Argentina, Brazil (new market), Chile, Colombia, Mexico and Peru. Secondary data were obtained through the base of financial statements from the stock exchanges of each country. The data were analyzed by statistical technique hierarchical linear modeling (HLM) using Stata 12.0 software. As a result, all research hypotheses were partially supported. The independent variables showed statistical significance in relation to performance, when moderated by causal ambiguity and institutional context. Finally, there is a limited scientific production in Brazil in relation of isolating mechanisms from the perspective of RBV as a strategic approach as well, about creation of sustainable competitive advantage based on resources and skills with causal ambiguous characteristics and which can impact on firm performance. In addition, empirical studies on the impact of institutional context moderating intangible assets on firm performance in large companies are also limited. The results of this exploratory research have the potential to broaden the discussions on the intersection of RBV, intangibles, causal ambiguity, institutional context and performance and opens possibilities for future research, as marked in the conclusions of this work. Keywords: Corporate entrepreneurship. Firms' performance. Causal Ambiguity. Institutional Context. Latin AmericaTese enviada com autorização e certificação via CI 75827/22 em 25/10/2022Sousa Filho, Jose Milton deLima, Afonso CarneiroCabral, José Ednilson de OliveiraFontenele, Raimundo Eduardo SilveiraSalusse , Marcus Alexandre YshikawaUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Administração de EmpresasMedeiros, Ana Karine Lima de2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/128866https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/27578porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-26T09:12:04Zoai::128866Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:2024-01-26T09:12:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
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