Percepção dos profissionais da saúde e da educação acerca do programa saúde na escola como instrumento de promoção da saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abreu, Mércia de Araújo
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
Texto Completo: https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/586288
Resumo: A Conferência Internacional sobre Promoção da Saúde em Ottawa, Canadá, 1986, expandiu os conceitos de bem-estar para incluir aspectos espirituais e culturais, reconhecendo a influência do ambiente na saúde. A estratégia da Escola Promotora de Saúde, destacada por diversos documentos do Ministério da Saúde e estudos acadêmicos, permite abordagens multifatoriais que visam atender às necessidades individuais e coletivas dos estudantes, promovendo uma articulação interinstitucional e intersetorial para o fortalecimento da promoção de saúde no ambiente escolar. O objetivo geral desta pesquisa foi compreender as percepções dos profissionais da saúde e da educação sobre o Programa Saúde na Escola como instrumento de promoção da saúde no ensino fundamental do município de São João da Canabrava-PI. Trata-se de um estudo de caso, descritivo, com abordagem qualitativa, desenvolvido através de uma entrevista individual semiestrutura com 14 profissionais da estratégia saúde da família e de escolas de ensino fundamental tanto da zona urbana quanto da zona rural da cidade de São João da Canabrava- PI. Os dados foram analisados por meio do software IRAMUTEQ (Interface de R pour les Analyses Multimensionnelles de Textes et de Questionnaires) e ressalta-se que este foi realizado de acordo com as orientações e recomendações da Resolução nº 466/12 do Conselho Nacional de Saúde com Parecer nº 5.913.696 do Comitê de Ética em Pesquisa da Fundação Edson Queiroz Universidade de Fortaleza. O estudo destaca as diferenças entre profissionais em áreas urbanas e rurais, ressaltando a importância da experiência e mostrando disparidades entre os contextos. A análise dos dados qualitativos revela três classes distintas: a primeira enfoca os saberes e práticas no Programa Saúde na Escola, destacando a integração entre saúde e educação; a segunda aborda a diversidade de ações implementadas pelo Programa Saúde na Escola em diferentes contextos escolares, enfatizando a interseção entre saúde e educação e as estratégias adaptadas às necessidades locais; a terceira classe ressalta a importância do Programa Saúde na Escola na promoção da saúde integral, identificando desafios na implementação, como a falta de organização e a resistência à mudança de hábitos. Por fim, as sugestões dos trabalhadores destacam a importância da colaboração interdisciplinar, da capacitação contínua e da abordagem inclusiva para promover efetivamente a saúde escolar. A análise conclui ressaltando a importância da colaboração, diversidade de abordagens, impacto positivo nas crianças e satisfação pessoal dos profissionais como elementos fundamentais para o sucesso e a continuidade do Programa Saúde na Escola. O comprometimento e entusiasmo dos profissionais, aliados à valorização das sugestões dos trabalhadores, contribuem de maneira crucial para a construção de um ambiente de trabalho mais dinâmico e eficaz. Este estudo não apenas destaca a vitalidade desses programas de promoção da saúde escolar, mas também oferece insights valiosos para aprimorar continuamente a eficácia e o impacto positivo dessas iniciativas nas comunidades. Palavras – Chave: Promoção da Saúde. Serviços de Saúde Escolar. Atenção Primária à Saúde. Pesquisa qualitativa.
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Trata-se de um estudo de caso, descritivo, com abordagem qualitativa, desenvolvido através de uma entrevista individual semiestrutura com 14 profissionais da estratégia saúde da família e de escolas de ensino fundamental tanto da zona urbana quanto da zona rural da cidade de São João da Canabrava- PI. Os dados foram analisados por meio do software IRAMUTEQ (Interface de R pour les Analyses Multimensionnelles de Textes et de Questionnaires) e ressalta-se que este foi realizado de acordo com as orientações e recomendações da Resolução nº 466/12 do Conselho Nacional de Saúde com Parecer nº 5.913.696 do Comitê de Ética em Pesquisa da Fundação Edson Queiroz Universidade de Fortaleza. O estudo destaca as diferenças entre profissionais em áreas urbanas e rurais, ressaltando a importância da experiência e mostrando disparidades entre os contextos. A análise dos dados qualitativos revela três classes distintas: a primeira enfoca os saberes e práticas no Programa Saúde na Escola, destacando a integração entre saúde e educação; a segunda aborda a diversidade de ações implementadas pelo Programa Saúde na Escola em diferentes contextos escolares, enfatizando a interseção entre saúde e educação e as estratégias adaptadas às necessidades locais; a terceira classe ressalta a importância do Programa Saúde na Escola na promoção da saúde integral, identificando desafios na implementação, como a falta de organização e a resistência à mudança de hábitos. Por fim, as sugestões dos trabalhadores destacam a importância da colaboração interdisciplinar, da capacitação contínua e da abordagem inclusiva para promover efetivamente a saúde escolar. A análise conclui ressaltando a importância da colaboração, diversidade de abordagens, impacto positivo nas crianças e satisfação pessoal dos profissionais como elementos fundamentais para o sucesso e a continuidade do Programa Saúde na Escola. O comprometimento e entusiasmo dos profissionais, aliados à valorização das sugestões dos trabalhadores, contribuem de maneira crucial para a construção de um ambiente de trabalho mais dinâmico e eficaz. Este estudo não apenas destaca a vitalidade desses programas de promoção da saúde escolar, mas também oferece insights valiosos para aprimorar continuamente a eficácia e o impacto positivo dessas iniciativas nas comunidades. Palavras – Chave: Promoção da Saúde. Serviços de Saúde Escolar. Atenção Primária à Saúde. Pesquisa qualitativa.The International Conference on Health Promotion in Ottawa, Canada, in 1986, expanded the concepts of well-being to include spiritual and cultural aspects, recognizing the influence of the environment on health. The Health Promoting School strategy, highlighted by various Ministry of Health documents and academic studies, allows for multifactorial approaches aimed at meeting the individual and collective needs of students, promoting inter-institutional and intersectoral coordination to strengthen health promotion in the school environment. The objective of this study was to understand the perceptions of health and education professionals about the Health at School Program as an instrument for promoting health in elementary schools in the municipality of São João da Canabrava- PI. This is a descriptive case study with a qualitative approach, developed through individual semi-structured interviews with 14 professionals from the family health strategy and elementary schools in both the urban and rural areas of the city of São João da Canabrava- PI. The data was analyzed using the IRAMUTEQ software (Interface de R pour les Analyses Multimensionnelles de Textes et de Questionnaires) and it should be noted that this was carried out in accordance with the guidelines and recommendations of Resolution 466/12 of the National Health Council with Opinion No. 5.913.696 of the Research Ethics Committee of the Edson Queiroz Foundation, University of Fortaleza. The study highlights the differences between professionals in urban and rural areas, emphasizing the importance of experience and showing disparities between contexts. The analysis of the qualitative data reveals three distinct classes: the first focuses on knowledge and practices in the School Health Program, highlighting the integration between health and education; the second addresses the diversity of actions implemented by the School Health Program in different school contexts, emphasizing the intersection between health and education and strategies adapted to local needs; the third class highlights the importance of the School Health Program in promoting comprehensive health, identifying challenges in implementation, such as lack of organization and resistance to changing habits. Finally, the workers' suggestions highlight the importance of interdisciplinary collaboration, continuous training and an inclusive approach to effectively promoting school health. The analysis concludes by highlighting the importance of collaboration, diversity of approaches, positive impact on children and the personal satisfaction of professionals as fundamental elements for the success and continuity of the Health at School Program. The commitment and enthusiasm of professionals, combined with the appreciation of workers' suggestions, make a crucial contribution to building a more dynamic and effective work environment. This study not only highlights the vitality of these school health promotion programs, but also offers valuable insights for continually improving the effectiveness and positive impact of these initiatives on communities. Keywords: Health Promotion. School Health Services. Primary Health Care. Qualitative Research.A Dissertação foi enviada com autorização e certificação via CI 37765/24 em 12/06/2024 .Carioca, Antonio Augusto FerreiraSilva, Raimunda Magalhães daVasconcelos, Claudia Machado Coelho Souza deUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Saúde ColetivaAbreu, Mércia de Araújo2024info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf118f.https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/586288https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/35871porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-16T20:16:15Zoai::586288Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:2024-07-16T20:16:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
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