Ações de fomento em educação empreendedora em uma IES em Fortaleza: uma análise da itenção empreendedora em estudantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Rogério Nicolau de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
Texto Completo: https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/104936
Resumo: O trabalho objetiva verificar como ações de fomento em Educação Empreendedora (EE) numa IES em Fortaleza, através do seu Escritório, fazem com que a intenção empreendedora em estudantes do Centro de Ciências da Comunicação e Gestão (CCG) seja afetada de maneira positiva, quando fundamentada e comparada com o modelo adaptado de Sousa (2014), que está baseado no modelo da Teoria da Ação Planificada (TAP), de Ajzen (1991), que afirma que a intenção empreendedora é uma função das atitudes face à conduta, à norma subjetiva e ao controle percebido. É uma pesquisa descritiva de cunho quantitativo, com uso da Análise Fatorial, e investigação de 320 estudantes do CCG. O trabalho usa ainda a TAP como referência para a análise comparativa. Foram testadas sete hipóteses, cujos resultados básicos acham-se sumarizados adiante. Verificou-se que a Intenção Empreendedora se correlaciona positivamente, segundo os dados estatísticos dos testes aplicados, com as hipóteses 1, 3, 4, 5, 6 e 7; e na hipótese 2, o mesmo já não acontece. Para pesquisas futuras, recomenda-se a investigação e aplicação de outros tipos de construtos para a formulação de novas proposições de pesquisa para a exploração e o desenvolvimento do conhecimento sobre o uso da TAP no ensino de empreendedorismo.
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