Ações de fomento em educação empreendedora em uma IES em Fortaleza: uma análise da itenção empreendedora em estudantes
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
Texto Completo: | https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/104936 |
Resumo: | O trabalho objetiva verificar como ações de fomento em Educação Empreendedora (EE) numa IES em Fortaleza, através do seu Escritório, fazem com que a intenção empreendedora em estudantes do Centro de Ciências da Comunicação e Gestão (CCG) seja afetada de maneira positiva, quando fundamentada e comparada com o modelo adaptado de Sousa (2014), que está baseado no modelo da Teoria da Ação Planificada (TAP), de Ajzen (1991), que afirma que a intenção empreendedora é uma função das atitudes face à conduta, à norma subjetiva e ao controle percebido. É uma pesquisa descritiva de cunho quantitativo, com uso da Análise Fatorial, e investigação de 320 estudantes do CCG. O trabalho usa ainda a TAP como referência para a análise comparativa. Foram testadas sete hipóteses, cujos resultados básicos acham-se sumarizados adiante. Verificou-se que a Intenção Empreendedora se correlaciona positivamente, segundo os dados estatísticos dos testes aplicados, com as hipóteses 1, 3, 4, 5, 6 e 7; e na hipótese 2, o mesmo já não acontece. Para pesquisas futuras, recomenda-se a investigação e aplicação de outros tipos de construtos para a formulação de novas proposições de pesquisa para a exploração e o desenvolvimento do conhecimento sobre o uso da TAP no ensino de empreendedorismo. |
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Ações de fomento em educação empreendedora em uma IES em Fortaleza: uma análise da itenção empreendedora em estudantesEmpreendedorismoInstituições de Ensino SuperiorO trabalho objetiva verificar como ações de fomento em Educação Empreendedora (EE) numa IES em Fortaleza, através do seu Escritório, fazem com que a intenção empreendedora em estudantes do Centro de Ciências da Comunicação e Gestão (CCG) seja afetada de maneira positiva, quando fundamentada e comparada com o modelo adaptado de Sousa (2014), que está baseado no modelo da Teoria da Ação Planificada (TAP), de Ajzen (1991), que afirma que a intenção empreendedora é uma função das atitudes face à conduta, à norma subjetiva e ao controle percebido. É uma pesquisa descritiva de cunho quantitativo, com uso da Análise Fatorial, e investigação de 320 estudantes do CCG. O trabalho usa ainda a TAP como referência para a análise comparativa. Foram testadas sete hipóteses, cujos resultados básicos acham-se sumarizados adiante. Verificou-se que a Intenção Empreendedora se correlaciona positivamente, segundo os dados estatísticos dos testes aplicados, com as hipóteses 1, 3, 4, 5, 6 e 7; e na hipótese 2, o mesmo já não acontece. Para pesquisas futuras, recomenda-se a investigação e aplicação de outros tipos de construtos para a formulação de novas proposições de pesquisa para a exploração e o desenvolvimento do conhecimento sobre o uso da TAP no ensino de empreendedorismo.The study aims to determine how development actions in Entrepreneurship Education (EE) in a Higher Education Institution (HEI) in Fortaleza, through its Office, make the entrepreneurial intention in students of Communication Science and Management Center (GCC) is affected in a positive way, when founded and compared to the adapted model Sousa (2014), which is based on the model of the Theory of Planned Action (TPA) of Ajzen (1991), which states that the entrepreneurial intention is a function of attitudes before the behavior, subjective norm and perceived control. It is a descriptive quantitative nature, with use of Factor Analysis and research 320 students from GCC. The work also uses the TPA as a reference for comparative analysis. Seven hypotheses were tested, whose basic results are summarized think ahead. It was found that the Entrepreneurial Intent correlates positively, according to the statistics of the tests with hypothesis 1 , 3, 4 , 5 , 6 and 7; and in case 2, the same does not happen. For future research, it is recommended to research and application of other types of constructs for the development of new research proposals for exploration and the development of knowledge about the use of the TPA in entrepreneurship education.Bugarim, Maria Clara CavalcanteBugarim, Maria Clara CavalcanteMatos, Fátima Regina NeySousa Filho, Jose Milton deFerreira, Laércio de MatosUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Administração de EmpresasBarros, Rogério Nicolau de2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/104936https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/13187Disponibilidade forma física: Existe obra impressa de código : 96075porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-23T18:53:02Zoai::104936Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:2024-01-23T18:53:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false |
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