Formação de defensores públicos no Maranhão: a competência no desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
Texto Completo: | https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/119332 |
Resumo: | Esta dissertação tem por finalidade apresentar um programa de formação inicial para defensores públicos do Estado do Maranhão, tendo por fundamento teórico a teoria da competência, de modo a muni-los com ferramentas aptas ao desenvolvimento dos co- nhecimentos, habilidades e atitudes necessários para o bom início de suas atividades. Baseando-se na pesquisa eminentemente qualitativa, buscou-se entrevistar alguns defensores públicos, bem como observar o curso de formação realizado pela DPE- MA, de modo a inferir quais conhecimentos são necessários e quais habilidades foram desenvolvidas por esses profissionais na atuação durante o período em que estão na instituição. Após, analisou-se a teoria da competência, de modo a construir um refe- rencial teórico apto a subsidiar quais são os saberes, habilidades e atitudes necessá- rios para o profissional da DPE-MA. Assim, foram construídas as matrizes de compe- tências mínimas para que os membros recém-ingressos possam começar bem a atu- ação defensorial. Por fim, foi apresentada uma proposta de intervenção consubstanci- ada em um programa de formação inicial para os defensores públicos, de modo a adaptá-los à realidade que enfrentarão e fornecer elementos para prestarem um ser- viço de excelência desde o início. |
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Formação de defensores públicos no Maranhão: a competência no desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudesDefensoria pública - MaranhãoDireito AdministrativoEsta dissertação tem por finalidade apresentar um programa de formação inicial para defensores públicos do Estado do Maranhão, tendo por fundamento teórico a teoria da competência, de modo a muni-los com ferramentas aptas ao desenvolvimento dos co- nhecimentos, habilidades e atitudes necessários para o bom início de suas atividades. Baseando-se na pesquisa eminentemente qualitativa, buscou-se entrevistar alguns defensores públicos, bem como observar o curso de formação realizado pela DPE- MA, de modo a inferir quais conhecimentos são necessários e quais habilidades foram desenvolvidas por esses profissionais na atuação durante o período em que estão na instituição. Após, analisou-se a teoria da competência, de modo a construir um refe- rencial teórico apto a subsidiar quais são os saberes, habilidades e atitudes necessá- rios para o profissional da DPE-MA. Assim, foram construídas as matrizes de compe- tências mínimas para que os membros recém-ingressos possam começar bem a atu- ação defensorial. Por fim, foi apresentada uma proposta de intervenção consubstanci- ada em um programa de formação inicial para os defensores públicos, de modo a adaptá-los à realidade que enfrentarão e fornecer elementos para prestarem um ser- viço de excelência desde o início.This dissertation aims to present an initial training program for public defenders in the State of Maranhão, based on theory of competence, which can equip them with tools capable of developing the knowledge, skills and attitudes necessary for a good start of its activities. Based on the eminently qualitative research, it was sought to interview some public defenders, as well as to observe the training course conducted by the DPE-MA, in order to infer what knowledge is needed and what skills were developed by these professionals in the performance during the period in which they are in the institution. Afterwards, the competence theory was analyzed, in order to build a theo- retical framework capable of subsidizing the knowledge, skills and attitudes necessary for the DPE-MA professional. Thus, the matrices of minimum competences were built so that the new entrants could get a good start in the defense work. Finally, a proposal for intervention based on an initial training program for public defenders was presented, in order to adapt them to the reality they will face and provide elements to provide a service of excellence from the outset.Dissertacao enviada com autorizacao e certificacao via CI 56390/19Feitosa, Gustavo Raposo PereiraFeitosa, Gustavo Raposo PereiraMaciel, Julia Mattei de OliveiraGonçalves, Flávio José MoreiraSilva, Isabella Miranda daUniversidade de Fortaleza. Mestrado Profissional em Direito e Gestão de ConflitosReis, Renan Barros dos2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/119332https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/21980porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-24T20:04:02Zoai::119332Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:2024-01-24T20:04:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false |
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