Elena em Petra: o infamiliar na narrativa (auto)biográfica no cinema

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Raquel de Holanda
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
Texto Completo: https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/125529
Resumo: Este estudo analisa a constituição da narrativa (auto)biográfica do documentário contemporâneo brasileiro Elena, da cineasta Petra Costa. A obra fílmica, ao modo performático, se manifesta por uma narrativa em primeira pessoa, na qual a documentarista narra uma experiência de busca subjetiva em relação à sua irmã. A história, imbuída de afetos, é contada sob o efeito do trauma da morte e registra um relato pessoal sensível que extrapola as margens da tela. A escolha por esse filme para o corpus deste trabalho se dá por ser uma das obras cinematográficas mais representativas desta década, em virtude de sua repercussão, seu caráter criativo e seu alcance social. Dessa forma, percebe-se a obra com grande riqueza conceitual e estética. A abordagem metodológica inclui duas frentes de estudo: pesquisa bibliográfica e análise fílmica. A primeira fase consiste em investigar as transformações, as tendências e os modos do cinema documentário. Em seguida, a partir da interface entre ¿cinema e psicanálise¿, reflete-se sobre a subjetividade do documentarista na narrativa autobiográfica, que se evidencia fortemente na obra em estudo através do discurso memorialístico. Então, dos estudos provenientes da análise fílmica, traçou-se uma perspectiva de interpretação que permitiu um delineamento particular acerca do caráter técnico e artístico da obra. Para tanto, buscou-se na relação da psicanálise com a arte o conceito Das Unheimliche/O Infamiliar, com o intuito de compreender os aspectos subjetivos que atravessam a obra em análise. Desse modo, constatou-se, a partir de um trabalho de interpretação fílmica, a presença da experiência de ¿infamiliaridade¿ na estrutura imagético-narrativa em Elena, que apresenta também, em pormenores, o caráter da duplicidade no entrelaçamento entre as personagens, que se misturam e se confundem. Daí o efeito ¿infamiliar¿ e o tema do duplo serem trabalhados de maneira central nesta análise elucidativa, que muito contribuiu para a compreensão do cinema como arte, apreensão cara a esta pesquisa de dissertação de mestrado. Palavras-chave: Cinema; Psicanálise; Narrativa autobiográfica; O Infamiliar; Elena.
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A abordagem metodológica inclui duas frentes de estudo: pesquisa bibliográfica e análise fílmica. A primeira fase consiste em investigar as transformações, as tendências e os modos do cinema documentário. Em seguida, a partir da interface entre ¿cinema e psicanálise¿, reflete-se sobre a subjetividade do documentarista na narrativa autobiográfica, que se evidencia fortemente na obra em estudo através do discurso memorialístico. Então, dos estudos provenientes da análise fílmica, traçou-se uma perspectiva de interpretação que permitiu um delineamento particular acerca do caráter técnico e artístico da obra. Para tanto, buscou-se na relação da psicanálise com a arte o conceito Das Unheimliche/O Infamiliar, com o intuito de compreender os aspectos subjetivos que atravessam a obra em análise. Desse modo, constatou-se, a partir de um trabalho de interpretação fílmica, a presença da experiência de ¿infamiliaridade¿ na estrutura imagético-narrativa em Elena, que apresenta também, em pormenores, o caráter da duplicidade no entrelaçamento entre as personagens, que se misturam e se confundem. Daí o efeito ¿infamiliar¿ e o tema do duplo serem trabalhados de maneira central nesta análise elucidativa, que muito contribuiu para a compreensão do cinema como arte, apreensão cara a esta pesquisa de dissertação de mestrado. Palavras-chave: Cinema; Psicanálise; Narrativa autobiográfica; O Infamiliar; Elena.This study analyzes the constitution of the (auto)biographical narrative of the contemporary Brazilian documentary Elena, by filmmaker Petra Costa. The filmic work, in the performative way, manifests itself in a first person narrative, in which the documentary filmmaker narrates an experience of subjective search in relation to her sister. The story, imbued with affections, is told under the effect of the trauma of death and records a sensitive personal account that extrapolates the edges of the canvas. The choice of this film for the corpus of this work is because it is one of the most representative cinematographic works of this decade, due to its repercussion, its creative character and it¿s social reach. Thus, the work is perceived with great conceptual and aesthetic richness. The methodological approach includes two fronts of study: bibliographic research and film analysis. The first phase consists of investigating the transformations, trends and modes of documentary cinema. Then, from the interface between ¿cinema and psychoanalysis¿, the documentarist's subjectivity is reflected in the autobiographical narrative, which is strongly evident in the work under study through the memorialistic discourse. Then, from the studies from film analysis, an interpretation perspective was drawn up that allowed a particular outline about the technical and artistic character of the work. For this purpose, the concept of Das Unheimlche/The Uncanny was sought in the relationship between psychoanalysis and art, in order to understand the subjective aspects that go through the work under analysis. Thus, it was verified, from a film interpretation work, the presence of the experience of ¿uncanniness¿ in the image-narrative structure in Elena, which also presents, in details, the character of duplicity in the interlacing between the characters, which get mixed up and confused. Hence the ¿uncanny¿ effect and the theme of the double being worked on centrally in this elucidative analysis, which greatly contributed to the understanding of cinema as art, an apprehension dear to this master's dissertation research. Keywords: Cinema; Psychoanalysis; Autobiographical narrative; The Uncanny; Elena.Dissertação enviada com autorização e certificação via C.I 15213/21 01/02/2021Teixeira, Leônia CavalcanteTeixeira, Leônia CavalcanteDiógenes, Eliane VasconcelosReis Filho, Osmar GonçalvesUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em PsicologiaGonçalves, Raquel de Holanda2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/125529https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/25425porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-24T18:45:12Zoai::125529Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:2024-01-24T18:45:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
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