A terceirização na visão do terceirizado e do contratante

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Távora, Marta Memória
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
Texto Completo: https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/126370
Resumo: Esta dissertação focaliza o trabalho terceirizado nas visões do trabalhador que atua nesta condição e do gestor queo contrata. Entende-se como terceirização todo processo de contratação de trabalhadores por empresa interposta, cujo objetivo último é a redução de custos com a força de trabalho e(ou) a externalização dos conflitos trabalhistas. É provável que a terceirização tenha modificado o cotidiano das organizações nos relacionamentos entre terceirizados e trabalhadores efetivos, demandando assim, novas intervenções na gestão dos negócios. Desse modo, esta dissertação possui como objetivo geral investigar qual a visão do trabalhador terceirizado e do gestor da empresa contratante sobre o instituto da terceirização ampla e irrestrita. Foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa com a participação de três profissionais terceirizados e três gestores de terceirizados em duas empresas, totalizando seis participantes. As entrevistas semiestruturadas foram gravadas e transcritas com o consentimento dos entrevistados. Os dados obtidos foram submetidos a uma análise textual com o auxílio do software IRAMUTEQ. Os resultados mostraram aspectos divergentes entre os relatos dos terceirizados e gestores. Os profissionais terceirizados tendem a buscar assuntos mais pessoais e individuais sobre angústias, frente a falta de vínculos e a imprevisibilidade no processo de renovação de contrato, sobre sua carreira, salário e demais questões pessoais que podem surgir na relação com seu trabalho, a empresa e as condições contratuais. Já os gestores demonstram estar mais associadas ao contexto da empresa, pensando no sistema como um todo, em que o serviço terceirizado é uma engrenagem necessária para fazer o funcionamento da organização mais dinâmico, tendo em vista o lucro e a produtividade com menor custo. Pode-se concluir que tanto os gestores quanto os profissionais reconhecem a fragilidade dos vínculos a que estão expostos e compreendem suas perdas materiais e subjetivas, demonstrando como a terceirização é um fio condutor para a precarização nas relações de trabalho. Palavras-chave: Terceirização; Precarização do trabalho;Terceirizado
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spelling A terceirização na visão do terceirizado e do contratanteOutsourcingin the view of the third party and contracting partyTerceirizaçãoPrecarização do trabalhoTrabalho - Aspectos psicológicosEsta dissertação focaliza o trabalho terceirizado nas visões do trabalhador que atua nesta condição e do gestor queo contrata. Entende-se como terceirização todo processo de contratação de trabalhadores por empresa interposta, cujo objetivo último é a redução de custos com a força de trabalho e(ou) a externalização dos conflitos trabalhistas. É provável que a terceirização tenha modificado o cotidiano das organizações nos relacionamentos entre terceirizados e trabalhadores efetivos, demandando assim, novas intervenções na gestão dos negócios. Desse modo, esta dissertação possui como objetivo geral investigar qual a visão do trabalhador terceirizado e do gestor da empresa contratante sobre o instituto da terceirização ampla e irrestrita. Foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa com a participação de três profissionais terceirizados e três gestores de terceirizados em duas empresas, totalizando seis participantes. As entrevistas semiestruturadas foram gravadas e transcritas com o consentimento dos entrevistados. Os dados obtidos foram submetidos a uma análise textual com o auxílio do software IRAMUTEQ. Os resultados mostraram aspectos divergentes entre os relatos dos terceirizados e gestores. Os profissionais terceirizados tendem a buscar assuntos mais pessoais e individuais sobre angústias, frente a falta de vínculos e a imprevisibilidade no processo de renovação de contrato, sobre sua carreira, salário e demais questões pessoais que podem surgir na relação com seu trabalho, a empresa e as condições contratuais. Já os gestores demonstram estar mais associadas ao contexto da empresa, pensando no sistema como um todo, em que o serviço terceirizado é uma engrenagem necessária para fazer o funcionamento da organização mais dinâmico, tendo em vista o lucro e a produtividade com menor custo. Pode-se concluir que tanto os gestores quanto os profissionais reconhecem a fragilidade dos vínculos a que estão expostos e compreendem suas perdas materiais e subjetivas, demonstrando como a terceirização é um fio condutor para a precarização nas relações de trabalho. Palavras-chave: Terceirização; Precarização do trabalho;TerceirizadoThis dissertation focuses on outsourced work in the views of the outsourced worker and the outsourced contracting manager. Outsourcing is understood to be the entire process of hiring workers by an intermediary company, the ultimate goal of which is to reduce costs with the workforce and (or) to outsource labor conflicts. It is likely that outsourcing has changed the daily life of organizations in the relationships between outsourced workers and permanent workers, thus requiring new interventions in business management. Thus, this dissertation has the general objective of investigating the view of the outsourced worker and the manager of the contracting company about the broad and unrestricted outsourcing institute. A qualitative research was carried out with the participation of three outsourced professionals and three outsourced managers in two companies, totaling six participants. Semi-structured interviews were recorded and transcribed with the interviewees' consent. The obtained data were submitted to a textual analysis with the aid of the software IRAMUTEQ. The results showed divergent aspects between the reports of outsourced workers and managers. Outsourced professionals tend to seek more personal and individual subjects about anguish, given the lack of links and unpredictability in the contract renewal process, about their career, salary and other personal issues that may arise in the relationship with their work, the company and contractual conditions. The managers, on the other hand, demonstrate to be more associated with the context of the company, thinking about the system as a whole, in which the outsourced service is a necessary gear to make the organization's operation more dynamic, in view of the lower cost profit and productivity. It can be concluded that both managers and professionals recognize the fragility of the bonds to which they are exposed and understand their material and subjective losses, demonstrating how outsourcing is a guiding thread for precarious work relationships. Keywords: Outsourcing; Precarious work; Outsourced.Dissertação enviada com autorização e ceretificação via C.I 52624/21 06/08/2021Maciel, Regina Heloisa Mattei de OliveiraMaciel, Regina Heloisa Mattei de OliveiraMatos, Tereza Gláucia RochaIpiranga, Ana Silvia RochaUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em PsicologiaTávora, Marta Memória2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/126370https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/26088porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess1899-12-30T00:00:00Zoai::126370Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:1899-12-30T00:00Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
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