A constitucionalização da carreira de procurador do município como instrumento de defesa do município

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cabral, Tiago Lima Iglesias
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
Texto Completo: https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/129861
Resumo: Atualmente, o Brasil possui 5.568 municípios que apresentam situações bem distintas, que vão desde cidades com população de mais de 1 milhão de habitantes a cidades com pouco mais de mil habitantes, municípios industrializados ou com agricultura ou pecuária forte, e até mesmo aqueles que dependem exclusivamente dos repasses do governo Estadual e Federal para manutenção de sua estrutura municipal e manutenção da economia local. Dentre essas grandes diferenças econômicas e sociais, as administrações locais possuem realidades distintas, que podem configurar em um corpo técnico de servidores efetivos, ou através da terceirização com a contratação de serviços, ou mesmo indicações políticas de servidores sem preparo técnico mínimo necessário, onde, neste trabalho, destacamos a assessoria jurídica. Ressalta-se que a administração pública local deve ser orientada por atividades técnicas, e não por interesses políticos pessoais ou partidários, tendo em vista que a atividade pública deve prezar sempre pelos princípios gerais da administração pública, conforme texto constitucional. Ocorre que dentre a realidade das milhares de prefeituras municipais, muitas delas afastadas dos grandes centros, muitos gestores se utilizam da contratação de equipe técnica para atender a interesses não republicanos e em desrespeito a moralidade pública, motivo pelo qual todos os Municípios devem dispor de Procuradores Municipais aprovados através de concurso público, a fim de que estes, de forma independente e sem interferência política, possam orientar os gestores junto às boas práticas da administração local. Desta forma, este trabalho abordará a formação das primeiras procuraturas no Brasil, tendo como estudo as funções e atividades exercidas pelo Ministério Público, bem como a separação das funções relacionadas à advocacia pública e posterior formação das Procuradorias e suas dificuldades para reconhecimento constitucional das Procuradorias Municipais. A ausência de procuradores municipais efetivos tem como consequência a falta de formação de uma memória jurídica junto ao município, bem como representa uma afronta aos princípios da administração pública pela contratação de assessorias privados ou exercício das funções por servidores em comissão. Diante desta problemática,será demonstrado que a advocacia pública municipal deve ser implementada em todos os municípios do Brasil nos moldes da Constituição Federal, conforme advocacia pública, art. 131 e 132 da Constituição Federal. Quanto à metodologia, a pesquisa desenvolvida foi a descritiva, cujas fontes primordiais utilizadas foram: a Constituição Federal do Brasil, a legislação nacional e a doutrina produzida por estudiosos relacionada à temática, além de jurisprudências englobando a Advocacia Pública. Palavras-Chave: Advocacia Pública. Procurador do Município. Simetria constitucional.
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Ressalta-se que a administração pública local deve ser orientada por atividades técnicas, e não por interesses políticos pessoais ou partidários, tendo em vista que a atividade pública deve prezar sempre pelos princípios gerais da administração pública, conforme texto constitucional. Ocorre que dentre a realidade das milhares de prefeituras municipais, muitas delas afastadas dos grandes centros, muitos gestores se utilizam da contratação de equipe técnica para atender a interesses não republicanos e em desrespeito a moralidade pública, motivo pelo qual todos os Municípios devem dispor de Procuradores Municipais aprovados através de concurso público, a fim de que estes, de forma independente e sem interferência política, possam orientar os gestores junto às boas práticas da administração local. Desta forma, este trabalho abordará a formação das primeiras procuraturas no Brasil, tendo como estudo as funções e atividades exercidas pelo Ministério Público, bem como a separação das funções relacionadas à advocacia pública e posterior formação das Procuradorias e suas dificuldades para reconhecimento constitucional das Procuradorias Municipais. A ausência de procuradores municipais efetivos tem como consequência a falta de formação de uma memória jurídica junto ao município, bem como representa uma afronta aos princípios da administração pública pela contratação de assessorias privados ou exercício das funções por servidores em comissão. Diante desta problemática,será demonstrado que a advocacia pública municipal deve ser implementada em todos os municípios do Brasil nos moldes da Constituição Federal, conforme advocacia pública, art. 131 e 132 da Constituição Federal. Quanto à metodologia, a pesquisa desenvolvida foi a descritiva, cujas fontes primordiais utilizadas foram: a Constituição Federal do Brasil, a legislação nacional e a doutrina produzida por estudiosos relacionada à temática, além de jurisprudências englobando a Advocacia Pública. Palavras-Chave: Advocacia Pública. Procurador do Município. Simetria constitucional.Brazil has 5,568 cities with a population of more than 1 million inhabitants and cities with just over a thousand inhabitants. Industrialized cities with agriculture, strong livestock and those that depend exclusively on money from the State and Federal government to support their municipal structure and maintain the local economy. Among these great economic and social differences, local administrations have different realities that can configure the technical staff of effective servants, the contracting of services, political indications of servants without the necessary minimum technical preparation. And in this research, we highlight legal advice. We emphasize that the local public administration must be guided by technical activities, and not by personal or partisan political interests, since public activity must always value the general principles of public administration, according to the constitutional text. Taking into account that many city halls are far from large centers, many managers use the hiring of technical staff for non-republican interests. As a result, all cities must have prosecutors approved through a public tender. These prosecutors must guide managers along the good practices of local administration independently and without political interference. Thus, this research addressed the formation of the first prosecutors in Brazil exercised by the Public Ministry, as well as the separation of functions related to public advocacy and subsequent formation of prosecutors and their difficulties for constitutional recognition of prosecutors. The absence of effective municipal prosecutors results in the lack of formation of a legal memory within the municipality, as well as represents an affront to the principles of public administration by hiring private advisors or exercising functions by public servants on commission. Thus, it will be demonstrated that municipal public advocacy must be implemented in all cities in Brazil in accordance with the Federal Constitution, according to public advocacy, art. 131 and 132 of the Federal Constitution. The research methodology developed was descriptive, whose primary sources used were: the Brazilian Constitution, national legislation and the doctrine produced by scholars related to the subject, as well as jurisprudence of the Public Advocacy. Keywords: Public Advocacy. City Prosecutors. constitutional symmetryA dissertação foi enviada com autorização e certificação via CI 35696/23 em 18/05/2023Leitão, Rômulo GuilhermeSiqueira, Marcelo SampaioRodrigues, Francisco LisboaUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Direito ConstitucionalCabral, Tiago Lima Iglesias2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/129861https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/28024porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-21T07:12:34Zoai::129861Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:2023-12-21T07:12:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
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