Construção de curso para auditoria de enfermagem: aspectos teóricos e práticos no contexto hospitalar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Palhano, Samira Rodrigues Aguiar
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
Texto Completo: https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/129289
Resumo: Na última década, a atuação da auditoria de Enfermagem apresentou foco na redução dos custos com saúde, cujo maior número de glosas está relacionado aos registros de Enfermagem, o que torna o enfermeiro auditor, protagonista da maior parte das receitas do faturamento hospitalar. Na prática profissional, a deficiência nos saberes multiprofissionais para atuação da auditoria de Enfermagem, acarreta a ineficiência da auditoria realizada, o que torna essencial a capacitação na área. Objetivou-se desenvolver um curso de extensão sobre auditoria de Enfermagem na área hospitalar, na modalidade Educação à Distância (EAD), para acadêmicos e profissionais. Trata-se de um estudo metodológico, realizado entre julho e outubro de 2021, desenvolvido a partir de uma Revisão Integrativa, a fim de atender a seguinte questão norteadora: quais as abordagens teóricas e práticas para elaboração de curso sobre auditoria de Enfermagem no contexto hospitalar? A busca ocorreu por meio de consultas nas principais bases de dados como LILACS, BDENF, MEDLINE, IBECS, Capes, Ebsco, Science Direct e Cochrane. O curso tem carga horária total de 60 horas. Será ministrado de forma online, com momento síncrono agendado, mediante três encontros virtuais e momento assíncrono, por meio de acesso ao conteúdo do curso, em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). A construção do curso contemplou todos os assuntos necessários para o bom desenvolvimento de auditoria de Enfermagem hospitalar, nos seguintes módulos: 1. Introdução à Auditoria de Enfermagem; 2. Auditoria de Enfermagem em contas hospitalares; 3. Auditoria em Clínica Médica; 4. Auditoria em Clínica Cirúrgica e Centro Cirúrgico; 5. Auditoria em Unidade de Terapia Intensiva; e o treinamento com três encontros online de quatro horas, totalizando 12 horas práticas. Foram selecionados 14 artigos para análise de dados. A maior parte das publicações encontradas, envolvem as principais glosas na auditoria de Enfermagem, a importância dos registros em prontuário e o papel do enfermeiro auditor. Não houve artigo que correspondesse à integração entre treinamento em serviço ou educação de Enfermagem na área de auditoria, nem que abordasse quais itens e assuntos são fundamentais para uma auditoria de Enfermagem em contas hospitalares, o que demonstra o ineditismo deste tipo de abordagem na área de auditoria de Enfermagem hospitalar. O curso servirá de base para novas pesquisas na área de auditoria de Enfermagem, cuja temática é pouco explorada no meio científico. Enfatiza-se a necessidade de se realizar estudos sobre auditoria de Enfermagem, com foco na inovação e prática do profissional, o que contribuirá para solidificar a atuação profissional do auditor enfermeiro, área de destaque na Saúde Suplementar, que se apresenta como essencial para a evolução do modelo de saúde praticado no Brasil. Palavras-chave: Treinamento em serviço. Educação em Enfermagem. Auditoria de Enfermagem. Auditoria em saúde.
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Trata-se de um estudo metodológico, realizado entre julho e outubro de 2021, desenvolvido a partir de uma Revisão Integrativa, a fim de atender a seguinte questão norteadora: quais as abordagens teóricas e práticas para elaboração de curso sobre auditoria de Enfermagem no contexto hospitalar? A busca ocorreu por meio de consultas nas principais bases de dados como LILACS, BDENF, MEDLINE, IBECS, Capes, Ebsco, Science Direct e Cochrane. O curso tem carga horária total de 60 horas. Será ministrado de forma online, com momento síncrono agendado, mediante três encontros virtuais e momento assíncrono, por meio de acesso ao conteúdo do curso, em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). A construção do curso contemplou todos os assuntos necessários para o bom desenvolvimento de auditoria de Enfermagem hospitalar, nos seguintes módulos: 1. Introdução à Auditoria de Enfermagem; 2. Auditoria de Enfermagem em contas hospitalares; 3. Auditoria em Clínica Médica; 4. Auditoria em Clínica Cirúrgica e Centro Cirúrgico; 5. Auditoria em Unidade de Terapia Intensiva; e o treinamento com três encontros online de quatro horas, totalizando 12 horas práticas. Foram selecionados 14 artigos para análise de dados. A maior parte das publicações encontradas, envolvem as principais glosas na auditoria de Enfermagem, a importância dos registros em prontuário e o papel do enfermeiro auditor. Não houve artigo que correspondesse à integração entre treinamento em serviço ou educação de Enfermagem na área de auditoria, nem que abordasse quais itens e assuntos são fundamentais para uma auditoria de Enfermagem em contas hospitalares, o que demonstra o ineditismo deste tipo de abordagem na área de auditoria de Enfermagem hospitalar. O curso servirá de base para novas pesquisas na área de auditoria de Enfermagem, cuja temática é pouco explorada no meio científico. Enfatiza-se a necessidade de se realizar estudos sobre auditoria de Enfermagem, com foco na inovação e prática do profissional, o que contribuirá para solidificar a atuação profissional do auditor enfermeiro, área de destaque na Saúde Suplementar, que se apresenta como essencial para a evolução do modelo de saúde praticado no Brasil. Palavras-chave: Treinamento em serviço. Educação em Enfermagem. Auditoria de Enfermagem. Auditoria em saúde.In the last decade, nursing audit has focused on reducing health care costs, whose most disallowances relate to the nursing records, which gives the nursing auditor the leading role in most hospital billing revenues. In professional practice, the lack of multiprofessional knowledge to carry out nursing audits causes their inefficiency. The goal was to design an extension course on nursing audit in the hospital area for professionals and scholars. The course is a methodological study, held from July to October 2021. It was developed from an integrative review in order to answer the following guiding question: what are the theoretical and practical approaches for the compilation of a course on nursing audit in the hospital context? The research has taken place through inquiries on the main databases such as: LILACS, BDENF, MEDLINE, IBECS, Capes, Edsco, Science Direct e Cochrane. The course has a total workload of 60 hours, and it will be conducted online by a scheduled synchronous mode through three visual meetings and by an asynchronous mode through course content access in VLE (Virtual Learning Environment). The compilation of the course addressed all subjects necessary for the proper development of hospital nursing audit in the following modules: 1. Introduction to Nursing Audit. 2. Nursing Audit of Hospital Bills. 3. Clinical Medicine Audit. 4. Surgical Center and Surgical Clinic Audit. 5. Intensive Care Unit (ICU) Audit, and the training, which consists of three four-hour online meetings. Total workload: 12 hours (practice). Fourteen articles were selected for data analysis. Most of the existing literature addresses the main disallowances in nursing auditing, the importance of medical records and the role of the nursing auditor. There is no study that integrates in-service training or nursing education in the area of auditing nor that addresses which items and subjects are essential for the nursing audit of hospital bills, which demonstrates the originality of this approach in the area of hospital nursing audit. The course will serve as a basis for further research in the area of nursing audit, whose topic is seldom explored among the scientific community. It emphasizes the need to carry out new studies on nursing audit with a focus on innovation and professional practice, which will contribute to establishing the nursing auditor's professional performance, a prominent area in Supplementary Health, essential for the evolution of the health system that is practiced in Brazil. Keywords: In-service training. Nursing Education. Nursing Audit. Health care Audit..A dissertação foi enviada com autorização e certificação via CI 13126/23 em 24/02/2023Silva, Raimunda Magalhães daBonfim, Isabela MeloSouza, Priscilla Alfradique deUniversidade de Fortaleza. Mestrado Profissional em Tecnologia e Inovação em EnfermagemPalhano, Samira Rodrigues Aguiar2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/129289https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/27872porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-23T20:59:32Zoai::129289Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:2024-01-23T20:59:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
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