Simulação clínica como ferramenta de educação permanente aos enfermeiros do serviço pré-hospitalar móvel
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
Texto Completo: | https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/123252 |
Resumo: | Na qualificação dos profissionais da saúde, a simulação clínica é utilizada para diversos objetivos de aprendizagem, que não apenas contemplam ao desenvolvimento das habilidades técnicas e o domínio cognitivo, mas integram as competências atitudinais através de cenários simulados de média e alta fidelidade e complexidade capaz de incentivar ao raciocínio crítico e reflexivo em ambiente de aprendizagem seguro. Mediante ao exposto, o estudo objetivou-se implementar a simulação clínica como ferramenta de educação permanente aos enfermeiros do serviço préhospitalar móvel. Pesquisa metodológica com abordagem predominantemente quantitativa, desenvolvida no Núcleo de Educação Permanente-NEP do SAMU 192 Fortaleza, em 3 etapas a seguir: 1ª etapa seleção de conteúdos com a finalidade de reunir e sintetizar resultados da pesquisa acerca da simulação clínica; 2ª etapa construção e validação de conteúdos por juízes especialistas; 3ª etapa avaliação mediante a aplicação da Escala da Satisfação, Autoconfiança na Aprendizagem (ESAA). A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade de FortalezaUNIFOR (parecer nº 2.505.271). Os juízes foram contactados por email tanto para aceitação da participação como para validação do conteúdo dos roteiros de cenários via Google formulário. Utilizou-se para validação de conteúdo, o índice de validação de conteúdo (IVC), que em relação aos itens propostos todos os critérios foram avaliados e validados pelos juízes especialistas, visto que obtiveram um IVC acima de 80%. Quanto à Escala da Satisfação, Autoconfiança na Aprendizagem no quesito da satisfação no total de 11(100%) concordaram com o método do ensino simulado; e quanto à autoconfiança 9 (82%) concordaram que os recursos utilizados na atividade simulada foram úteis para proporcionar autoconfiança no aprendizado. Concluiu-se que a simulação clínica na qualificação dos enfermeiros que atuam no serviço de atendimento préhospitalar móvel favoreceu um aprendizado significativo, demonstrando eficácia no desenvolvimento das habilidades técnicas e comportamentais. |
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Simulação clínica como ferramenta de educação permanente aos enfermeiros do serviço pré-hospitalar móvelAtendimento de emergência pré-hospitalarEnfermagem - CuidadosEnfermeiro - FormaçãoNa qualificação dos profissionais da saúde, a simulação clínica é utilizada para diversos objetivos de aprendizagem, que não apenas contemplam ao desenvolvimento das habilidades técnicas e o domínio cognitivo, mas integram as competências atitudinais através de cenários simulados de média e alta fidelidade e complexidade capaz de incentivar ao raciocínio crítico e reflexivo em ambiente de aprendizagem seguro. Mediante ao exposto, o estudo objetivou-se implementar a simulação clínica como ferramenta de educação permanente aos enfermeiros do serviço préhospitalar móvel. Pesquisa metodológica com abordagem predominantemente quantitativa, desenvolvida no Núcleo de Educação Permanente-NEP do SAMU 192 Fortaleza, em 3 etapas a seguir: 1ª etapa seleção de conteúdos com a finalidade de reunir e sintetizar resultados da pesquisa acerca da simulação clínica; 2ª etapa construção e validação de conteúdos por juízes especialistas; 3ª etapa avaliação mediante a aplicação da Escala da Satisfação, Autoconfiança na Aprendizagem (ESAA). A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade de FortalezaUNIFOR (parecer nº 2.505.271). Os juízes foram contactados por email tanto para aceitação da participação como para validação do conteúdo dos roteiros de cenários via Google formulário. Utilizou-se para validação de conteúdo, o índice de validação de conteúdo (IVC), que em relação aos itens propostos todos os critérios foram avaliados e validados pelos juízes especialistas, visto que obtiveram um IVC acima de 80%. Quanto à Escala da Satisfação, Autoconfiança na Aprendizagem no quesito da satisfação no total de 11(100%) concordaram com o método do ensino simulado; e quanto à autoconfiança 9 (82%) concordaram que os recursos utilizados na atividade simulada foram úteis para proporcionar autoconfiança no aprendizado. Concluiu-se que a simulação clínica na qualificação dos enfermeiros que atuam no serviço de atendimento préhospitalar móvel favoreceu um aprendizado significativo, demonstrando eficácia no desenvolvimento das habilidades técnicas e comportamentais.In the qualification of health professionals, clinical simulation is used for various learning objectives, which not only contemplate the development of technical skills and cognitive mastery, but integrate attitudinal competences through simulated scenarios of medium and high fidelity and complexity capable of encourage critical and reasoning in a safe learning environment. Therefore, the study aimed to implement clinical simulation as a permanent education tool for nurses in prehospital service. Methodological research with a predominantly quantitative approach, developed at the Center for Continuing Education of SAMU 192 Fortaleza, in the following 3 steps: 1st stage content selection in order to gather and synthesize research results about clinical simulation; 2nd stage content construction and validation by expert judges; 3rd stage evaluation through the application of the Satisfaction, Self-Confidence in Learning Scale. The research was approved by the Research Ethics Committee of the University of Fortaleza - UNIFOR (No. 2.505.271). The judges were contacted by email both for acceptance of participation and for validation of scenario script content via Google Form. It was used for content validation, the content validation index (CVI), which in relation to the proposed items all criteria were evaluated and validated by the expert judges, since they obtained a CVI above 80%. Regarding the Satisfaction, Self-Confidence in Learning Scale in the question of satisfaction in a total of 11 (100%) agreed with the simulated teaching method; As for self-confidence 9 (82%) agreed that the resources used in the simulated activity were useful to provide self-confidence in learning. It was concluded that the clinical simulation in the qualification of nurses working in the pre-hospital service favored a significant learning, demonstrating efficacy in the development of technical and behavioral skills.Dissertação enviada com autorização e certificação via CI 5975/2020Freitas, Julyana GomesFreitas, Julyana GomesCaltero, Christine Marcelle Marie Louise GuesdonUniversidade de Fortaleza. Mestrado Profissional em Tecnologia e Inovação em EnfermagemSantos, Wilcilene Oliveira dos2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/123252https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/23752porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess1899-12-30T00:00:00Zoai::123252Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:1899-12-30T00:00Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false |
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