Significados da experiência de fotografar sob a perspectiva da teoria da complexidade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
Texto Completo: | https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/101400 |
Resumo: | As experiências vivenciadas na infância marcaram a existência deste pesquisador com imagens de grande significado, que lhe despertaram o gosto pela fotografia e pelos estudos da teoria da complexidade. Diferentemente da tranquilidade que marcava aquela época, neste momento contemporâneo, a humanidade está vivendo uma realidade dominada pela liquidez, pela aceleração e pela cultura do efêmero, e caracterizada pelo hiperconsumo. As pessoas, entretanto, parecem consumir mais as imagens do que as realidades que essas imagens representam. E as aparências registradas podem nem sempre apresentar fielmente a realidade. Considerando-se esse contexto, e que processos de fotografar parecem ser processos complexos, o objetivo deste estudo consistiu em identificar significados que fotógrafos atribuem às suas experiências nos processos de fotografar. Para tanto, desenvolveu-se uma investigação de enfoque qualitativo, de natureza exploratória, mediada pelas pesquisas bibliográfica e de campo. Assim, na literatura estudada, foi possível identificar evidências da existência de características complexas na experiência de ócio, na Estética e na Fotografia, o que levou a se inferir que a sensibilização pela visão complexa pode ampliar as possibilidades de vivências de experiências de ócio estético durante os processos de fotografar. E no campo, mediante a utilização de entrevista narrativa, buscou-se produzir dados para identificar essas experiências, seus componentes e respectivos significados. Levando-se em consideração a teoria das representações sociais, esses dados foram analisados com o uso da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo ? DSC e formatados e registradas com o auxílio do software Qualiquantisoft. Partindo dessas análises, os componentes e significados identificados permitiram inferir que essas experiências são expressas, para esses fotógrafos, como experiências de contemplação e de atitude de criação ? cujo horizonte é a beleza ? e que ensejam grande prazer de fruição, contendo características, componentes e significados semelhantes aos de experiências de ócio estético. Palavras-chave: Complexidade. Discurso do Sujeito Coletivo. Experiência de ócio. Estética fotográfica. Ócio estético. |
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Significados da experiência de fotografar sob a perspectiva da teoria da complexidadeMeaning of the experience of photographing under the perspective of complexity theoryÓcio - Aspectos psicológicosFotografiaDiscurso do sujeito coletivoAs experiências vivenciadas na infância marcaram a existência deste pesquisador com imagens de grande significado, que lhe despertaram o gosto pela fotografia e pelos estudos da teoria da complexidade. Diferentemente da tranquilidade que marcava aquela época, neste momento contemporâneo, a humanidade está vivendo uma realidade dominada pela liquidez, pela aceleração e pela cultura do efêmero, e caracterizada pelo hiperconsumo. As pessoas, entretanto, parecem consumir mais as imagens do que as realidades que essas imagens representam. E as aparências registradas podem nem sempre apresentar fielmente a realidade. Considerando-se esse contexto, e que processos de fotografar parecem ser processos complexos, o objetivo deste estudo consistiu em identificar significados que fotógrafos atribuem às suas experiências nos processos de fotografar. Para tanto, desenvolveu-se uma investigação de enfoque qualitativo, de natureza exploratória, mediada pelas pesquisas bibliográfica e de campo. Assim, na literatura estudada, foi possível identificar evidências da existência de características complexas na experiência de ócio, na Estética e na Fotografia, o que levou a se inferir que a sensibilização pela visão complexa pode ampliar as possibilidades de vivências de experiências de ócio estético durante os processos de fotografar. E no campo, mediante a utilização de entrevista narrativa, buscou-se produzir dados para identificar essas experiências, seus componentes e respectivos significados. Levando-se em consideração a teoria das representações sociais, esses dados foram analisados com o uso da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo ? DSC e formatados e registradas com o auxílio do software Qualiquantisoft. Partindo dessas análises, os componentes e significados identificados permitiram inferir que essas experiências são expressas, para esses fotógrafos, como experiências de contemplação e de atitude de criação ? cujo horizonte é a beleza ? e que ensejam grande prazer de fruição, contendo características, componentes e significados semelhantes aos de experiências de ócio estético. Palavras-chave: Complexidade. Discurso do Sujeito Coletivo. Experiência de ócio. Estética fotográfica. Ócio estético.Experienced lived during childhood marked this researcher?s existence with images of great significance, which awakened his taste for photography and by the studies of the complexity theory. Differently from the tranquility that marked that time, nowadays humanity is experiencing a reality dominated by liquidity, acceleration and culture of the ephemeral and characterized by hyper-consumption. People, however, seem to consume more the images than the realities that these images represent. And the registered appearances may not always present reality faithfully. Considering this context, and that processes of shooting seem to be complex processes, the objective of this investigation was to identify the meanings that photographers attach to their experiences in the processes of shooting. To do so, a research of qualitative approach, exploratory nature, mediated by bibliographic and field research was developed. Thus, in the studied literature, it was possible to identify evidence for the existence of complex characteristics in the leisure experience, in Aesthetics and in Photography, which led to infer that the sensitization through complex vision can extend the possibilities of living experiences of aesthetic leisure during the process of shooting. And in the field, through the use of narrative interview, we sought to produce data to identify these experiences, their components and respective meanings. Taking into consideration the Theory of Social Representations, this data was analyzed by using the technique of Collective Subject Discourse ? CSD and was formatted and recorded with the help of the Qualiquantisoft software. From these analyses, the identified components and meanings allowed to infer that these experiences are expressed, for these photographers, as experiences of contemplation and creative attitude ? whose horizon is beauty ? and that generate great pleasure to enjoy, containing features, components and meanings similar to those of aesthetic leisure experience. Keywords: Complexity. Collective Subject Discourse. Leisure experience. Photographic aesthetics. Aesthetic leisure.Martins, José Clerton de OliveiraMartins, José Clerton de OliveiraBaptista, Maria Manuel Rocha TeixeiraLefreve, FernandoSales, Jose Albio Moreira deTeixeira, Leônia CavalcanteUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em PsicologiaTôrres, José Júlio Martins2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/101400https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/11011Disponibilidade forma física: Existe obra impressa de código : 93098porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-29T09:44:15Zoai::101400Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:2023-08-29T09:44:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false |
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