Desenvolvimento de uma tecnologia educativa para capacitar enfermeiros na avaliação e prevenção do pé diabético

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maia, Aika Barros Barbosa
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
Texto Completo: https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/116568
Resumo: Entre as complicações crônicas do Diabetes Mellitus, a ulceração e a amputação de extremidades ¿ complicações estas do Pé Diabético, são algumas das mais graves e de maior impacto socioeconômico, sendo, infelizmente, ainda freqüentes na nossa população. De acordo com as recomendações da Associação Americana do Diabetes (2013), grande parcela dos casos de amputações de membros inferiores em pessoas com Diabetes Mellitus é evitável, através de abordagens educativas e do exame periódico dos pés das pessoas com Diabetes Mellitus. Diante do exposto surgiu a hipótese da pesquisa: Como desenvolver e validar uma tecnologia educativa para capacitar Enfermeiros na avaliação e prevenção do Pé Diabético? O desenvolvimento de uma tecnologia educacional tem a finalidade de contribui para o exercício profissional de Enfermagem, tornando a prática profissional singular, diferenciada e específica. O objetivo desta pesquisa foi desenvolver uma tecnologia educativa para capacitar enfermeiros para avaliação e prevenção do Pé Diabético. Trata-se de uma pesquisa metodológica que seguiu um processo metodológico de duas etapas: A primeira etapa refere-se ao desenvolvimento da tecnologia educativa e a segunda etapa a validação do conteúdo do mesmo. Na primeira etapa o desenvolvimento da tecnologia educativa ocorreu com a elaboração do curso através do embasamento cientifico da literatura, após a coleta de pesquisa bibliográfica descritiva dos conteúdos na base de dados, em seguida foi elaborado um plano de ensino com todos os passos metodológicos pedagógicos necessários. Na segunda etapa foi realizada a validação de conteúdo com cinco enfermeiros juízes especialista na área, que fizeram o processo de validação do conteúdo do curso. Nos resultados o conteúdo do curso foi avaliado quanto a sua clareza, relevância em 15 aspectos de análise e abordagem do conteúdo com sua aplicação teórica - prático. Para essa análise calculou-se o Índice de Validade de Conteúdo sendo considerados itens validos aqueles com CVI ¿ 0,80. Ao aplicar três equações (SCVI/Ave, SCVI/UA e I-CVI), obteve-se CVI de 0,96, indicando que o conteúdo do curso é representativo a ser implementado sobre capacitação e aperfeiçoamento para os profissionais de Enfermagem. Com isso, acredita-se que a Enfermagem precisa construir validar e avaliar materiais educativos e tecnologias que lhe permitam exercer suas atividades de forma ágil, criativa e comprometida com a saúde e as reais necessidades daqueles a quem presta cuidado.
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O desenvolvimento de uma tecnologia educacional tem a finalidade de contribui para o exercício profissional de Enfermagem, tornando a prática profissional singular, diferenciada e específica. O objetivo desta pesquisa foi desenvolver uma tecnologia educativa para capacitar enfermeiros para avaliação e prevenção do Pé Diabético. Trata-se de uma pesquisa metodológica que seguiu um processo metodológico de duas etapas: A primeira etapa refere-se ao desenvolvimento da tecnologia educativa e a segunda etapa a validação do conteúdo do mesmo. Na primeira etapa o desenvolvimento da tecnologia educativa ocorreu com a elaboração do curso através do embasamento cientifico da literatura, após a coleta de pesquisa bibliográfica descritiva dos conteúdos na base de dados, em seguida foi elaborado um plano de ensino com todos os passos metodológicos pedagógicos necessários. Na segunda etapa foi realizada a validação de conteúdo com cinco enfermeiros juízes especialista na área, que fizeram o processo de validação do conteúdo do curso. Nos resultados o conteúdo do curso foi avaliado quanto a sua clareza, relevância em 15 aspectos de análise e abordagem do conteúdo com sua aplicação teórica - prático. Para essa análise calculou-se o Índice de Validade de Conteúdo sendo considerados itens validos aqueles com CVI ¿ 0,80. Ao aplicar três equações (SCVI/Ave, SCVI/UA e I-CVI), obteve-se CVI de 0,96, indicando que o conteúdo do curso é representativo a ser implementado sobre capacitação e aperfeiçoamento para os profissionais de Enfermagem. Com isso, acredita-se que a Enfermagem precisa construir validar e avaliar materiais educativos e tecnologias que lhe permitam exercer suas atividades de forma ágil, criativa e comprometida com a saúde e as reais necessidades daqueles a quem presta cuidado.Among the chronic complications of Diabetes Mellitus, ulceration and amputation of the extremities - Diabetic Foot complications are some of the most serious and of greatest socioeconomic impact, and are unfortunately still frequent in our population. According to the recommendations of the American Diabetes Association (2013), a large proportion of cases of lower limb amputations in people with Diabetes Mellitus avoidable, through educational approaches and periodic examination of the feet of people with Diabetes Mellitus. The development of an educational technology has the purpose of contributing to the professional practice of Nursing, making the professional practice singular, differentiated and specific. The objective of this research was to develop an educational technology to train Nurses for evaluation and prevention of diabetic foot. It is a methodological research that followed a methodological process of two stages: The first stage refers to the development of the educational technology and the second stage the validation of the content of the same. In the first stage the development of educational technology occurred with the elaboration of the course through the scientific basis of the literature, after the collection of bibliographic research descriptive of the contents in the database, followed by a teaching plan with all the necessary pedagogical methodological steps. In the second stage content validation was performed with 5 Nurses judges specialists in the area, who did the validation process of the course content. In the results the content of the course was evaluated for its clarity, relevance in 15 aspects of analysis and content approach with its theoretical - practical application. For this analysis, the Content Validity Index was calculated, considering items with CVI ¿ 0.80. When applying three equations (SCVI / Ave, SCVI / UA and I-CVI), CVI of 0.96 was obtained, indicating that the content of the course is representative to be implemented on training and improvement for Nursing professionals. With this, it is believed that nursing needs to construct, validate and evaluate educational materials and technologies that enable it to carry out its activities in an agile, creative and committed way to the health and the real needs of those who care.Dissertacao enviada com autorizacao e certificacao via CI 114632/18Bessa, Maria Eliana PeixotoBessa, Maria Eliana PeixotoMarques, Marília BragaLira, Samira Valentim GamaUniversidade de Fortaleza. Mestrado Profissional em Tecnologia e Inovação em EnfermagemMaia, Aika Barros Barbosa2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/116568https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/20386porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess1899-12-30T00:00:00Zoai::116568Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:1899-12-30T00:00Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
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