Análise dos efeitos psicofisiológicos e comportamentais em escolares praticantes de meditação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Roberto
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
Texto Completo: https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/129568
Resumo: A adolescência é marcada por transformações biopsicossocias estabelecidas pelas relações com a família e a sociedade. Estas relações quando mal estabelecidas podem promover transtornos psicofisiológicos e interferir negativamente na qualidade de vida deste adolescente. Com a pandemia mundial da COVID-19, as relações sociais passaram a ser virtuais e estes transtornos agravados. A meditação, quando inserida na rotina diária destes escolares, pode ser uma importante estratégia de controle destes sintomas. Este estudo teve por objetivo avaliar os efeitos psicofisiológicos e comportamentais em escolares praticantes de meditação. Trata-se de uma pesquisa de campo, com abordagem quanti-qualitativa, referenciada pela pesquisa-ação realizada com 28 adolescentes escolares. A avaliação dos níveis de depressão, ansiedade e estresse foi realizada através da Escala de Depressão, Ansiedade e Estresse para Adolescentes (EDAE-A), adaptada e validada para adolescentes brasileiros e a qualidade de vida através do questionário WHOQOL-breve, antes e após oito semanas de meditação. A avaliação qualitativa foi balizada pela observação participante com registro em diário de campo, grupo focal e entrevista semiestruturada. Os resultados quantitativos foram analisados no software SPSS versão 20.0, expressos como média e desvio padrão da média. O nível de significância estabelecido foi de p <0,05. Os resultados qualitativos foram analisados pelo software IRAMUTEQ. Os resultados evidenciaram uma melhora significativa na percepção da qualidade de vida destes escolares nos domínios: físico (p=0,022), psicológico (p=0,018), na satisfação pessoal (p=0,014) e na qualidade de vida geral (p=0,016), bem como uma melhora significativa em todos os domínios (Depressão: p=0,013; Ansiedade: p=0,002; Estresse: p=0,006) na comparação entre o período pré e pós prática de meditação. O corpus geral das entrevistas foi constituído por 10 textos, separados em 66 segmentos de texto (ST), com aproveitamento de 57 STs (86,36%). Emergiram 1723 ocorrências (palavras, formas ou vocábulos), sendo 524 palavras distintas e 303 com uma única ocorrência. O conteúdo analisado foi categorizado em três classes: Classe 1 ¿ ¿A meditação no controle dos sintomas psicofisiológicos¿, com 19 ST (33,33%); Classe 2 ¿ ¿Os exercícios respiratórios como estratégia na mudança de comportamento¿, com 14 ST (24,56%) e a Classe 3 ¿ ¿A meditação no controle dos sintomas físicos e na melhora do rendimento acadêmico¿, com 24 ST (42,11%). O corpus geral do grupo focal foi constituído por três textos, separados em 31 segmentos de texto (ST), com aproveitamento de 31 STs (100,0%). Emergiram 440 ocorrências (palavras, formas ou vocábulos), sendo 190 palavras distintas e 124 com uma única ocorrência. O conteúdo analisado foi categorizado em duas classes: Classe 1 ¿ ¿Controle dos sintomas psicofisiológicos e comportamentais¿, com 16 ST (51,61%) e a Classe 2 ¿ ¿Controle dos sintomas físicos¿, com 15 ST (48,39%). A nuvem de palavras, a análise de similitude dos depoimentos das entrevistas e do grupo focal e a observação participante consolidaram os resultados das análises quantiqualitativas. Conclui-se que a prática regular da meditação com atenção focada em três tempos promoveu a melhora da qualidade de vida, reduziu os sintomas físicos e psicofisiológicos, bem como promoveu mudanças comportamentais salutares nos adolescentes escolares investigados. Palavras-chave: Ansiedade. Estresse psicológico. Depressão. Adolescente. Meditação.
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