Vivenciando o tempo livre em Shopping Center: um estudo qualitativo sobre idosos na cidade de Fortaleza

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Hommel Pinheiro
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
Texto Completo: https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/100716
Resumo: Este estudo teve como objetivo geral investigar os motivos que levam o idoso a vivenciar seu tempo livre em Shopping Center na cidade de Fortaleza. Trata-se de pesquisa qualitativa de caráter exploratório e descritivo, com embasamento teórico na abordagem da representação social, desenvolvida mediante a aplicação de entrevistas semiestruturadas individuais com quarenta idosos frequentadores do Shopping CenterUm, cujos dados foram tratados com a técnica da análise do discurso. Evidenciou-se que variáveis como limpeza, segurança, acessibilidade e comodidade nos serviços se apresentam de modo semelhante para a maioria dos entrevistados, o que permitiu sua aglutinação em uma categoria denominada, nesta pesquisa, de aspectos físicos estruturais. Os resultados apontaram que a vivência do tempo livre pelos idosos evidencia, principalmente, a necessidade de se sentir seguro, em um local limpo e arejado, cuja acessibilidade seja percebida e sentida, bem como a comodidade de experimentar vários serviços em um único local. Verificou-se certa satisfação/orgulho dos participantes por vivenciar seu tempo livre no shopping, e consciência de que essa vivência lhes oportuniza, entre outras coisas, manter sua lucidez e aprender diariamente. Por outro lado, a possibilidade de vivenciar cultura, diversão, lazer e consumo em um mesmo espaço justifica sua opção pelo shoppingcomo local de vivência dessas atividades, categorizadas como aspectos sociais. A vivência no shopping é relaxante para muitos. Existem relatos de satisfação com os encontros no shopping aos finais de semana e feriados. As estratégias de vivência utilizadas mostram a satisfação e/ou felicidade em forma de amizade, lazer, diversão e/ou consumo, especialmente com relação à vivência desse tempo livre. Palavras-chave: Idoso. Tempo livre. Shopping Center. Lazer.
id UFOR_76d6c9a59e44edd2c6ea780863f599c9
oai_identifier_str oai::100716
network_acronym_str UFOR
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
repository_id_str
spelling Vivenciando o tempo livre em Shopping Center: um estudo qualitativo sobre idosos na cidade de FortalezaFree time living in Shopping Center : a qualitative study of elderly in the city of FortalezaIdosos - Aspectos psicológicosLazerShopping CentersEste estudo teve como objetivo geral investigar os motivos que levam o idoso a vivenciar seu tempo livre em Shopping Center na cidade de Fortaleza. Trata-se de pesquisa qualitativa de caráter exploratório e descritivo, com embasamento teórico na abordagem da representação social, desenvolvida mediante a aplicação de entrevistas semiestruturadas individuais com quarenta idosos frequentadores do Shopping CenterUm, cujos dados foram tratados com a técnica da análise do discurso. Evidenciou-se que variáveis como limpeza, segurança, acessibilidade e comodidade nos serviços se apresentam de modo semelhante para a maioria dos entrevistados, o que permitiu sua aglutinação em uma categoria denominada, nesta pesquisa, de aspectos físicos estruturais. Os resultados apontaram que a vivência do tempo livre pelos idosos evidencia, principalmente, a necessidade de se sentir seguro, em um local limpo e arejado, cuja acessibilidade seja percebida e sentida, bem como a comodidade de experimentar vários serviços em um único local. Verificou-se certa satisfação/orgulho dos participantes por vivenciar seu tempo livre no shopping, e consciência de que essa vivência lhes oportuniza, entre outras coisas, manter sua lucidez e aprender diariamente. Por outro lado, a possibilidade de vivenciar cultura, diversão, lazer e consumo em um mesmo espaço justifica sua opção pelo shoppingcomo local de vivência dessas atividades, categorizadas como aspectos sociais. A vivência no shopping é relaxante para muitos. Existem relatos de satisfação com os encontros no shopping aos finais de semana e feriados. As estratégias de vivência utilizadas mostram a satisfação e/ou felicidade em forma de amizade, lazer, diversão e/ou consumo, especialmente com relação à vivência desse tempo livre. Palavras-chave: Idoso. Tempo livre. Shopping Center. Lazer.This study aimed to investigate the reasons that lead the elderly to experience their free time in shopping mall in the city of Fortaleza. It?s a qualitative research, in an exploratory and descriptive way, with theoretical basis on social representation approach, developed through the application of individual semi-structured interviews with forty elderly goers to the ONE Mall, which data were treated with the technique of discourse analysis. It was evidenced that variables such as cleaning, security, accessibility and convenience services present themselves similarly to the majority of respondents, which allowed its agglutination in a category called, in this research, structural physical aspects. The results showed that the experience of free time by elderly highlights, mainly, the need to feel safe, in a clean and airy place, whose accessibility is perceived and felt, as well as the convenience of experience multiple services in a single location. There was a certain satisfaction/pride of the participants by experiencing his spare time at the Mall, and aware that this experience backed them, among other things, maintain their lucidity and learn daily.On the other hand, the possibility to experience culture, entertainment, leisure and consumption in a same space justifies its option for the Mall as a place to experience these activities, categorized as social aspects. The experience in shopping is relaxing for many. There are reports of satisfaction with the meetings at the Mall on weekends and holidays. Experience strategies used show the satisfaction and/or happiness in a friendship, recreation, fun and/or consumption way, particularly with respect to the experience of that free time. Keywords: Elderly. Spare time. Shopping Center.Leisure.Martins, José Clerton de OliveiraMartins, José Clerton de OliveiraMatos, Tereza Gláucia RochaFrancileudo, Francisco AntonioUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em PsicologiaLima, Hommel Pinheiro2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/100716https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/10734Disponibilidade forma física: Existe obra impressa de código : 92594porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-26T07:49:57Zoai::100716Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:2024-01-26T07:49:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
dc.title.none.fl_str_mv Vivenciando o tempo livre em Shopping Center: um estudo qualitativo sobre idosos na cidade de Fortaleza
Free time living in Shopping Center : a qualitative study of elderly in the city of Fortaleza
title Vivenciando o tempo livre em Shopping Center: um estudo qualitativo sobre idosos na cidade de Fortaleza
spellingShingle Vivenciando o tempo livre em Shopping Center: um estudo qualitativo sobre idosos na cidade de Fortaleza
Lima, Hommel Pinheiro
Idosos - Aspectos psicológicos
Lazer
Shopping Centers
title_short Vivenciando o tempo livre em Shopping Center: um estudo qualitativo sobre idosos na cidade de Fortaleza
title_full Vivenciando o tempo livre em Shopping Center: um estudo qualitativo sobre idosos na cidade de Fortaleza
title_fullStr Vivenciando o tempo livre em Shopping Center: um estudo qualitativo sobre idosos na cidade de Fortaleza
title_full_unstemmed Vivenciando o tempo livre em Shopping Center: um estudo qualitativo sobre idosos na cidade de Fortaleza
title_sort Vivenciando o tempo livre em Shopping Center: um estudo qualitativo sobre idosos na cidade de Fortaleza
author Lima, Hommel Pinheiro
author_facet Lima, Hommel Pinheiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, José Clerton de Oliveira
Martins, José Clerton de Oliveira
Matos, Tereza Gláucia Rocha
Francileudo, Francisco Antonio
Universidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Psicologia
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Hommel Pinheiro
dc.subject.por.fl_str_mv Idosos - Aspectos psicológicos
Lazer
Shopping Centers
topic Idosos - Aspectos psicológicos
Lazer
Shopping Centers
description Este estudo teve como objetivo geral investigar os motivos que levam o idoso a vivenciar seu tempo livre em Shopping Center na cidade de Fortaleza. Trata-se de pesquisa qualitativa de caráter exploratório e descritivo, com embasamento teórico na abordagem da representação social, desenvolvida mediante a aplicação de entrevistas semiestruturadas individuais com quarenta idosos frequentadores do Shopping CenterUm, cujos dados foram tratados com a técnica da análise do discurso. Evidenciou-se que variáveis como limpeza, segurança, acessibilidade e comodidade nos serviços se apresentam de modo semelhante para a maioria dos entrevistados, o que permitiu sua aglutinação em uma categoria denominada, nesta pesquisa, de aspectos físicos estruturais. Os resultados apontaram que a vivência do tempo livre pelos idosos evidencia, principalmente, a necessidade de se sentir seguro, em um local limpo e arejado, cuja acessibilidade seja percebida e sentida, bem como a comodidade de experimentar vários serviços em um único local. Verificou-se certa satisfação/orgulho dos participantes por vivenciar seu tempo livre no shopping, e consciência de que essa vivência lhes oportuniza, entre outras coisas, manter sua lucidez e aprender diariamente. Por outro lado, a possibilidade de vivenciar cultura, diversão, lazer e consumo em um mesmo espaço justifica sua opção pelo shoppingcomo local de vivência dessas atividades, categorizadas como aspectos sociais. A vivência no shopping é relaxante para muitos. Existem relatos de satisfação com os encontros no shopping aos finais de semana e feriados. As estratégias de vivência utilizadas mostram a satisfação e/ou felicidade em forma de amizade, lazer, diversão e/ou consumo, especialmente com relação à vivência desse tempo livre. Palavras-chave: Idoso. Tempo livre. Shopping Center. Lazer.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/100716
url https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/100716
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/10734
Disponibilidade forma física: Existe obra impressa de código : 92594
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron:UNIFOR
instname_str Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron_str UNIFOR
institution UNIFOR
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
repository.mail.fl_str_mv bib@unifor.br||bib@unifor.br
_version_ 1815437298434572288