Um framework de elaboração de persona empresa para suporte na análise de valor de negócio na aplicação em sistemas de redes sociais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nobrega, Carlos Lenine de Oliveira
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
Texto Completo: https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/94327
Resumo: Este trabalho apresenta um estudo realizado para conhecimento dos usuários de perfis de redes sociais criados no twitter, envolvidos nas questões de trânsito e meio ambiente. Tal conhecimento permite manter o sucesso contínuo da rede, pois possibilita direcionar o perfil da rede para os interesses de seus usuários, gerando oportunidades para a realização de negócios. As técnicas de conhecimento dos usuários usadas foram o uso de um framework de elaboração de Personas, aplicação de questionários e observação das interações na rede, com o objetivo de elaborar perfis de usuários representativos dos sistemas sociais deste estudo. Foi então percebida a necessidade de inclusão de novas características não contempladas no framework de elaboração de Personas para abranger perfis de usuários do tipo Empresa. Com o estudo e classificação de valores em softwares sociais, tais como valores pessoais, valores coletivos e valores técnicos, foi também verificada a necessidade da análise de novos tipos de valores para estudo de aderência nos softwares sociais, no suporte a geração de negócios. Como resultado deste trabalho foi sugerida uma nova instância do framework de elaboração de Personas para usuários tipo Empresa e uma tabela com valores de Negócios para a análise de aderência em sistemas de softwares sociais. PALAVRAS-CHAVE: Persona, Rede social, Valores de Negócio, Twitter, Modelagem de Usuários, Usuários Empresa.
id UFOR_7aa93e45b14c2553bbbdcab6515f8d43
oai_identifier_str oai::94327
network_acronym_str UFOR
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
repository_id_str
spelling Um framework de elaboração de persona empresa para suporte na análise de valor de negócio na aplicação em sistemas de redes sociaisRedes sociaisInterface com o usuárioEste trabalho apresenta um estudo realizado para conhecimento dos usuários de perfis de redes sociais criados no twitter, envolvidos nas questões de trânsito e meio ambiente. Tal conhecimento permite manter o sucesso contínuo da rede, pois possibilita direcionar o perfil da rede para os interesses de seus usuários, gerando oportunidades para a realização de negócios. As técnicas de conhecimento dos usuários usadas foram o uso de um framework de elaboração de Personas, aplicação de questionários e observação das interações na rede, com o objetivo de elaborar perfis de usuários representativos dos sistemas sociais deste estudo. Foi então percebida a necessidade de inclusão de novas características não contempladas no framework de elaboração de Personas para abranger perfis de usuários do tipo Empresa. Com o estudo e classificação de valores em softwares sociais, tais como valores pessoais, valores coletivos e valores técnicos, foi também verificada a necessidade da análise de novos tipos de valores para estudo de aderência nos softwares sociais, no suporte a geração de negócios. Como resultado deste trabalho foi sugerida uma nova instância do framework de elaboração de Personas para usuários tipo Empresa e uma tabela com valores de Negócios para a análise de aderência em sistemas de softwares sociais. PALAVRAS-CHAVE: Persona, Rede social, Valores de Negócio, Twitter, Modelagem de Usuários, Usuários Empresa.This paper presents a study for the knowledge of users of social networking profiles created on Twitter, involved in the issues of transit and the environment. Such knowledge allows you to maintain the continued success of the network, it allows direct the network profile for the interests of their users, generating opportunities for doing business. The used techniques for the knowledge of users were using a framework of developing personas, questionnaires and observation of interactions in the network with the goal of developing user profiles representative of the social systems in this study. It was then perceived the need to include new features not covered in the framework of developing personas to include user profiles such Company. With the study and classification of values in social software, such as personal values,collective values and technical values, was also verified the need for analysis of new types of value for study of adherence in social software in supporting the business generation. As a result of this work was suggested a new instance of the framework of developing personas for Company users and a table with business values for analysis on social software systems. KEY WORDS: Persona, Social Network, Business Values, Twitter, User Modeling, Enterprise Users.This paper presents a study for the knowledge of users of social networking profiles created on Twitter, involved in the issues of transit and the environment. Such knowledge allows you to maintain the continued success of the network, it allows direct the network profile for the interests of their users, generating opportunities for doing business. The used techniques for the knowledge of users were using a framework of developing personas, questionnaires and observation of interactions in the network with the goal of developing user profiles representative of the social systems in this study. It was then perceived the need to include new features not covered in the framework of developing personas to include user profiles such Company. With the study and classification of values in social software, such as personal values,collective values and technical values, was also verified the need for analysis of new types of value for study of adherence in social software in supporting the business generation. As a result of this work was suggested a new instance of the framework of developing personas for Company users and a table with business values for analysis on social software systems. KEY WORDS: Persona, Social Network, Business Values, Twitter, User Modeling, Enterprise Users.This paper presents a study for the knowledge of users of social networking profiles created on Twitter, involved in the issues of transit and the environment. Such knowledge allows you to maintain the continued success of the network, it allows direct the network profile for the interests of their users, generating opportunities for doing business. The used techniques for the knowledge of users were using a framework of developing personas, questionnaires and observation of interactions in the network with the goal of developing user profiles representative of the social systems in this study. It was then perceived the need to include new features not covered in the framework of developing personas to include user profiles such Company. With the study and classification of values in social software, such as personal values,collective values and technical values, was also verified the need for analysis of new types of value for study of adherence in social software in supporting the business generation. As a result of this work was suggested a new instance of the framework of developing personas for Company users and a table with business values for analysis on social software systems. KEY WORDS: Persona, Social Network, Business Values, Twitter, User Modeling, Enterprise Users.This paper presents a study for the knowledge of users of social networking profiles created on Twitter, involved in the issues of transit and the environment. Such knowledge allows you to maintain the continued success of the network, it allows direct the network profile for the interests of their users, generating opportunities for doing business. The used techniques for the knowledge of users were using a framework of developing personas, questionnaires and observation of interactions in the network with the goal of developing user profiles representative of the social systems in this study. It was then perceived the need to include new features not covered in the framework of developing personas to include user profiles such Company. With the study and classification of values in social software, such as personal values,collective values and technical values, was also verified the need for analysis of new types of value for study of adherence in social software in supporting the business generation. As a result of this work was suggested a new instance of the framework of developing personas for Company users and a table with business values for analysis on social software systems. KEY WORDS: Persona, Social Network, Business Values, Twitter, User Modeling, Enterprise Users.Furtado, Maria Elizabeth SucupiraFurtado, Maria Elizabeth SucupiraSampaio, Andreia LiborioAlbuquerque, Adriano BessaUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Informática AplicadaNobrega, Carlos Lenine de Oliveira2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/94327https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/8476Disponibilidade forma física: Existe obra impressa de código : 87358porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess1899-12-30T00:00:00Zoai::94327Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:1899-12-30T00:00Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
dc.title.none.fl_str_mv Um framework de elaboração de persona empresa para suporte na análise de valor de negócio na aplicação em sistemas de redes sociais
title Um framework de elaboração de persona empresa para suporte na análise de valor de negócio na aplicação em sistemas de redes sociais
spellingShingle Um framework de elaboração de persona empresa para suporte na análise de valor de negócio na aplicação em sistemas de redes sociais
Nobrega, Carlos Lenine de Oliveira
Redes sociais
Interface com o usuário
title_short Um framework de elaboração de persona empresa para suporte na análise de valor de negócio na aplicação em sistemas de redes sociais
title_full Um framework de elaboração de persona empresa para suporte na análise de valor de negócio na aplicação em sistemas de redes sociais
title_fullStr Um framework de elaboração de persona empresa para suporte na análise de valor de negócio na aplicação em sistemas de redes sociais
title_full_unstemmed Um framework de elaboração de persona empresa para suporte na análise de valor de negócio na aplicação em sistemas de redes sociais
title_sort Um framework de elaboração de persona empresa para suporte na análise de valor de negócio na aplicação em sistemas de redes sociais
author Nobrega, Carlos Lenine de Oliveira
author_facet Nobrega, Carlos Lenine de Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Furtado, Maria Elizabeth Sucupira
Furtado, Maria Elizabeth Sucupira
Sampaio, Andreia Liborio
Albuquerque, Adriano Bessa
Universidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Informática Aplicada
dc.contributor.author.fl_str_mv Nobrega, Carlos Lenine de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Redes sociais
Interface com o usuário
topic Redes sociais
Interface com o usuário
description Este trabalho apresenta um estudo realizado para conhecimento dos usuários de perfis de redes sociais criados no twitter, envolvidos nas questões de trânsito e meio ambiente. Tal conhecimento permite manter o sucesso contínuo da rede, pois possibilita direcionar o perfil da rede para os interesses de seus usuários, gerando oportunidades para a realização de negócios. As técnicas de conhecimento dos usuários usadas foram o uso de um framework de elaboração de Personas, aplicação de questionários e observação das interações na rede, com o objetivo de elaborar perfis de usuários representativos dos sistemas sociais deste estudo. Foi então percebida a necessidade de inclusão de novas características não contempladas no framework de elaboração de Personas para abranger perfis de usuários do tipo Empresa. Com o estudo e classificação de valores em softwares sociais, tais como valores pessoais, valores coletivos e valores técnicos, foi também verificada a necessidade da análise de novos tipos de valores para estudo de aderência nos softwares sociais, no suporte a geração de negócios. Como resultado deste trabalho foi sugerida uma nova instância do framework de elaboração de Personas para usuários tipo Empresa e uma tabela com valores de Negócios para a análise de aderência em sistemas de softwares sociais. PALAVRAS-CHAVE: Persona, Rede social, Valores de Negócio, Twitter, Modelagem de Usuários, Usuários Empresa.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/94327
url https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/94327
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/8476
Disponibilidade forma física: Existe obra impressa de código : 87358
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron:UNIFOR
instname_str Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron_str UNIFOR
institution UNIFOR
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
repository.mail.fl_str_mv bib@unifor.br||bib@unifor.br
_version_ 1800408697281708032