Percepção sobre Fake News e repercussões na sociedade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Daniela Silva
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
Texto Completo: https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/582587
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo analisar a percepção sobre si e a percepção sobre o outro quanto ao consumo de fake news pelos indivíduos, e sua relação com a educação midiática, regulamentação, liberdade de expressão e censura ao conteúdo de fake news. A pesquisa foi viabilizada por meio de uma pesquisa descritiva de natureza quantitativa, através de um levantamento (survey) com uma amostra de 310 respondentes, empregando um questionário estruturado sobre a percepção das fake news por meio do uso das redes sociais e o apoio à educação midiática, à regulação, à liberdade de expressão e/ou à censura do conteúdo destas notícias. A análise dos dados foi por meio da Modelagem de Equações Estruturais. Evidenciou-se que das sete hipóteses levantadas, apenas uma não foi significante para o processo de pesquisa, os quais se extraíram que a percepção sobre si possui o poder de afetar/influenciar positivamente a percepção sobre o outro quanto ao consumo de fake news, bem como uma influência negativa entre a percepção sobre si quanto ao consumo de fake news e o apoio à liberdade de expressão. No que diz respeito aos indivíduos que maior possuíam a percepção sobre o outro quanto ao consumo de fake news tendem a apoiar instrumentos relevantes e mitigadores dos efeitos das fake news, como à educação midiática, à censura de conteúdos perniciosos e à regulamentação, demonstrando qualidades de proteção sobre o outro. E para finalizar uma influência negativa entre liberdade de expressão e regulamentação das fake news, indicando que quem apoia a liberdade de expressão pode visualizar a regulamentação como sinônimo de censura. As implicações dos resultados corroborarão para políticas públicas, tomadas de decisões e oportunidades para futuras pesquisas sobre as repercussões e impactos das fake news, haja vista que o conhecimento extraído destas percepções pode desencadear apoios a instrumentos relevantes nas soluções como combate às fake news e seus efeitos. Palavras-chave: Fake News. Influência. Percepção. Regulação. Censura. Educação Midiática.
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Evidenciou-se que das sete hipóteses levantadas, apenas uma não foi significante para o processo de pesquisa, os quais se extraíram que a percepção sobre si possui o poder de afetar/influenciar positivamente a percepção sobre o outro quanto ao consumo de fake news, bem como uma influência negativa entre a percepção sobre si quanto ao consumo de fake news e o apoio à liberdade de expressão. No que diz respeito aos indivíduos que maior possuíam a percepção sobre o outro quanto ao consumo de fake news tendem a apoiar instrumentos relevantes e mitigadores dos efeitos das fake news, como à educação midiática, à censura de conteúdos perniciosos e à regulamentação, demonstrando qualidades de proteção sobre o outro. E para finalizar uma influência negativa entre liberdade de expressão e regulamentação das fake news, indicando que quem apoia a liberdade de expressão pode visualizar a regulamentação como sinônimo de censura. As implicações dos resultados corroborarão para políticas públicas, tomadas de decisões e oportunidades para futuras pesquisas sobre as repercussões e impactos das fake news, haja vista que o conhecimento extraído destas percepções pode desencadear apoios a instrumentos relevantes nas soluções como combate às fake news e seus efeitos. Palavras-chave: Fake News. Influência. Percepção. Regulação. Censura. Educação Midiática.This research aims to analyze the perception about first and third person regarding the consumption of fake news by individuals, and its relationship with media education, regulation, freedom of expression and censorship of fake news content. The research was made possible through descriptive and quantitative research, realizing a survey with 310 participants through a structured questionnaire on the perception of fake news through the use of social networks and support for media literacy, regulation, freedom of expression and/or censorship of the content of this news. The analysis was developed by Structural Equation Modeling. It was evidenced that of the seven hypotheses raised, only one was not significant for the research process, which extracted that the perception about oneself has the power to positively affect/influence the perception about the other regarding the consumption of fake news, as well as a negative influence between the perception about oneself regarding the consumption of fake news and the support for freedom of expression. With regard to individuals who had a greater perception of the other regarding the consumption of fake news, they tend to support relevant instruments that mitigate the effects of fake news, such as media education, censorship of harmful content and regulation, demonstrating qualities of protection over the other. And finally, there is a negative influence between freedom of expression and the regulation of fake news, indicating that those who support freedom of expression may see regulation as synonymous with censorship. The implications of the results will corroborate for public policies, decision-making and opportunities for future research on the repercussions and impacts of fake news, given that the knowledge extracted from these perceptions can trigger support for relevant instruments in solutions such as combating fake news and its effects. Keywords: Fake News. Influence. Perception. Regulation. Censorship. Media Education.A Dissertação foi enviada com autorização e certificação via CI 89262/23 em 12/12/2023.Mascena, Keysa Manuela Cunha deSouza, Lucas Lopes Ferreira deLessa, Bruno de SouzaCordeiro, Rafaela AlmeidaUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Administração de EmpresasAraújo, Daniela Silva2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/582587https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/32226porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-26T16:05:51Zoai::582587Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:2024-01-26T16:05:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
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