Transporte de pacientes no atendimento pré-hospitalar: definição de requisitos para um artefato de suporte ao transporte de pacientes em edifícios com elevadores de cabine reduzida

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Puccetti, Vanessa Gauchi
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
Texto Completo: https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/581495
Resumo: O cenário do incidente, como um Atendimento Pré-Hospitalar em edifícios altos, apresenta adversidades aos profissionais quando estes devem remover a vítima por áreas comuns de metragem reduzida, como elevadores pequenos. Os dispositivos homologados e disponíveis para uso dos socorristas no Brasil não são compatíveis com os limites da área restrita e, consequentemente, não fornecem resultados satisfatórios para o transporte do paciente neste contexto. O objetivo desta pesquisa foi conceber requisitos de eficiência para um artefato tecnológico no transporte de pacientes por elevadores convencionais de cabines com metragem reduzida. A pesquisa metodológica foi realizada de outubro de 2021 a dezembro de 2022, contemplando 5 fases: revisão de escopo; mapeamento dos fatores intervenientes e identificação dos requisitos; definição dos requisitos; validação de conteúdo pelo índice de validade de conteúdo por um comitê de especialistas; síntese e análise das informações e dos dados. Vinte especialistas entre Médicos, Enfermeiros, Bombeiro Militar e Bombeiro Civil/Militar Franco-Brasileiro (Paris), das cinco Macro Regiões Brasileiras (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul) responderam ao instrumento de validação dos requisitos elaborados, por meio da Escala de Likert, no período entre março a abril de 2023. A análise dos dados coletados foi com base no cálculo do Índice de Validade de Conteúdo (IVC) por proporção ou porcentagem de concordância. Os especialistas confirmaram as vulnerabilidades no transportenesta temática frente aos recursos materiais e equipamentos, quadro clínico e gravidade do paciente, manobra de verticalização, além de competências, habilidades e treinamentos dos socorristas em relação a apresentação de uma área arquitetônica pequena e a engenharia dos espaços confinados. Dentre os resultados, 90% dos itens atingiram o nível de concordância e satisfação recomendada, considerando os valores acima de 0,8 (valores do IVC entre 0,8 e 1). Apenas 1 item obteve IVC de 0,55 tendo sido Este, portanto, estatisticamente não recomendado e excluído. Quatro itens foram incluídos, atendendo as sugestões dos juízes. Adicionalmente, foram apreciados dez artefatos tecnológicos para transporte de pacientes disponíveis no mercado nacional e internacional, selecionados via web, para o Benchmarking, por apresentarem especificações que mais se aproximam dos requisitos estabelecidos, porém sem corresponderem em propriedades e características na sua totalidade. A escassez de estudos nacionais publicados nesta temática de transporte de pacientes de edifícios altos por elevadores de cabine com metragem reduzida (pequeno), fomentou no esforço significativo de integrar nesta pesquisa os achados científicos internacionais, com as opiniões e pareceres de especialistas brasileiros em Urgência, Emergência e APH, quanto aos fatores intervenientes existentes em termos operacionais, funcionais, suportabilidade, físico, desempenho e confiabilidade dos dispositivos tecnológicos. Conclui-se assim, com este estudo, uma grande oportunidade em conceber uma solução tecnológica prática, viável, aplicável, acessível, válida e de baixo custo, enquanto tecnologia em saúde, a fim de otimizar o transporte de paciente nos Serviços de Atendimento Pré-Hospitalar do Brasil. Palavras-chave: Emergência; Tecnologia; Atendimento Pré-Hospitalar; Transporte de pacientes; Edifícios
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A pesquisa metodológica foi realizada de outubro de 2021 a dezembro de 2022, contemplando 5 fases: revisão de escopo; mapeamento dos fatores intervenientes e identificação dos requisitos; definição dos requisitos; validação de conteúdo pelo índice de validade de conteúdo por um comitê de especialistas; síntese e análise das informações e dos dados. Vinte especialistas entre Médicos, Enfermeiros, Bombeiro Militar e Bombeiro Civil/Militar Franco-Brasileiro (Paris), das cinco Macro Regiões Brasileiras (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul) responderam ao instrumento de validação dos requisitos elaborados, por meio da Escala de Likert, no período entre março a abril de 2023. A análise dos dados coletados foi com base no cálculo do Índice de Validade de Conteúdo (IVC) por proporção ou porcentagem de concordância. Os especialistas confirmaram as vulnerabilidades no transportenesta temática frente aos recursos materiais e equipamentos, quadro clínico e gravidade do paciente, manobra de verticalização, além de competências, habilidades e treinamentos dos socorristas em relação a apresentação de uma área arquitetônica pequena e a engenharia dos espaços confinados. Dentre os resultados, 90% dos itens atingiram o nível de concordância e satisfação recomendada, considerando os valores acima de 0,8 (valores do IVC entre 0,8 e 1). Apenas 1 item obteve IVC de 0,55 tendo sido Este, portanto, estatisticamente não recomendado e excluído. Quatro itens foram incluídos, atendendo as sugestões dos juízes. Adicionalmente, foram apreciados dez artefatos tecnológicos para transporte de pacientes disponíveis no mercado nacional e internacional, selecionados via web, para o Benchmarking, por apresentarem especificações que mais se aproximam dos requisitos estabelecidos, porém sem corresponderem em propriedades e características na sua totalidade. A escassez de estudos nacionais publicados nesta temática de transporte de pacientes de edifícios altos por elevadores de cabine com metragem reduzida (pequeno), fomentou no esforço significativo de integrar nesta pesquisa os achados científicos internacionais, com as opiniões e pareceres de especialistas brasileiros em Urgência, Emergência e APH, quanto aos fatores intervenientes existentes em termos operacionais, funcionais, suportabilidade, físico, desempenho e confiabilidade dos dispositivos tecnológicos. Conclui-se assim, com este estudo, uma grande oportunidade em conceber uma solução tecnológica prática, viável, aplicável, acessível, válida e de baixo custo, enquanto tecnologia em saúde, a fim de otimizar o transporte de paciente nos Serviços de Atendimento Pré-Hospitalar do Brasil. Palavras-chave: Emergência; Tecnologia; Atendimento Pré-Hospitalar; Transporte de pacientes; EdifíciosThe incident scenario, such as Pre-Hospital Care in tall buildings, presents adversities to professionals when they have to remove the victim through common areas of small size, such as small elevators. The devices approved and available for use by rescuers in Brazil are not compatible with the limits of the restricted area and, consequently, do not provide satisfactory results for patient transport in this context. The objective of this research was to conceive efficiency requirements for a technological artifact in the transport of patients by conventional cabin elevators with reduced footage. The methodological research was carried out from October 2021 to December 2022, covering 5 phases: scope review; mapping of intervening factors and identification of requirements; definition of requirements; content validation by content validity index by a committee of experts; synthesis and analysis of information and data. Twenty specialists including Physicians, Nurses, Military Firefighters and FrancoBrazilian Civil/Military Firefighters (Paris), from the five Brazilian Macro Regions (North, Northeast, Midwest, Southeast and South) responded to the instrument for validating the requirements prepared, through of the Likert Scale, in the period between March and April 2023. The analysis of the collected data was based on the calculation of the Content Validity Index (CVI) by proportion or percentage of agreement. The experts confirmed the vulnerabilities in transport in terms of material resources and equipment, the patient's clinical condition and severity, the verticalization maneuver, as well as the skills, abilities and training of the rescuers in relation to the presentation of a small architectural area and the engineering of confined spaces. Among the results, 90% of the items reached the recommended level of agreement and satisfaction, considering values above 0.8 (CVI values between 0.8 and 1). Only 1 item had a CVI of 0.55 and this was therefore statistically not recommended and excluded. Four items were included, following the judges' suggestions. Additionally, ten technological artifacts for patient transport available in the national and international market, selected via the web, for Benchmarking, were evaluated because they presented specifications that were closer to the established requirements, but without corresponding properties and characteristics to the requirements in their entirety. The scarcity of national studies published on this subject of transporting patients from tall buildings by cabin elevators with reduced footage (small), encouraged the significant effort to integrate international scientific findings in this research, with the opinions and opinions of specialists in Urgency, Emergency and APH, for carrying out a safe transport of the patient and the existing inconveniences in terms of operational, functional, supportability, physical, performance and reliability of the technological devices. In conclusion, with this study, the opportunity to develop a practical, viable, applicable, accessible, valid and low-cost technological solution, as a health technology, in patient transport, optimizing the Pre-Hospital Care Services. Keywords: Emergency; Technology; Prehospital care; Transportation of PacientsAbreu, Rita Neuma Dantas Cavalcante deVasconcelos Filho, Jose Eurico deRolim, Karla Maria CarneiroSampaio, Luis Rafael LeiteUniversidade de Fortaleza. Mestrado Profissional em Tecnologia e Inovação em EnfermagemPuccetti, Vanessa Gauchi2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf99f.https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/581495https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/29186porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-29T14:20:06Zoai::581495Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:2024-01-29T14:20:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
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