Os sentidos da arte na gestalt-terapia: um olhar fenomenológico sobre a experiência de gestalt-terapeutas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
Texto Completo: | https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/128657 |
Resumo: | Um aspecto epistemologicamente significativo sobre as origens e o desenvolvimento da gestaltterapia se refere ao fato de ser uma abordagem psicoterápica que se nutriu das manifestações artístico-culturais da primeira metade do século XX como o expressionismo alemão da década de 1920 e a contracultura americana nas décadas de 1940 e 1950. Destarte, o objetivo deste estudo foi compreender os sentidos da arte atribuídos por gestalt-terapeutas a partir de um ponto de vista fenomenológico, ou seja, a compreensão de um determinado fenômeno a partir da experiência e sentidos atribuídos por um determinado grupo. Para tanto realizamos entrevistas abertas com cinco gestalt-terapeutas onde podemos observar uma diversidade de sentidos atribuídos à arte, caracterizando quatro categorias de análise que envolveram desde significações desenvolvidas a partir de experiências pessoais dos Gestaltterapeutas com a arte, bem como sentidos atribuídos aos seus processos de formação enquanto psicoterapeutas, sentidos à dinâmica da psicoterapia e, também, sentidos constituídos como desdobramentos políticos articulados à arte e aos processos psicoterápicos no contexto sociocultural no qual estão inseridos tanto os gestalt-terapeutas quanto seus consulentes. O processo de análise da pesquisa permitiu uma síntese em três pontos dos sentidos atribuídos à arte pelos gestaltterapeutas que auxiliam na compreensão da diversidade de aspectos: O modo de conceber a psicoterapia; a possibilidade de desenvolvimento de atributos e habilidades artísticas importantes para a prática do gestalt-terapeuta; e a possibilidade de experimentos envolvendo recursos artísticos. As considerações finais repensam o papel da arte na história da gestaltterapia e no desenvolvimento dos Gestalt-terapeutas. Palavras-chave: arte, gestalt-terapia, pesquisa fenomenológica, formação do psicoterapeuta. |
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Os sentidos da arte na gestalt-terapia: um olhar fenomenológico sobre a experiência de gestalt-terapeutasGestalt-terapiaPsicoterapêutasArte - PsicologiaUm aspecto epistemologicamente significativo sobre as origens e o desenvolvimento da gestaltterapia se refere ao fato de ser uma abordagem psicoterápica que se nutriu das manifestações artístico-culturais da primeira metade do século XX como o expressionismo alemão da década de 1920 e a contracultura americana nas décadas de 1940 e 1950. Destarte, o objetivo deste estudo foi compreender os sentidos da arte atribuídos por gestalt-terapeutas a partir de um ponto de vista fenomenológico, ou seja, a compreensão de um determinado fenômeno a partir da experiência e sentidos atribuídos por um determinado grupo. Para tanto realizamos entrevistas abertas com cinco gestalt-terapeutas onde podemos observar uma diversidade de sentidos atribuídos à arte, caracterizando quatro categorias de análise que envolveram desde significações desenvolvidas a partir de experiências pessoais dos Gestaltterapeutas com a arte, bem como sentidos atribuídos aos seus processos de formação enquanto psicoterapeutas, sentidos à dinâmica da psicoterapia e, também, sentidos constituídos como desdobramentos políticos articulados à arte e aos processos psicoterápicos no contexto sociocultural no qual estão inseridos tanto os gestalt-terapeutas quanto seus consulentes. O processo de análise da pesquisa permitiu uma síntese em três pontos dos sentidos atribuídos à arte pelos gestaltterapeutas que auxiliam na compreensão da diversidade de aspectos: O modo de conceber a psicoterapia; a possibilidade de desenvolvimento de atributos e habilidades artísticas importantes para a prática do gestalt-terapeuta; e a possibilidade de experimentos envolvendo recursos artísticos. As considerações finais repensam o papel da arte na história da gestaltterapia e no desenvolvimento dos Gestalt-terapeutas. Palavras-chave: arte, gestalt-terapia, pesquisa fenomenológica, formação do psicoterapeuta.An epistemologically significant aspect about the origins and development of gestalt therapy refers to the fact that it is a psychotherapeutic approach that was nourished by artistic-cultural manifestations of the first half of the 20th century, such as German expressionism in the 1920s and the American counterculture in the 1940s and 1950s. Thus, the proposal of this study was to understand the meanings of art attributed by gestalt-therapists from a phenomenological point of view, that is, the understanding of a certain phenomenon from the point of view of the experience and meanings attributed by a specific group. For this purpose, we conducted open interviews with five gestalt-therapists where we can observe a diversity of meanings attributed to art, featuring four categories of analysis that ranged from meanings developed from the personal experiences of Gestalt-therapists with art, as well as meanings attributed to their training processes as psychotherapists, meanings to the dynamics of psychotherapy and also meanings constituted as political developments linked to art and psychotherapeutic processes in the sociocultural context in which both, gestalt-therapists and their clients, are inserted. The research analysis process allowed a synthesis in three points of the meanings attributed to art by gestalt-therapists that help to understand all the diversity of aspects: The way of conceiving psychotherapy; the possibility of developing important artistic attributes and skills for the practice of the gestalt-therapist; and the possibility of experiments involving artistic resources. The final considerations rethink the role of art in the history of gestalt therapy and in the development of Gestalt-therapists. Keywords: art, gestalt-therapy, phenomenological research, psychotherapist development.Dissertação enviada com autorização e certificação via CI 71588/22 em 07/10/2022Boris, Georges Daniel Janja BlocAlvim, Mônica BotelhoPinheiro, Ângela de Alencar AraripeUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em PsicologiaCarvalho Filho, Dácio Pinheiro2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf131f.https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/128657https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/27392porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-19T16:59:12Zoai::128657Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:2024-06-19T16:59:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false |
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