Uma metodologia de apoio a modelagem unificada de sistemas interativos: uma aplicação da pesquisa operacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vale Junior, Otoni Cardoso
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
Texto Completo: https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/69429
Resumo: A modelagem de sistemas interativos é uma atividade de desenvolvimento que deve ser realizada para se obter sistemas de qualidade. Durante esta atividade, é importante a aplicação de métodos e/ou modelos, cada qual responsável pela definição de procedimentos e notações que devem ser seguidos e/ou usados pelo desenvolvedor do sistema. Há na literatura, ferramentas CASE, que se por um lado, agilizam o trabalho do desenvolvedor, por outro, lhe exigem conhecimentos específicos sobre os métodos e/ou modelos, que elas implementam. Além disto, elas oferecem pouco suporte à reutilização da modelagem de um sistema interativo. Neste trabalho, foram identificadas algumas providências para amenizar os problemas inerentes à sobrecarga de conhecimentos requeridos ao desenvolvedor, dentre as quais a unificação de métodos e de modelos. A unificação de métodos e modelos consiste na construção de um método capaz de englobar as principais vantagens oferecidas pelos demais, e de um grupo bem delimitado de modelos que proporcionem a identificação de diversos aspectos do sistema, numa perspectiva rica e integrada de visões complementares. A vantagem disto seria haver ferramentas mais flexíveis que suportassem qualquer método e/ou modelo, não impondo restrições de utilização ao desenvolvedor. Esta unificação é possível através da realização dos processos de construção e aplicação de conceitos de modelagem, descritos na metodologia META. Conceitos de modelagem são informações inerentes a métodos e modelos organizados em diferentes níveis de abstração e interligados através de seus relacionamentos (como: herança e composição). Esta organização hierárquica facilita o processo de construção de um conceito através do reuso de especificações de conceitos já existentes. Neste trabalho foram pré-definidos vários conceitos de modelagem dentro de uma especificação gráfica e formal, os quais foram obtidos a partir de características semelhantes encontradas em métodos e/ou modelos. Para ilustrar o processo de aplicação, são validados os conceitos apresentados neste trabalho, com a modelagem de um módulo de aprendizagem de Pesquisa Operacional, tendo em vista as dificuldades prementes desta área de aplicação identificadas durante o estudo comparativo entre os sistemas de aprendizagem.
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A unificação de métodos e modelos consiste na construção de um método capaz de englobar as principais vantagens oferecidas pelos demais, e de um grupo bem delimitado de modelos que proporcionem a identificação de diversos aspectos do sistema, numa perspectiva rica e integrada de visões complementares. A vantagem disto seria haver ferramentas mais flexíveis que suportassem qualquer método e/ou modelo, não impondo restrições de utilização ao desenvolvedor. Esta unificação é possível através da realização dos processos de construção e aplicação de conceitos de modelagem, descritos na metodologia META. Conceitos de modelagem são informações inerentes a métodos e modelos organizados em diferentes níveis de abstração e interligados através de seus relacionamentos (como: herança e composição). Esta organização hierárquica facilita o processo de construção de um conceito através do reuso de especificações de conceitos já existentes. Neste trabalho foram pré-definidos vários conceitos de modelagem dentro de uma especificação gráfica e formal, os quais foram obtidos a partir de características semelhantes encontradas em métodos e/ou modelos. Para ilustrar o processo de aplicação, são validados os conceitos apresentados neste trabalho, com a modelagem de um módulo de aprendizagem de Pesquisa Operacional, tendo em vista as dificuldades prementes desta área de aplicação identificadas durante o estudo comparativo entre os sistemas de aprendizagem.The modeling of interactive systems is a developing activity that must be performed to construct systems with quality. During this activity, the aplication of methods and models is very important, each one responsible for the definition of procedures and notations that must be followed and/or used by the system developer. In the literature does exist CASE tools, that by one hand, provide work agility to the developer, but by the other hand, require specific knowledge about methods and/or models, that are implemented by them. Furthermore, they offer little support to the modeling reuse of an interactive system. A considerable variety of measures are identified in this work to reduce the problems implications about the overload of knowledge required to the developer, like the unification of processes and models belong others. The unification of processes and models consist of construct a well defined group of process and models, that provide respetively the most important advantages provided by the existing process, and the idenfication of the several system aspects in a integrated and detailed point of view. The advantage of this will be the providing of more flexible tools that support any method and/or model, without imposing restrictions of use to the developer. This unification is possible by performing the processes of construction and aplication of modeling concepts, described in the methodologie called META. Modeling concepts are informations intrisic to methods and models organized in different levels of abstraction and interconnected by relationships (like: inheritance and composition). This hierarchical organization facilitate the process of construct a concept by the reuse of specifications of the existing concepts. In this work, were pre-defined some modeling concepts in a graphical and formal specification, obtained from similar characteristics found in methods and/or models. To ilustrate the process of aplication, the concepts presented in this work are validated, with the modeling of an module of Operations Research learning, visualizing the pressing dificulties from this application area indentified during the comparative study between learning systems.Furtado, Maria Elizabeth SucupiraPinheiro, Plácido RogérioFurtado, Maria Elizabeth SucupiraPinheiro, Plácido RogérioLula Junior, BernardoUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Informática AplicadaVale Junior, Otoni Cardoso2003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/69429https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/294Disponibilidade forma física: Existe obra impressa de codigo : 62372porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-10T13:58:11Zoai::69429Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:2023-11-10T13:58:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
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