Gestão da linha de cuidado no enfrentamento da COVID-19: relato de experiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendonca, Silvia Moura
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
Texto Completo: https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/128051
Resumo: As constantes mudanças no cenário mundial e as novas tendências em inovação para a gestão de linha de cuidado no enfrentamento a COVID-19, implicaram em novos desafios aos gestores e profissionais de saúde, os quais necessitaram pensar e se reinventar constantemente durante a pandemia. A implantação e o uso de novas tecnologias tais como Protocolos e fluxogramas de atendimento proporcionam uma melhoria da qualidade do serviço prestado ao usuário da saúde e se torna uma meta advinda da busca por maior eficiência, economia dos gastos e mitigação dos desperdícios, atrelados a segurança do paciente. O presente estudo tem como objetivo analisar a experiência da gestão da linha do cuidado do paciente com COVID-19 em uma instituição hospitalar, identificando as principais dificuldades e potencialidades. Delineia-se em ser um relato de experiência, com abordagem qualitativa. A operacionalização dos Protocolos e fluxogramas ocorreu no período de março a junho de 2020 a partir da utilização de análise documental, descrição de fases para os instrumentos discutidos em reunião com as equipes multiprofissionais e formatação das dimensões da Matriz Avaliativa, a saber: Qualidade no atendimento ao paciente com suspeita ou confirmação de COVID-19 e Análise de contexto. Este relato respeitou a Resolução 466/12. Foram abordados neste relato de experiência temas como vantagens na implantação de Protocolos e fluxogramas, observando-se que através destes ocorreu uma segurança para profissionais, pacientes e familiares, através da mitigação das falhas e redução da variabilidade nos processos assistenciais. Outro ponto positivo foi o envolvimento da equipe multidisciplinar para a incorporação destes Protocolos e fluxogramas, e ainda o desenvolvimento de indicadores de resultados, com ênfase na disseminação de conhecimento através das capacitações, facilitando a comunicação entre os profissionais, pacientes e familiares. Um grande desafio observado foi quanto a apresentação e disseminação para treinamento destes Protocolos e fluxogramas quanto ao manejo clínico e operacional da COVID-19 por conta do desgaste físico e emocional entre as equipes causados pela urgência dos atendimentos, onde aconteciam grandes intercorrências e a sobrecarga era visível, dificultando a capacitação das mesmas em tempo hábil. Para este desafio, foram organizados momentos de esclarecimentos e treinamentos reforçando as práticas assistenciais. Portanto, pode-se concluir que se observou com estas medidas de prevenção e controle, uma otimização na qualidade dos cuidados prestados aos pacientes com COVID-19, e segurança com a mitigação dos riscos de transmissão viral tanto para os pacientes como para a equipe multidisciplinar. Palavras-Chave: COVID-19. Profissionais de Saúde. Fluxograma. Protocolo.
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Delineia-se em ser um relato de experiência, com abordagem qualitativa. A operacionalização dos Protocolos e fluxogramas ocorreu no período de março a junho de 2020 a partir da utilização de análise documental, descrição de fases para os instrumentos discutidos em reunião com as equipes multiprofissionais e formatação das dimensões da Matriz Avaliativa, a saber: Qualidade no atendimento ao paciente com suspeita ou confirmação de COVID-19 e Análise de contexto. Este relato respeitou a Resolução 466/12. Foram abordados neste relato de experiência temas como vantagens na implantação de Protocolos e fluxogramas, observando-se que através destes ocorreu uma segurança para profissionais, pacientes e familiares, através da mitigação das falhas e redução da variabilidade nos processos assistenciais. Outro ponto positivo foi o envolvimento da equipe multidisciplinar para a incorporação destes Protocolos e fluxogramas, e ainda o desenvolvimento de indicadores de resultados, com ênfase na disseminação de conhecimento através das capacitações, facilitando a comunicação entre os profissionais, pacientes e familiares. Um grande desafio observado foi quanto a apresentação e disseminação para treinamento destes Protocolos e fluxogramas quanto ao manejo clínico e operacional da COVID-19 por conta do desgaste físico e emocional entre as equipes causados pela urgência dos atendimentos, onde aconteciam grandes intercorrências e a sobrecarga era visível, dificultando a capacitação das mesmas em tempo hábil. Para este desafio, foram organizados momentos de esclarecimentos e treinamentos reforçando as práticas assistenciais. Portanto, pode-se concluir que se observou com estas medidas de prevenção e controle, uma otimização na qualidade dos cuidados prestados aos pacientes com COVID-19, e segurança com a mitigação dos riscos de transmissão viral tanto para os pacientes como para a equipe multidisciplinar. Palavras-Chave: COVID-19. Profissionais de Saúde. Fluxograma. Protocolo.The constant changes in the world scenario and the new trends in innovation for the management of the care line in the face of COVID-19, implied new challenges for managers and health professionals, who needed to constantly think and reinvent themselves during the pandemic. The implementation and use of new technologies such as protocols and flowcharts provide an improvement in the quality of the service provided to the health user and becomes a goal arising from the search for greater efficiency, cost savings and waste mitigation, linked to safety. of the patient. The present study aims to analyze the experience of managing the care line for patients with COVID-19 in a hospital institution, identifying the main difficulties and potentialities. It is designed to be an experience report, with a qualitative approach. The operationalization of the protocols and flowcharts took place from March to June 2020 based on the use of document analysis, description of phases for the instruments discussed in a meeting with the multidisciplinary teams and formatting of the dimensions of the Assessment Matrix, namely: Quality of care to the patient with suspected or confirmed COVID-19 and Context Analysis. This report complied with Resolution 466/12. In this experience report, topics such as advantages in the implementation of protocols and flowcharts were addressed, noting that through these there was safety for professionals, patients and families, through the mitigation of failures and reduction of variability in care processes. Another positive point was the involvement of the multidisciplinary team to incorporate these protocols and flowcharts, and also the development of result indicators, with emphasis on the dissemination of knowledge through training, facilitating communication between professionals, patients and family members. A major challenge observed was the presentation and dissemination for training of these protocols and flowcharts regarding the clinical and operational management of COVID-19 due to the physical and emotional exhaustion between the teams caused by the urgency of the calls, where major complications occurred and the overload was visible, making it difficult to train them in a timely manner. For this challenge, moments of clarification and training were organized to reinforce care practices. Therefore, it can be concluded that with these prevention and control measures, an optimization in the quality of care provided to patients with COVID-19, and safety with the mitigation of the risks of viral transmission, both for patients and for the multidisciplinary team. Keywords: COVID-19. Health professionals. Flowchart. Protocol.Dissertação enviada com autorização e certificação 44637/22 em 23/06/2022Silva, Raimunda Magalhães daFreitas, Julyana GomesMedeiros, Melissa SoaresUniversidade de Fortaleza. Mestrado Profissional em Tecnologia e Inovação em EnfermagemMendonca, Silvia Moura2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/128051https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/27018porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-24T20:17:09Zoai::128051Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:2024-01-24T20:17:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
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