O adolescente em privação de liberdade e a violência ambiental simbólica: uma análise da Psicologia ambiental em Centros Socioeducativos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pacheco, Maria Eniana Araújo Gomes
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
Texto Completo: https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/124021
Resumo: A medida de internação interfere absolutamente na liberdade do adolescente. Essa medida se insere em um contexto, no qual anterior ao ato infracional, a maioria dos adolescentes passa por situações de exclusão, seja no seio familiar ou social, com necessidades da evasão escolar, por motivo de trabalho ou conflitos grupais. Esse estudo analisou o ambiente socioeducacional, enquanto um espaço sociofísico, para os adolescentes em regime fechado após sentença, no estado do Ceará. A pesquisafoirealizada com adolescentes, no intervalo de idade entre 14e 18 anos incompletos, privados da liberdade, após sentença, em dois Centros Socioeducativo,no estado do Ceará. Utilizou-se como instrumentos para coleta dos dadoso diário de campo, Instrumento Gerador dos Mapas Afetivos e a entrevista semi-estruturada. A apreciação dos dados qualitativos foi orientadapelaanálise de conteúdo; edos dadosquantitativos pelo SPSS. Os aportes teóricos que guiaram as discussões em Psicologia Ambiental, foram os temas: Ambiente, Behavior Setting, Affordance, Violência Ambiental Simbólica, Apropriação e Percepção Ambiental. Oambiente da socioeducação, na perspectiva do adolescente interno e com base nas minhas observações, negligencia seu caráter ressocializador através da violência física e psíquica, em espaços insalubres e periculosos, onde prevalece a estima de lugar despotencializadora, com destaque para a Imagem de Insegurança. É urgente a implicação de todos os profissionais envolvidos no processo da ressignificação do ato infracional, com práticas que garantamnão só os direitos básicos, mas também as necessidades reais, singulares e coletivas dos adolescentes. Palavras-Chave: Adolescência. Percepção Ambiental. Afetividade. Ambiente Socioeducativo.Violência Ambiental Simbólica.
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spelling O adolescente em privação de liberdade e a violência ambiental simbólica: uma análise da Psicologia ambiental em Centros SocioeducativosAdolescents in deprivation of liberty and symbolic environmental violence : an analysis of environmental psychology in socio-educational centersPsicologia ambientalMedidas socioeducativasAdolescente institucionalizadoA medida de internação interfere absolutamente na liberdade do adolescente. Essa medida se insere em um contexto, no qual anterior ao ato infracional, a maioria dos adolescentes passa por situações de exclusão, seja no seio familiar ou social, com necessidades da evasão escolar, por motivo de trabalho ou conflitos grupais. Esse estudo analisou o ambiente socioeducacional, enquanto um espaço sociofísico, para os adolescentes em regime fechado após sentença, no estado do Ceará. A pesquisafoirealizada com adolescentes, no intervalo de idade entre 14e 18 anos incompletos, privados da liberdade, após sentença, em dois Centros Socioeducativo,no estado do Ceará. Utilizou-se como instrumentos para coleta dos dadoso diário de campo, Instrumento Gerador dos Mapas Afetivos e a entrevista semi-estruturada. A apreciação dos dados qualitativos foi orientadapelaanálise de conteúdo; edos dadosquantitativos pelo SPSS. Os aportes teóricos que guiaram as discussões em Psicologia Ambiental, foram os temas: Ambiente, Behavior Setting, Affordance, Violência Ambiental Simbólica, Apropriação e Percepção Ambiental. Oambiente da socioeducação, na perspectiva do adolescente interno e com base nas minhas observações, negligencia seu caráter ressocializador através da violência física e psíquica, em espaços insalubres e periculosos, onde prevalece a estima de lugar despotencializadora, com destaque para a Imagem de Insegurança. É urgente a implicação de todos os profissionais envolvidos no processo da ressignificação do ato infracional, com práticas que garantamnão só os direitos básicos, mas também as necessidades reais, singulares e coletivas dos adolescentes. Palavras-Chave: Adolescência. Percepção Ambiental. Afetividade. Ambiente Socioeducativo.Violência Ambiental Simbólica.The inpatient measure absolutely interferes with the adolescent's freedom. This measure is part of a context, in which prior to the infraction, most adolescents go through different types of exclusion, in the family or social bos, with needs of school dropout, because of work or group conflicts. This study analyzed the socio-educational environment, as a sociophysical space, for adolescents in closed regime after sentencing, in the state of Ceará. The research was conducted with adolescents, in the age interval between 14 and 18 years incomplete, deprived of freedom, after sentence, in two Socioeducational Centers, in the state of Ceará. Instruments were used to collect the field diary, Affective Maps Generator Instrumentand semi-structured interviews. The assessment of qualitative data was guided by content analysis; quantitative data by SPSS. The theoretical contributions that guided the discussions in Environmental Psychology were the themes: Environment, Behavior Setting, Affordance, Symbolic Environmental Violence, Appropriation and Environmental Perception. The environment of socio-education, from the perspective of the internal adolescent and based on my observations, neglects its resocializing character through physical and psychic violence, in unhealthy and dangerous spaces, where the esteem of place prevails dispotentiator, with emphasis on the Image of Insecurity. It is urgent to involve all professionals involved in the process of resignification of the infraction alact, with practices that guarantee not only basic rights, but also the real, singular and collective needs of adolescents. Key-words: Adolescence. Environmental Perception. Affection. Socio-educational Environment. Symbolic Environmental Violence.Ferreira, Karla Patricia MartinsFerreira, Karla Patricia MartinsPinheiro, Ângela de Alencar AraripeMorais, Normanda Araújo deBonfim, Zulmira Aurea CruzMatos, Tereza Gláucia RochaUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em PsicologiaPacheco, Maria Eniana Araújo Gomes2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/124021https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/24336porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-30T10:41:47Zoai::124021Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:2024-01-30T10:41:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
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