Gestão inclusiva de pessoas surdas e a sustentabilidade institucional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nogueira, Fábio Luiz Benicio Maia
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
Texto Completo: https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/126492
Resumo: A presente tese se apresenta mediante três artigos ¿ um ensaio teórico e dois empíricos -, e se destinou a investigar a gestão inclusiva de pessoas surdas e a sustentabilidade institucional. Sobre gestão inclusiva se compreende a proposta institucional e empresarial voltada para inclusão, considerando as particularidades inerentes a cada aluno ¿ no âmbito escolar ¿, a cada funcionário - no âmbito empresarial. Considerando os três artigos, o objetivo geral foi analisar como a inclusão das pessoas surdas no quadro institucional, ou no quadro das organizações, contribuiu para a sustentabilidade. Ademais, os objetivos específicos foram trabalhados em três artigos: no primeiro artigo, mapear a responsabilidade social corporativa na inclusão e desenvolvimento sustentável de pessoas surdas e com deficiência auditiva; no segundo artigo, propor um design de gestão inclusivo e sustentável de pessoas não ouvintes, tendo como base o tripé da sustentabilidade e no terceiro artigo, identificar o perfil dos professores com deficiência auditiva e surdos que trabalham nas instituições de ensino superior do Brasil e como percebem os fatores de sustentabilidade educacional onde trabalham. Para fundamentar a pesquisa utilizou-se teóricos como: Scoffham (2020); Borges e Peixoto (2019); Mendes (2018); Santos, Marques, Ferreira (2018); Abney, White, Shanahan e Locander (2017), Kumada (2016); Machado e Teixeira (2016) entre outros. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e quantitativa. A coleta de dados no artigo 1 ocorreu na base de dados Scopus e Ebsco Host, tendo como técnica de amostragem a busca por palavras-chave em conjunto de dados eletrônicos. Os indicadores foram analisados mediante a metodologia de análise de conteúdo, com o auxílio do IRaMuTeQ 0.7 alpha 2. Nos achados de pesquisa evidenciou-se que os diálogos científicos sobre a inclusão sustentável das pessoas não ouvintes possibilitaram encontrar seis linhas de pesquisas distintas, que versaram entre comunicação, ambiente de trabalho e práticas de inclusão. No artigo 2, os dados foram analisados mediante a metodologia de análise de conteúdo com auxílio do IRaMuTeQ. Diante dos achados da pesquisa observou-se que o modelo de gestão inclusivo e sustentável compreendeu as dimensões socioambiental, econômica e institucional, bem como suas intercessões. No artigo 3, a pesquisa quantitativa, recorreu-se à aplicação de questionários, via rede social, a um grupo de 249 professores do ensino superior com deficiência auditiva e surdos, inseridos no mercado formal de trabalho no Brasil. Para análise dos dados foi utilizado a técnica snowball sampling (AUDEMARD, 2020). A partir desta pesquisa foi possível concluir, que nas cinco regiões do Brasil há professores surdos lecionando no ensino superior. Sobre o aspecto da sustentabilidade institucional, de acordo com os participantes da pesquisa, as empresas prezam pelas condições de trabalho dos professores e por valores éticos de inclusão e respeito. Além disso, mesmo com as discussões, o desenvolvimento sustentável de pessoas surdas não está expresso claramente nos artigos, se configurando gap teórico que trabalhe a sua inclusão sustentável de maneira estruturada, buscando o desenvolvimento de políticas públicas e de gestão de empresas privadas, que perpassem os aspectos econômicos, culminando nos pontos socioambientais. Palavras-chave: Sustentabilidade organizacional. Sustentabilidade econômica e social. Gestão de pessoas surdas.
id UFOR_8b3829d914ec0ded7a712567c7a693f6
oai_identifier_str oai::126492
network_acronym_str UFOR
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
repository_id_str
spelling Gestão inclusiva de pessoas surdas e a sustentabilidade institucionalResponsabilidade socialInclusão socialSurdosA presente tese se apresenta mediante três artigos ¿ um ensaio teórico e dois empíricos -, e se destinou a investigar a gestão inclusiva de pessoas surdas e a sustentabilidade institucional. Sobre gestão inclusiva se compreende a proposta institucional e empresarial voltada para inclusão, considerando as particularidades inerentes a cada aluno ¿ no âmbito escolar ¿, a cada funcionário - no âmbito empresarial. Considerando os três artigos, o objetivo geral foi analisar como a inclusão das pessoas surdas no quadro institucional, ou no quadro das organizações, contribuiu para a sustentabilidade. Ademais, os objetivos específicos foram trabalhados em três artigos: no primeiro artigo, mapear a responsabilidade social corporativa na inclusão e desenvolvimento sustentável de pessoas surdas e com deficiência auditiva; no segundo artigo, propor um design de gestão inclusivo e sustentável de pessoas não ouvintes, tendo como base o tripé da sustentabilidade e no terceiro artigo, identificar o perfil dos professores com deficiência auditiva e surdos que trabalham nas instituições de ensino superior do Brasil e como percebem os fatores de sustentabilidade educacional onde trabalham. Para fundamentar a pesquisa utilizou-se teóricos como: Scoffham (2020); Borges e Peixoto (2019); Mendes (2018); Santos, Marques, Ferreira (2018); Abney, White, Shanahan e Locander (2017), Kumada (2016); Machado e Teixeira (2016) entre outros. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e quantitativa. A coleta de dados no artigo 1 ocorreu na base de dados Scopus e Ebsco Host, tendo como técnica de amostragem a busca por palavras-chave em conjunto de dados eletrônicos. Os indicadores foram analisados mediante a metodologia de análise de conteúdo, com o auxílio do IRaMuTeQ 0.7 alpha 2. Nos achados de pesquisa evidenciou-se que os diálogos científicos sobre a inclusão sustentável das pessoas não ouvintes possibilitaram encontrar seis linhas de pesquisas distintas, que versaram entre comunicação, ambiente de trabalho e práticas de inclusão. No artigo 2, os dados foram analisados mediante a metodologia de análise de conteúdo com auxílio do IRaMuTeQ. Diante dos achados da pesquisa observou-se que o modelo de gestão inclusivo e sustentável compreendeu as dimensões socioambiental, econômica e institucional, bem como suas intercessões. No artigo 3, a pesquisa quantitativa, recorreu-se à aplicação de questionários, via rede social, a um grupo de 249 professores do ensino superior com deficiência auditiva e surdos, inseridos no mercado formal de trabalho no Brasil. Para análise dos dados foi utilizado a técnica snowball sampling (AUDEMARD, 2020). A partir desta pesquisa foi possível concluir, que nas cinco regiões do Brasil há professores surdos lecionando no ensino superior. Sobre o aspecto da sustentabilidade institucional, de acordo com os participantes da pesquisa, as empresas prezam pelas condições de trabalho dos professores e por valores éticos de inclusão e respeito. Além disso, mesmo com as discussões, o desenvolvimento sustentável de pessoas surdas não está expresso claramente nos artigos, se configurando gap teórico que trabalhe a sua inclusão sustentável de maneira estruturada, buscando o desenvolvimento de políticas públicas e de gestão de empresas privadas, que perpassem os aspectos econômicos, culminando nos pontos socioambientais. Palavras-chave: Sustentabilidade organizacional. Sustentabilidade econômica e social. Gestão de pessoas surdas.The present thesis is presented in three articles. A theoretical essay and two empirical ones and aimed to investigate the inclusive management of deaf people and institutional sustainability. About inclusive management, the institutional and business proposal aimed at inclusion is understood, considering the particularities inherent to each student - in the school context -, employee - within the company. Considering the three articles, the general objective was to analyze how the inclusion of deaf people in the institutional framework, or in the framework of organizations, contributed to sustainability. In addition, the specific objectives were worked on in three articles. In the first article, to map corporate social responsibility in the inclusion and sustainable development of deaf and hearing impaired people. In the second article, to propose an inclusive and sustainable management design for non-hearing people based on the sustainability tripod. In the third article, to identify the profile of teachers with hearing impairment or deaf who work in higher education institutions in Brazil and how the factors of educational sustainability where they work. To support the research, theorists were used, such as: Scoffham (2020); Borges and Peixoto (2019); Mendes (2018); Santos, Marques, Ferreira (2018); Abney, White, Shanahan and Locander (2017), Kumada (2016); Machado and Teixeira (2016) among others. It is a qualitative and quantitative research. The data collection in article 1 took place in the Scopus and Ebsco Host database, using as a sampling technique the search for keywords in electronic data sets. The indicators were analyzed using the content analysis methodology), with the aid of IRaMuTeQ 0.7 alpha 2. The research findings showed that the scientific dialogues on the sustainable inclusion of non-listening people made it possible to find six different research lines, which between communication, work environment and inclusion practices. In article 2, the data analyzed using the content analysis methodology with the aid of IRaMuTeQ. In view of the research findings, it observed that the inclusive and sustainable management model comprised the socio-environmental, economic and institutional dimensions, as well as their intercessions. In article 3, the quantitative research, questionnaires applied, via social network, to a group of 249 higher education teachers with hearing loss or deaf, inserted in the formal job market in Brazil. For data analysis, the snowball sampling technique used (AUDEMARD, 2020). From this research, it was possible to conclude that in the five regions of Brazil there are deaf teachers teaching in higher education, the aspect of institutional sustainability according to the research participants is concerned with the working conditions of the teachers, valuing ethical values of inclusion and respect. In addition, even with the discussions, the sustainable development of deaf people is not clearly expressed in the articles, configuring a theoretical gap that works with their sustainable inclusion in a structured way, seeking the development of public policies and management of private companies, that permeate the economic aspects, culminating in socio-environmental aspects. Keywords: Organizational sustainability. Economic and social sustainability. Management of deaf people.Tese enviada com autorização e ceretificação via C.I 56419/21 20/08/2021Tassigny, Mônica MotaTassigny, Mônica MotaPompeu, Randal MartinsTeixeira, Roberto Ney CiarliniMarinho, Luciana Freire de LimaNembri, Armando GuimarãesUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Administração de EmpresasNogueira, Fábio Luiz Benicio Maia2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/126492https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/26149porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-30T14:34:34Zoai::126492Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:2024-01-30T14:34:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
dc.title.none.fl_str_mv Gestão inclusiva de pessoas surdas e a sustentabilidade institucional
title Gestão inclusiva de pessoas surdas e a sustentabilidade institucional
spellingShingle Gestão inclusiva de pessoas surdas e a sustentabilidade institucional
Nogueira, Fábio Luiz Benicio Maia
Responsabilidade social
Inclusão social
Surdos
title_short Gestão inclusiva de pessoas surdas e a sustentabilidade institucional
title_full Gestão inclusiva de pessoas surdas e a sustentabilidade institucional
title_fullStr Gestão inclusiva de pessoas surdas e a sustentabilidade institucional
title_full_unstemmed Gestão inclusiva de pessoas surdas e a sustentabilidade institucional
title_sort Gestão inclusiva de pessoas surdas e a sustentabilidade institucional
author Nogueira, Fábio Luiz Benicio Maia
author_facet Nogueira, Fábio Luiz Benicio Maia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tassigny, Mônica Mota
Tassigny, Mônica Mota
Pompeu, Randal Martins
Teixeira, Roberto Ney Ciarlini
Marinho, Luciana Freire de Lima
Nembri, Armando Guimarães
Universidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas
dc.contributor.author.fl_str_mv Nogueira, Fábio Luiz Benicio Maia
dc.subject.por.fl_str_mv Responsabilidade social
Inclusão social
Surdos
topic Responsabilidade social
Inclusão social
Surdos
description A presente tese se apresenta mediante três artigos ¿ um ensaio teórico e dois empíricos -, e se destinou a investigar a gestão inclusiva de pessoas surdas e a sustentabilidade institucional. Sobre gestão inclusiva se compreende a proposta institucional e empresarial voltada para inclusão, considerando as particularidades inerentes a cada aluno ¿ no âmbito escolar ¿, a cada funcionário - no âmbito empresarial. Considerando os três artigos, o objetivo geral foi analisar como a inclusão das pessoas surdas no quadro institucional, ou no quadro das organizações, contribuiu para a sustentabilidade. Ademais, os objetivos específicos foram trabalhados em três artigos: no primeiro artigo, mapear a responsabilidade social corporativa na inclusão e desenvolvimento sustentável de pessoas surdas e com deficiência auditiva; no segundo artigo, propor um design de gestão inclusivo e sustentável de pessoas não ouvintes, tendo como base o tripé da sustentabilidade e no terceiro artigo, identificar o perfil dos professores com deficiência auditiva e surdos que trabalham nas instituições de ensino superior do Brasil e como percebem os fatores de sustentabilidade educacional onde trabalham. Para fundamentar a pesquisa utilizou-se teóricos como: Scoffham (2020); Borges e Peixoto (2019); Mendes (2018); Santos, Marques, Ferreira (2018); Abney, White, Shanahan e Locander (2017), Kumada (2016); Machado e Teixeira (2016) entre outros. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e quantitativa. A coleta de dados no artigo 1 ocorreu na base de dados Scopus e Ebsco Host, tendo como técnica de amostragem a busca por palavras-chave em conjunto de dados eletrônicos. Os indicadores foram analisados mediante a metodologia de análise de conteúdo, com o auxílio do IRaMuTeQ 0.7 alpha 2. Nos achados de pesquisa evidenciou-se que os diálogos científicos sobre a inclusão sustentável das pessoas não ouvintes possibilitaram encontrar seis linhas de pesquisas distintas, que versaram entre comunicação, ambiente de trabalho e práticas de inclusão. No artigo 2, os dados foram analisados mediante a metodologia de análise de conteúdo com auxílio do IRaMuTeQ. Diante dos achados da pesquisa observou-se que o modelo de gestão inclusivo e sustentável compreendeu as dimensões socioambiental, econômica e institucional, bem como suas intercessões. No artigo 3, a pesquisa quantitativa, recorreu-se à aplicação de questionários, via rede social, a um grupo de 249 professores do ensino superior com deficiência auditiva e surdos, inseridos no mercado formal de trabalho no Brasil. Para análise dos dados foi utilizado a técnica snowball sampling (AUDEMARD, 2020). A partir desta pesquisa foi possível concluir, que nas cinco regiões do Brasil há professores surdos lecionando no ensino superior. Sobre o aspecto da sustentabilidade institucional, de acordo com os participantes da pesquisa, as empresas prezam pelas condições de trabalho dos professores e por valores éticos de inclusão e respeito. Além disso, mesmo com as discussões, o desenvolvimento sustentável de pessoas surdas não está expresso claramente nos artigos, se configurando gap teórico que trabalhe a sua inclusão sustentável de maneira estruturada, buscando o desenvolvimento de políticas públicas e de gestão de empresas privadas, que perpassem os aspectos econômicos, culminando nos pontos socioambientais. Palavras-chave: Sustentabilidade organizacional. Sustentabilidade econômica e social. Gestão de pessoas surdas.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/126492
url https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/126492
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/26149
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron:UNIFOR
instname_str Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron_str UNIFOR
institution UNIFOR
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
repository.mail.fl_str_mv bib@unifor.br||bib@unifor.br
_version_ 1815437311689621504