Gestão inclusiva de pessoas surdas e a sustentabilidade institucional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
Texto Completo: | https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/126492 |
Resumo: | A presente tese se apresenta mediante três artigos ¿ um ensaio teórico e dois empíricos -, e se destinou a investigar a gestão inclusiva de pessoas surdas e a sustentabilidade institucional. Sobre gestão inclusiva se compreende a proposta institucional e empresarial voltada para inclusão, considerando as particularidades inerentes a cada aluno ¿ no âmbito escolar ¿, a cada funcionário - no âmbito empresarial. Considerando os três artigos, o objetivo geral foi analisar como a inclusão das pessoas surdas no quadro institucional, ou no quadro das organizações, contribuiu para a sustentabilidade. Ademais, os objetivos específicos foram trabalhados em três artigos: no primeiro artigo, mapear a responsabilidade social corporativa na inclusão e desenvolvimento sustentável de pessoas surdas e com deficiência auditiva; no segundo artigo, propor um design de gestão inclusivo e sustentável de pessoas não ouvintes, tendo como base o tripé da sustentabilidade e no terceiro artigo, identificar o perfil dos professores com deficiência auditiva e surdos que trabalham nas instituições de ensino superior do Brasil e como percebem os fatores de sustentabilidade educacional onde trabalham. Para fundamentar a pesquisa utilizou-se teóricos como: Scoffham (2020); Borges e Peixoto (2019); Mendes (2018); Santos, Marques, Ferreira (2018); Abney, White, Shanahan e Locander (2017), Kumada (2016); Machado e Teixeira (2016) entre outros. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e quantitativa. A coleta de dados no artigo 1 ocorreu na base de dados Scopus e Ebsco Host, tendo como técnica de amostragem a busca por palavras-chave em conjunto de dados eletrônicos. Os indicadores foram analisados mediante a metodologia de análise de conteúdo, com o auxílio do IRaMuTeQ 0.7 alpha 2. Nos achados de pesquisa evidenciou-se que os diálogos científicos sobre a inclusão sustentável das pessoas não ouvintes possibilitaram encontrar seis linhas de pesquisas distintas, que versaram entre comunicação, ambiente de trabalho e práticas de inclusão. No artigo 2, os dados foram analisados mediante a metodologia de análise de conteúdo com auxílio do IRaMuTeQ. Diante dos achados da pesquisa observou-se que o modelo de gestão inclusivo e sustentável compreendeu as dimensões socioambiental, econômica e institucional, bem como suas intercessões. No artigo 3, a pesquisa quantitativa, recorreu-se à aplicação de questionários, via rede social, a um grupo de 249 professores do ensino superior com deficiência auditiva e surdos, inseridos no mercado formal de trabalho no Brasil. Para análise dos dados foi utilizado a técnica snowball sampling (AUDEMARD, 2020). A partir desta pesquisa foi possível concluir, que nas cinco regiões do Brasil há professores surdos lecionando no ensino superior. Sobre o aspecto da sustentabilidade institucional, de acordo com os participantes da pesquisa, as empresas prezam pelas condições de trabalho dos professores e por valores éticos de inclusão e respeito. Além disso, mesmo com as discussões, o desenvolvimento sustentável de pessoas surdas não está expresso claramente nos artigos, se configurando gap teórico que trabalhe a sua inclusão sustentável de maneira estruturada, buscando o desenvolvimento de políticas públicas e de gestão de empresas privadas, que perpassem os aspectos econômicos, culminando nos pontos socioambientais. Palavras-chave: Sustentabilidade organizacional. Sustentabilidade econômica e social. Gestão de pessoas surdas. |
id |
UFOR_8b3829d914ec0ded7a712567c7a693f6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::126492 |
network_acronym_str |
UFOR |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
repository_id_str |
|
spelling |
Gestão inclusiva de pessoas surdas e a sustentabilidade institucionalResponsabilidade socialInclusão socialSurdosA presente tese se apresenta mediante três artigos ¿ um ensaio teórico e dois empíricos -, e se destinou a investigar a gestão inclusiva de pessoas surdas e a sustentabilidade institucional. Sobre gestão inclusiva se compreende a proposta institucional e empresarial voltada para inclusão, considerando as particularidades inerentes a cada aluno ¿ no âmbito escolar ¿, a cada funcionário - no âmbito empresarial. Considerando os três artigos, o objetivo geral foi analisar como a inclusão das pessoas surdas no quadro institucional, ou no quadro das organizações, contribuiu para a sustentabilidade. Ademais, os objetivos específicos foram trabalhados em três artigos: no primeiro artigo, mapear a responsabilidade social corporativa na inclusão e desenvolvimento sustentável de pessoas surdas e com deficiência auditiva; no segundo artigo, propor um design de gestão inclusivo e sustentável de pessoas não ouvintes, tendo como base o tripé da sustentabilidade e no terceiro artigo, identificar o perfil dos professores com deficiência auditiva e surdos que trabalham nas instituições de ensino superior do Brasil e como percebem os fatores de sustentabilidade educacional onde trabalham. Para fundamentar a pesquisa utilizou-se teóricos como: Scoffham (2020); Borges e Peixoto (2019); Mendes (2018); Santos, Marques, Ferreira (2018); Abney, White, Shanahan e Locander (2017), Kumada (2016); Machado e Teixeira (2016) entre outros. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e quantitativa. A coleta de dados no artigo 1 ocorreu na base de dados Scopus e Ebsco Host, tendo como técnica de amostragem a busca por palavras-chave em conjunto de dados eletrônicos. Os indicadores foram analisados mediante a metodologia de análise de conteúdo, com o auxílio do IRaMuTeQ 0.7 alpha 2. Nos achados de pesquisa evidenciou-se que os diálogos científicos sobre a inclusão sustentável das pessoas não ouvintes possibilitaram encontrar seis linhas de pesquisas distintas, que versaram entre comunicação, ambiente de trabalho e práticas de inclusão. No artigo 2, os dados foram analisados mediante a metodologia de análise de conteúdo com auxílio do IRaMuTeQ. Diante dos achados da pesquisa observou-se que o modelo de gestão inclusivo e sustentável compreendeu as dimensões socioambiental, econômica e institucional, bem como suas intercessões. No artigo 3, a pesquisa quantitativa, recorreu-se à aplicação de questionários, via rede social, a um grupo de 249 professores do ensino superior com deficiência auditiva e surdos, inseridos no mercado formal de trabalho no Brasil. Para análise dos dados foi utilizado a técnica snowball sampling (AUDEMARD, 2020). A partir desta pesquisa foi possível concluir, que nas cinco regiões do Brasil há professores surdos lecionando no ensino superior. Sobre o aspecto da sustentabilidade institucional, de acordo com os participantes da pesquisa, as empresas prezam pelas condições de trabalho dos professores e por valores éticos de inclusão e respeito. Além disso, mesmo com as discussões, o desenvolvimento sustentável de pessoas surdas não está expresso claramente nos artigos, se configurando gap teórico que trabalhe a sua inclusão sustentável de maneira estruturada, buscando o desenvolvimento de políticas públicas e de gestão de empresas privadas, que perpassem os aspectos econômicos, culminando nos pontos socioambientais. Palavras-chave: Sustentabilidade organizacional. Sustentabilidade econômica e social. Gestão de pessoas surdas.The present thesis is presented in three articles. A theoretical essay and two empirical ones and aimed to investigate the inclusive management of deaf people and institutional sustainability. About inclusive management, the institutional and business proposal aimed at inclusion is understood, considering the particularities inherent to each student - in the school context -, employee - within the company. Considering the three articles, the general objective was to analyze how the inclusion of deaf people in the institutional framework, or in the framework of organizations, contributed to sustainability. In addition, the specific objectives were worked on in three articles. In the first article, to map corporate social responsibility in the inclusion and sustainable development of deaf and hearing impaired people. In the second article, to propose an inclusive and sustainable management design for non-hearing people based on the sustainability tripod. In the third article, to identify the profile of teachers with hearing impairment or deaf who work in higher education institutions in Brazil and how the factors of educational sustainability where they work. To support the research, theorists were used, such as: Scoffham (2020); Borges and Peixoto (2019); Mendes (2018); Santos, Marques, Ferreira (2018); Abney, White, Shanahan and Locander (2017), Kumada (2016); Machado and Teixeira (2016) among others. It is a qualitative and quantitative research. The data collection in article 1 took place in the Scopus and Ebsco Host database, using as a sampling technique the search for keywords in electronic data sets. The indicators were analyzed using the content analysis methodology), with the aid of IRaMuTeQ 0.7 alpha 2. The research findings showed that the scientific dialogues on the sustainable inclusion of non-listening people made it possible to find six different research lines, which between communication, work environment and inclusion practices. In article 2, the data analyzed using the content analysis methodology with the aid of IRaMuTeQ. In view of the research findings, it observed that the inclusive and sustainable management model comprised the socio-environmental, economic and institutional dimensions, as well as their intercessions. In article 3, the quantitative research, questionnaires applied, via social network, to a group of 249 higher education teachers with hearing loss or deaf, inserted in the formal job market in Brazil. For data analysis, the snowball sampling technique used (AUDEMARD, 2020). From this research, it was possible to conclude that in the five regions of Brazil there are deaf teachers teaching in higher education, the aspect of institutional sustainability according to the research participants is concerned with the working conditions of the teachers, valuing ethical values of inclusion and respect. In addition, even with the discussions, the sustainable development of deaf people is not clearly expressed in the articles, configuring a theoretical gap that works with their sustainable inclusion in a structured way, seeking the development of public policies and management of private companies, that permeate the economic aspects, culminating in socio-environmental aspects. Keywords: Organizational sustainability. Economic and social sustainability. Management of deaf people.Tese enviada com autorização e ceretificação via C.I 56419/21 20/08/2021Tassigny, Mônica MotaTassigny, Mônica MotaPompeu, Randal MartinsTeixeira, Roberto Ney CiarliniMarinho, Luciana Freire de LimaNembri, Armando GuimarãesUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Administração de EmpresasNogueira, Fábio Luiz Benicio Maia2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/126492https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/26149porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-30T14:34:34Zoai::126492Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:2024-01-30T14:34:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gestão inclusiva de pessoas surdas e a sustentabilidade institucional |
title |
Gestão inclusiva de pessoas surdas e a sustentabilidade institucional |
spellingShingle |
Gestão inclusiva de pessoas surdas e a sustentabilidade institucional Nogueira, Fábio Luiz Benicio Maia Responsabilidade social Inclusão social Surdos |
title_short |
Gestão inclusiva de pessoas surdas e a sustentabilidade institucional |
title_full |
Gestão inclusiva de pessoas surdas e a sustentabilidade institucional |
title_fullStr |
Gestão inclusiva de pessoas surdas e a sustentabilidade institucional |
title_full_unstemmed |
Gestão inclusiva de pessoas surdas e a sustentabilidade institucional |
title_sort |
Gestão inclusiva de pessoas surdas e a sustentabilidade institucional |
author |
Nogueira, Fábio Luiz Benicio Maia |
author_facet |
Nogueira, Fábio Luiz Benicio Maia |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Tassigny, Mônica Mota Tassigny, Mônica Mota Pompeu, Randal Martins Teixeira, Roberto Ney Ciarlini Marinho, Luciana Freire de Lima Nembri, Armando Guimarães Universidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nogueira, Fábio Luiz Benicio Maia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Responsabilidade social Inclusão social Surdos |
topic |
Responsabilidade social Inclusão social Surdos |
description |
A presente tese se apresenta mediante três artigos ¿ um ensaio teórico e dois empíricos -, e se destinou a investigar a gestão inclusiva de pessoas surdas e a sustentabilidade institucional. Sobre gestão inclusiva se compreende a proposta institucional e empresarial voltada para inclusão, considerando as particularidades inerentes a cada aluno ¿ no âmbito escolar ¿, a cada funcionário - no âmbito empresarial. Considerando os três artigos, o objetivo geral foi analisar como a inclusão das pessoas surdas no quadro institucional, ou no quadro das organizações, contribuiu para a sustentabilidade. Ademais, os objetivos específicos foram trabalhados em três artigos: no primeiro artigo, mapear a responsabilidade social corporativa na inclusão e desenvolvimento sustentável de pessoas surdas e com deficiência auditiva; no segundo artigo, propor um design de gestão inclusivo e sustentável de pessoas não ouvintes, tendo como base o tripé da sustentabilidade e no terceiro artigo, identificar o perfil dos professores com deficiência auditiva e surdos que trabalham nas instituições de ensino superior do Brasil e como percebem os fatores de sustentabilidade educacional onde trabalham. Para fundamentar a pesquisa utilizou-se teóricos como: Scoffham (2020); Borges e Peixoto (2019); Mendes (2018); Santos, Marques, Ferreira (2018); Abney, White, Shanahan e Locander (2017), Kumada (2016); Machado e Teixeira (2016) entre outros. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e quantitativa. A coleta de dados no artigo 1 ocorreu na base de dados Scopus e Ebsco Host, tendo como técnica de amostragem a busca por palavras-chave em conjunto de dados eletrônicos. Os indicadores foram analisados mediante a metodologia de análise de conteúdo, com o auxílio do IRaMuTeQ 0.7 alpha 2. Nos achados de pesquisa evidenciou-se que os diálogos científicos sobre a inclusão sustentável das pessoas não ouvintes possibilitaram encontrar seis linhas de pesquisas distintas, que versaram entre comunicação, ambiente de trabalho e práticas de inclusão. No artigo 2, os dados foram analisados mediante a metodologia de análise de conteúdo com auxílio do IRaMuTeQ. Diante dos achados da pesquisa observou-se que o modelo de gestão inclusivo e sustentável compreendeu as dimensões socioambiental, econômica e institucional, bem como suas intercessões. No artigo 3, a pesquisa quantitativa, recorreu-se à aplicação de questionários, via rede social, a um grupo de 249 professores do ensino superior com deficiência auditiva e surdos, inseridos no mercado formal de trabalho no Brasil. Para análise dos dados foi utilizado a técnica snowball sampling (AUDEMARD, 2020). A partir desta pesquisa foi possível concluir, que nas cinco regiões do Brasil há professores surdos lecionando no ensino superior. Sobre o aspecto da sustentabilidade institucional, de acordo com os participantes da pesquisa, as empresas prezam pelas condições de trabalho dos professores e por valores éticos de inclusão e respeito. Além disso, mesmo com as discussões, o desenvolvimento sustentável de pessoas surdas não está expresso claramente nos artigos, se configurando gap teórico que trabalhe a sua inclusão sustentável de maneira estruturada, buscando o desenvolvimento de políticas públicas e de gestão de empresas privadas, que perpassem os aspectos econômicos, culminando nos pontos socioambientais. Palavras-chave: Sustentabilidade organizacional. Sustentabilidade econômica e social. Gestão de pessoas surdas. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/126492 |
url |
https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/126492 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/26149 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR) instacron:UNIFOR |
instname_str |
Universidade de Fortaleza (UNIFOR) |
instacron_str |
UNIFOR |
institution |
UNIFOR |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR) |
repository.mail.fl_str_mv |
bib@unifor.br||bib@unifor.br |
_version_ |
1815437311689621504 |