Alianças estratégicas, vantagens competitivas e estratégias genéricas do segmento apícola cearense - estudo de caso nas empresas cearenses exportadoras de mel natural
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
Texto Completo: | https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/73747 |
Resumo: | A partir da década de 90 observou-se um considerável crescimento da apicultura cearense, iniciando-se, em 2001, as primeiras exportações de mel natural para o mercado externo. Não obstante haver uma ampla demanda externa, as empresas locais que exportam esse produto o fazem sob a forma a granel, sem marca própria, por imposição de seus principais compradores estrangeiros. O Estado do Ceará possui condições naturais propícias para a produção de mel orgânico, de extrema aceitação no mercado internacional. Apesar do cenário ser favorável, o segmento apícola cearense ainda enfrenta problemas de ordem interna, tais como um baixo nível tecnológico dos empreendimentos apícolas, falta de padronização do produto, baixo nível de sinergia entre seus agentes produtivos, dentre outros. Esta pesquisa teve por objetivo identificar os principais tipos de alianças estratégicas formadas pelas empresas cearenses exportadoras de mel natural, quais as estratégias genéricas que melhor se adaptam a essas empresas, bem como analisar as vantagens competitivas do segmento apícola cearense, direcionados à comercialização de mel natural no mercado externo. O referencial teórico está baseado na literatura científica que trata sobre alianças estratégicas, vantagens competitivas e estratégias genéricas, a exemplo de Yoshino e Rangan (1996), Porter (1989) e Mintzberg et al. (2000), respectivamente. Buscou-se inferir, para o caso das empresas entrevistadas, a correlação existente entre o mencionado referencial teórico e o ambiente competitivo real, no qual se encontram as empresas cearenses exportadoras de mel natural. Conclui-se que: as vantagens competitivas do segmento apícola cearense são formadas basicamente pelas condições naturais favoráveis para a produção de mel orgânico, existentes no território do Estado do Ceará; as empresas cearenses não adotam alianças estratégicas satisfatoriamente definidas; as estratégias genéricas mais adequadas às mencionadas empresas seriam diferenciação e enfoque. |
id |
UFOR_8b8797ac5d81a786bdedec9f0161e935 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::73747 |
network_acronym_str |
UFOR |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
repository_id_str |
|
spelling |
Alianças estratégicas, vantagens competitivas e estratégias genéricas do segmento apícola cearense - estudo de caso nas empresas cearenses exportadoras de mel naturalAlianças estratégicasA partir da década de 90 observou-se um considerável crescimento da apicultura cearense, iniciando-se, em 2001, as primeiras exportações de mel natural para o mercado externo. Não obstante haver uma ampla demanda externa, as empresas locais que exportam esse produto o fazem sob a forma a granel, sem marca própria, por imposição de seus principais compradores estrangeiros. O Estado do Ceará possui condições naturais propícias para a produção de mel orgânico, de extrema aceitação no mercado internacional. Apesar do cenário ser favorável, o segmento apícola cearense ainda enfrenta problemas de ordem interna, tais como um baixo nível tecnológico dos empreendimentos apícolas, falta de padronização do produto, baixo nível de sinergia entre seus agentes produtivos, dentre outros. Esta pesquisa teve por objetivo identificar os principais tipos de alianças estratégicas formadas pelas empresas cearenses exportadoras de mel natural, quais as estratégias genéricas que melhor se adaptam a essas empresas, bem como analisar as vantagens competitivas do segmento apícola cearense, direcionados à comercialização de mel natural no mercado externo. O referencial teórico está baseado na literatura científica que trata sobre alianças estratégicas, vantagens competitivas e estratégias genéricas, a exemplo de Yoshino e Rangan (1996), Porter (1989) e Mintzberg et al. (2000), respectivamente. Buscou-se inferir, para o caso das empresas entrevistadas, a correlação existente entre o mencionado referencial teórico e o ambiente competitivo real, no qual se encontram as empresas cearenses exportadoras de mel natural. Conclui-se que: as vantagens competitivas do segmento apícola cearense são formadas basicamente pelas condições naturais favoráveis para a produção de mel orgânico, existentes no território do Estado do Ceará; as empresas cearenses não adotam alianças estratégicas satisfatoriamente definidas; as estratégias genéricas mais adequadas às mencionadas empresas seriam diferenciação e enfoque.Since the decade of 1990 a considerable growth of the beekeeping from Ceará was observed, beginning in 2001 the first exports of natural honey to the external market. Although there had been a wide external demand, the local firms export honey bulkly, without own trade mark, by main foreign buyers imposition. The State of Ceará has favorable natural conditions for the production of organic honey, of great acceptance in the international market. In spite of the scenery to be favorable, the beekeeping activity from Ceará still faces other problems in Brazil, such as low technological level of beekeeping enterprises, lack of honey standardization, low co-ordinated action (synergy) level among agents, among others. This research aims to identify the main types of strategic alliances formed by natural honey exporter companies from Ceará, the generic strategies that better adapt to these companies, as well as to analyze the competitive advantages of the beekeeping segment from Ceará addressed to the commercialization of natural honey in the external market. The theoretical referencial is based on the scientific literature that approaches strategic alliances, competitive advantages and generic strategies, like Yoshino and Rangan (1996), Porter (1989) and Mintzberg et al. (2000), respectively. It was searched to infer, for the case of the interviewed companies, the existent correlation among the already mentioned theoretical referencial and the real competitive environment, to which the natural honey exporter companies belong. The research concluded: that the competitive advantages of the beekeeping segment from Ceará are formed basically by the favorable natural conditions for the production of organic honey, existent in the territory of the State of Ceará; that the companies from Ceará don't adopt satisfactoriry defined strategic alliances and that the more adequate generic strategies to the above mentioned companies would be differentiation and approach.Veiga Neto, Alípio RamosVeiga Neto, Alípio RamosCabral, José Ednilson de OliveiraCarvalho, Eveline Barbosa SilvaUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Administração de EmpresasOliveira, Luciano Barros de2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/73747https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/1424Disponibilidade forma física: Existe obra impressa de código : 73175porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess1899-12-30T00:00:00Zoai::73747Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:1899-12-30T00:00Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Alianças estratégicas, vantagens competitivas e estratégias genéricas do segmento apícola cearense - estudo de caso nas empresas cearenses exportadoras de mel natural |
title |
Alianças estratégicas, vantagens competitivas e estratégias genéricas do segmento apícola cearense - estudo de caso nas empresas cearenses exportadoras de mel natural |
spellingShingle |
Alianças estratégicas, vantagens competitivas e estratégias genéricas do segmento apícola cearense - estudo de caso nas empresas cearenses exportadoras de mel natural Oliveira, Luciano Barros de Alianças estratégicas |
title_short |
Alianças estratégicas, vantagens competitivas e estratégias genéricas do segmento apícola cearense - estudo de caso nas empresas cearenses exportadoras de mel natural |
title_full |
Alianças estratégicas, vantagens competitivas e estratégias genéricas do segmento apícola cearense - estudo de caso nas empresas cearenses exportadoras de mel natural |
title_fullStr |
Alianças estratégicas, vantagens competitivas e estratégias genéricas do segmento apícola cearense - estudo de caso nas empresas cearenses exportadoras de mel natural |
title_full_unstemmed |
Alianças estratégicas, vantagens competitivas e estratégias genéricas do segmento apícola cearense - estudo de caso nas empresas cearenses exportadoras de mel natural |
title_sort |
Alianças estratégicas, vantagens competitivas e estratégias genéricas do segmento apícola cearense - estudo de caso nas empresas cearenses exportadoras de mel natural |
author |
Oliveira, Luciano Barros de |
author_facet |
Oliveira, Luciano Barros de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Veiga Neto, Alípio Ramos Veiga Neto, Alípio Ramos Cabral, José Ednilson de Oliveira Carvalho, Eveline Barbosa Silva Universidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Luciano Barros de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alianças estratégicas |
topic |
Alianças estratégicas |
description |
A partir da década de 90 observou-se um considerável crescimento da apicultura cearense, iniciando-se, em 2001, as primeiras exportações de mel natural para o mercado externo. Não obstante haver uma ampla demanda externa, as empresas locais que exportam esse produto o fazem sob a forma a granel, sem marca própria, por imposição de seus principais compradores estrangeiros. O Estado do Ceará possui condições naturais propícias para a produção de mel orgânico, de extrema aceitação no mercado internacional. Apesar do cenário ser favorável, o segmento apícola cearense ainda enfrenta problemas de ordem interna, tais como um baixo nível tecnológico dos empreendimentos apícolas, falta de padronização do produto, baixo nível de sinergia entre seus agentes produtivos, dentre outros. Esta pesquisa teve por objetivo identificar os principais tipos de alianças estratégicas formadas pelas empresas cearenses exportadoras de mel natural, quais as estratégias genéricas que melhor se adaptam a essas empresas, bem como analisar as vantagens competitivas do segmento apícola cearense, direcionados à comercialização de mel natural no mercado externo. O referencial teórico está baseado na literatura científica que trata sobre alianças estratégicas, vantagens competitivas e estratégias genéricas, a exemplo de Yoshino e Rangan (1996), Porter (1989) e Mintzberg et al. (2000), respectivamente. Buscou-se inferir, para o caso das empresas entrevistadas, a correlação existente entre o mencionado referencial teórico e o ambiente competitivo real, no qual se encontram as empresas cearenses exportadoras de mel natural. Conclui-se que: as vantagens competitivas do segmento apícola cearense são formadas basicamente pelas condições naturais favoráveis para a produção de mel orgânico, existentes no território do Estado do Ceará; as empresas cearenses não adotam alianças estratégicas satisfatoriamente definidas; as estratégias genéricas mais adequadas às mencionadas empresas seriam diferenciação e enfoque. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/73747 |
url |
https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/73747 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/1424 Disponibilidade forma física: Existe obra impressa de código : 73175 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR) instacron:UNIFOR |
instname_str |
Universidade de Fortaleza (UNIFOR) |
instacron_str |
UNIFOR |
institution |
UNIFOR |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR) |
repository.mail.fl_str_mv |
bib@unifor.br||bib@unifor.br |
_version_ |
1815437291748851712 |