Um ambiente virtual de aprendizagem, baseado em serviços WEB, para apoiar a educação corporativa com o suporte das instituições de ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Francisco José de Azevedo
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
Texto Completo: https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/69432
Resumo: Experiências bem-sucedidas com educação corporativa estão também sendo fundamentadas na educação a distância, através de ambientes virtuais de aprendizagem, para facilitar a disseminação do conhecimento nas organizações. Com isso, as organizações ganham flexibilidade e economia no desenvolvimento de cursos. No entanto, ainda, é oneroso para elas promoverem cursos a distância quando elas devem arcar com vários custos como: infra-estrutura, desenvolvimento de sistemas, implantação dos cursos, contratação de pessoal qualificado, elaboração de materiais didáticos, etc. São poucas as organizações que têm condições de promover e implementar educação corporativa a distância através de ambientes virtuais seja por motivos financeiros, seja por falta de experiência para elaborarem os cursos. Porém, as instituições de ensino superior têm esta experiência, por terem um corpo docente, estrutura física e administrativa. Acreditase, então, que devam existir parcerias entre as organizações e as instituições de ensino que envolveria a negociação, pela organização, de cursos a distância ofertados pelas instituições de ensino. Com uma solução tecnológica para isso, este trabalho propõe conceber um ambiente virtual de aprendizagem, baseado em serviços web, que interligaria a organização e a instituição de ensino, a fim de viabilizar uma maneira prática e fácil à negociação dos cursos, em forma de serviços. A estratégia usada para implementar esta solução foi transformar os cursos das instituições de ensino em serviços web, a fim de que possam ser utilizados pelos ambientes virtuais de aprendizagem das organizações para promover educação corporativa. No entanto é importante ressaltar que projetar ambientes virtuais de aprendizagem, baseados em serviços web, que interliguem duas empresas é um grande desafio, porque estes sistemas são grandes, complexos e podem depender tanto das decisões de projeto de sua arquitetura (que envolve requisitos funcionais e não-funcionais), da infra-estrutura instalada nas empresas, bem como das pessoas que vão concebê-lo e gerenciá-lo. Assim, este trabalho, além de propor uma arquitetura para este tipo de ambiente, ressaltando aspectos específicos de qualidade, apresenta também uma forma de reduzir o impacto de sua concepção e desenvolvimento baseado na avaliação da eficácia de seus recursos de EAD e arquitetura.
id UFOR_8ed414f364d45692cf6c31dc67dc57ea
oai_identifier_str oai::69432
network_acronym_str UFOR
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
repository_id_str
spelling Um ambiente virtual de aprendizagem, baseado em serviços WEB, para apoiar a educação corporativa com o suporte das instituições de ensinoEducação a distânciaComputador na educaçãoInternetExperiências bem-sucedidas com educação corporativa estão também sendo fundamentadas na educação a distância, através de ambientes virtuais de aprendizagem, para facilitar a disseminação do conhecimento nas organizações. Com isso, as organizações ganham flexibilidade e economia no desenvolvimento de cursos. No entanto, ainda, é oneroso para elas promoverem cursos a distância quando elas devem arcar com vários custos como: infra-estrutura, desenvolvimento de sistemas, implantação dos cursos, contratação de pessoal qualificado, elaboração de materiais didáticos, etc. São poucas as organizações que têm condições de promover e implementar educação corporativa a distância através de ambientes virtuais seja por motivos financeiros, seja por falta de experiência para elaborarem os cursos. Porém, as instituições de ensino superior têm esta experiência, por terem um corpo docente, estrutura física e administrativa. Acreditase, então, que devam existir parcerias entre as organizações e as instituições de ensino que envolveria a negociação, pela organização, de cursos a distância ofertados pelas instituições de ensino. Com uma solução tecnológica para isso, este trabalho propõe conceber um ambiente virtual de aprendizagem, baseado em serviços web, que interligaria a organização e a instituição de ensino, a fim de viabilizar uma maneira prática e fácil à negociação dos cursos, em forma de serviços. A estratégia usada para implementar esta solução foi transformar os cursos das instituições de ensino em serviços web, a fim de que possam ser utilizados pelos ambientes virtuais de aprendizagem das organizações para promover educação corporativa. No entanto é importante ressaltar que projetar ambientes virtuais de aprendizagem, baseados em serviços web, que interliguem duas empresas é um grande desafio, porque estes sistemas são grandes, complexos e podem depender tanto das decisões de projeto de sua arquitetura (que envolve requisitos funcionais e não-funcionais), da infra-estrutura instalada nas empresas, bem como das pessoas que vão concebê-lo e gerenciá-lo. Assim, este trabalho, além de propor uma arquitetura para este tipo de ambiente, ressaltando aspectos específicos de qualidade, apresenta também uma forma de reduzir o impacto de sua concepção e desenvolvimento baseado na avaliação da eficácia de seus recursos de EAD e arquitetura.Successful experiences with corporate education are also being based on distance education through virtual environments of learning, to facilitate the dissemination of knowledge in organizations. Therefore, organizations gain flexibility and economy in the development of courses. However, although it is costly for them to promote courses to the distance when they must pay for various costs such as infrastructure, systems development, implementation of courses, recruitment of staff, preparation of teaching materials, etc. There are few organizations that are able to promote and implement the corporate distance education through virtual environments is for financial reasons, either for lack of experience to develop the courses. However, higher education institutions have this experience because they have a faculty, administrative and physical infrastructure. It is believed then that there must be partnerships between organizations and institutions of education which would involve the negotiation, the organization of courses offered by distance education institutions. With a technological solution to this, this paper proposes to design a virtual environment of learning based on web services, which connects the organization and the university in order to facilitate a practical way and easy to negotiate the course, in the form of services. The strategy used to implement this solution was turning the course of educational institutions in web services, so that they can be used by the virtual environments of learning organizations to promote corporate education. However, it is important to emphasize that design of virtual learning environments, based on web services, to interconnect two companies that is a big challenge, because these systems are large, complex and may depend on decisions of both the architecture of your project (which involves functional requirements and non-functional), the infrastructure installed in businesses and the people who will design it and manage it. This work, and propose an architecture for this type of environment, emphasizing specific aspects of quality, has a way of reducing the impact of their design and development based on evaluation of the effectiveness of their resources to ODL and architecture.Furtado, Maria Elizabeth SucupiraFurtado, Maria Elizabeth SucupiraMendonça, Nabor das ChagasBrasileiro, Francisco VilarUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Informática AplicadaAlves, Francisco José de Azevedo2003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf165f.https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/69432https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/295Disponibilidade forma física: Existe obra impressa de codigo : 63626porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-14T12:28:01Zoai::69432Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:2024-06-14T12:28:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
dc.title.none.fl_str_mv Um ambiente virtual de aprendizagem, baseado em serviços WEB, para apoiar a educação corporativa com o suporte das instituições de ensino
title Um ambiente virtual de aprendizagem, baseado em serviços WEB, para apoiar a educação corporativa com o suporte das instituições de ensino
spellingShingle Um ambiente virtual de aprendizagem, baseado em serviços WEB, para apoiar a educação corporativa com o suporte das instituições de ensino
Alves, Francisco José de Azevedo
Educação a distância
Computador na educação
Internet
title_short Um ambiente virtual de aprendizagem, baseado em serviços WEB, para apoiar a educação corporativa com o suporte das instituições de ensino
title_full Um ambiente virtual de aprendizagem, baseado em serviços WEB, para apoiar a educação corporativa com o suporte das instituições de ensino
title_fullStr Um ambiente virtual de aprendizagem, baseado em serviços WEB, para apoiar a educação corporativa com o suporte das instituições de ensino
title_full_unstemmed Um ambiente virtual de aprendizagem, baseado em serviços WEB, para apoiar a educação corporativa com o suporte das instituições de ensino
title_sort Um ambiente virtual de aprendizagem, baseado em serviços WEB, para apoiar a educação corporativa com o suporte das instituições de ensino
author Alves, Francisco José de Azevedo
author_facet Alves, Francisco José de Azevedo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Furtado, Maria Elizabeth Sucupira
Furtado, Maria Elizabeth Sucupira
Mendonça, Nabor das Chagas
Brasileiro, Francisco Vilar
Universidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Informática Aplicada
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Francisco José de Azevedo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação a distância
Computador na educação
Internet
topic Educação a distância
Computador na educação
Internet
description Experiências bem-sucedidas com educação corporativa estão também sendo fundamentadas na educação a distância, através de ambientes virtuais de aprendizagem, para facilitar a disseminação do conhecimento nas organizações. Com isso, as organizações ganham flexibilidade e economia no desenvolvimento de cursos. No entanto, ainda, é oneroso para elas promoverem cursos a distância quando elas devem arcar com vários custos como: infra-estrutura, desenvolvimento de sistemas, implantação dos cursos, contratação de pessoal qualificado, elaboração de materiais didáticos, etc. São poucas as organizações que têm condições de promover e implementar educação corporativa a distância através de ambientes virtuais seja por motivos financeiros, seja por falta de experiência para elaborarem os cursos. Porém, as instituições de ensino superior têm esta experiência, por terem um corpo docente, estrutura física e administrativa. Acreditase, então, que devam existir parcerias entre as organizações e as instituições de ensino que envolveria a negociação, pela organização, de cursos a distância ofertados pelas instituições de ensino. Com uma solução tecnológica para isso, este trabalho propõe conceber um ambiente virtual de aprendizagem, baseado em serviços web, que interligaria a organização e a instituição de ensino, a fim de viabilizar uma maneira prática e fácil à negociação dos cursos, em forma de serviços. A estratégia usada para implementar esta solução foi transformar os cursos das instituições de ensino em serviços web, a fim de que possam ser utilizados pelos ambientes virtuais de aprendizagem das organizações para promover educação corporativa. No entanto é importante ressaltar que projetar ambientes virtuais de aprendizagem, baseados em serviços web, que interliguem duas empresas é um grande desafio, porque estes sistemas são grandes, complexos e podem depender tanto das decisões de projeto de sua arquitetura (que envolve requisitos funcionais e não-funcionais), da infra-estrutura instalada nas empresas, bem como das pessoas que vão concebê-lo e gerenciá-lo. Assim, este trabalho, além de propor uma arquitetura para este tipo de ambiente, ressaltando aspectos específicos de qualidade, apresenta também uma forma de reduzir o impacto de sua concepção e desenvolvimento baseado na avaliação da eficácia de seus recursos de EAD e arquitetura.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/69432
url https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/69432
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/295
Disponibilidade forma física: Existe obra impressa de codigo : 63626
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
165f.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron:UNIFOR
instname_str Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron_str UNIFOR
institution UNIFOR
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
repository.mail.fl_str_mv bib@unifor.br||bib@unifor.br
_version_ 1815437283261677568