Uma proposta de segmentação dos universitários brasileiros com relação a seu comportamento pró-ambiental de consumo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Menezes, Leonardo Mendes Lacerda de
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
Texto Completo: https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/100764
Resumo: O comportamento ambientalmente responsável, como campo de investigação, está em ebulição: vários autores têm pesquisado sobre o tema e, devido ao pouco tempo em que o mesmo é discutido, as principais teorias ainda estão sendo desenvolvidas. Dentro dos vários caminhos de investigação percorridos neste campo, a segmentação ambiental é considerada por vários autores como uma ferramenta muito interessante para se conhecer melhor os consumidores, bem como propor intervenções específicas e eficientes de mudança comportamental para a sustentabilidade, baseadas nas características de cada segmento de consumidores. Porém, analisando diversos modelos de segmentação na literatura nacional e internacional, notou-se que a grande maioria delas buscam segmentar os indivíduos considerando a consciência deles ou as ações ambientais que os mesmos executam, não analisando aspectos influenciadores em seus modelos. Ou seja, a grande maioria dos modelos identificam quais comportamentos os indivíduos adotam, mas não identificam os motivos pelos quais eles se comportam dessa forma. Portanto, o propósito deste estudo é contribuir para este campo de investigação por meio da proposição de um modelo de segmentação denominado ?Modelo de Segmentação Ambiental do Consumidor?, que considera fatores influenciadores (no caso, 9 motivadores e 10 barreiras) para o comportamento ambiental como drivers principais de análise. Para tal, foi realizada uma pesquisa na Internet, por meio da divulgação da pesquisa em grupos de interesse no Facebook, com 1.009 estudantes universitários brasileiros, cujos dados foram analisados quantitativamente, por meio de análise fatorial exploratória e, para desenvolver as tipologias, foi utilizada a técnica de análise de clusters. Por meio deste estudo quantitativo descritivo, foram encontrados, ao todo, sete segmentos de consumidores universitários: Céticos; Consumistas acima de tudo; Alienados sem disponibilidade; Totalmente desengajados; Desacreditados; Consumidores pró- ambientais; Verdes apenas na teoria. Palavras-chave: Segmentação ambiental. Comportamento Pró-Ambiental. Comportamento do Consumidor. Comportamento Pró-Ambiental do Consumidor.
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Porém, analisando diversos modelos de segmentação na literatura nacional e internacional, notou-se que a grande maioria delas buscam segmentar os indivíduos considerando a consciência deles ou as ações ambientais que os mesmos executam, não analisando aspectos influenciadores em seus modelos. Ou seja, a grande maioria dos modelos identificam quais comportamentos os indivíduos adotam, mas não identificam os motivos pelos quais eles se comportam dessa forma. Portanto, o propósito deste estudo é contribuir para este campo de investigação por meio da proposição de um modelo de segmentação denominado ?Modelo de Segmentação Ambiental do Consumidor?, que considera fatores influenciadores (no caso, 9 motivadores e 10 barreiras) para o comportamento ambiental como drivers principais de análise. Para tal, foi realizada uma pesquisa na Internet, por meio da divulgação da pesquisa em grupos de interesse no Facebook, com 1.009 estudantes universitários brasileiros, cujos dados foram analisados quantitativamente, por meio de análise fatorial exploratória e, para desenvolver as tipologias, foi utilizada a técnica de análise de clusters. Por meio deste estudo quantitativo descritivo, foram encontrados, ao todo, sete segmentos de consumidores universitários: Céticos; Consumistas acima de tudo; Alienados sem disponibilidade; Totalmente desengajados; Desacreditados; Consumidores pró- ambientais; Verdes apenas na teoria. Palavras-chave: Segmentação ambiental. Comportamento Pró-Ambiental. Comportamento do Consumidor. Comportamento Pró-Ambiental do Consumidor.ABSTRACT The environmentally responsible behavior, as a field of research, is quite fervent: several authors have researched on the topic and, given the short time of discussions and publications, the theories and models are still being developed. Within the various research paths covered in this field, the environmental segmentation is considered by many authors as a very interesting tool to better understand consumers and propose specific interventions and effective behavioral change for sustainability, based on characteristics of each segment of consumers. However, analyzing various segmentation models in the national and international literature, it was identified that the vast majority of them seek to segment individuals considering their conscience or environmental actions that they perform, not analyzing influential aspects in their models. To be precise, the vast majority of models identify which behaviors individuals adopt, but does not identify the reasons why they behave that way. So, the purpose of this study is to contribute to this field of research by proposing a segmentation model named ?Environmental Consumer Segmentation Model?, which considers influencing factors (in this case, 9 motivators and 10 barriers) for environmental behavior as main drivers of analysis. To this end, a survey was conducted on the Internet, through the dissemination of the questionnaire on interest groups on Facebook with 1,009 Brazilian university students, whose data were analyzed quantitatively, using exploratory factor analysis, and to propose the typology, the technique used was cluster analysis. Through this descriptive quantitative study, were found, in total, seven consumer segments: Skepticals, Consumerists above all, Alienated without availability, Totally disengaged, Discredited, Pro-environmental consumers; and Green only in theory. Keywords: Environmental Segmentation. Pro-Environmental Behavior. Consumer Behavior. Pro-Environmental Consumer Behavior.Dutra, Cleber Jose CunhaDutra, Cleber Jose CunhaGomes, Danielle Miranda de Oliveira ArrudaNascimento, Luís Felipe Machado doUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Administração de EmpresasMenezes, Leonardo Mendes Lacerda de2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/100764https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/10748Disponibilidade forma física: Existe obra impressa de código : 92615porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess1899-12-30T00:00:00Zoai::100764Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:1899-12-30T00:00Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
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