Método Disney: uma proposta de inovação para a didática de ensino jurídico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bezerra, Mário de Quesado Miranda
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
Texto Completo: https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/117807
Resumo: A presente dissertação faz parte do Curso de Mestrado Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional da Universidade de Fortaleza está inserida na área de concentração de Direito Constitucional nas Relações Privadas, transcendendo-o de forma a englobar a didática de ensino jurídico. Este trabalho trata da abordagem do método de treinamento Disney como forma de capacitar o operador jurídico nas habilidades requeridas para o século XXI. Inicialmente, analisa-se o impacto do avanço tecnológico do referido século nas profissões e, consequentemente, naquelas referentes aos operadores do direito. Explora-se sobre quais habilidades esse profissional deve possuir para enfrentar a modernização de sua atividade. Traça-se um paralelo entre cinco escolas de direito americanas e cinco brasileiras, no que tange ao desenvolvimento dessas competências. Por fim, explora-se as situações de carência de metodologias de ensino no âmbito do lecionar jurídico, como também a forma como o Método Disney, também chamado Practical Magic, pode auxiliar no desenvolvimento dessas competências no bacharel em direito. Conclui-se pela necessidade de uma reformulação das grades curriculares dos cursos de Direito, bem como o emprego de disciplinas cujos escopos sejam a capacitação dos dissentes em habilidades do século XXI. Para tanto, utilizou-se de pesquisas bibliográficas e documentais. Palavras¿chave: Método Disney. Didática Jurídica. Legal Practical Magic. Metodologia de ensino. Habilidades do Século XXI.
id UFOR_9278134b3f3d1f30488be9772d489c74
oai_identifier_str oai::117807
network_acronym_str UFOR
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
repository_id_str
spelling Método Disney: uma proposta de inovação para a didática de ensino jurídicoEnsino jurídicoMercado de trabalhoDireito - Estudo e ensinoA presente dissertação faz parte do Curso de Mestrado Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional da Universidade de Fortaleza está inserida na área de concentração de Direito Constitucional nas Relações Privadas, transcendendo-o de forma a englobar a didática de ensino jurídico. Este trabalho trata da abordagem do método de treinamento Disney como forma de capacitar o operador jurídico nas habilidades requeridas para o século XXI. Inicialmente, analisa-se o impacto do avanço tecnológico do referido século nas profissões e, consequentemente, naquelas referentes aos operadores do direito. Explora-se sobre quais habilidades esse profissional deve possuir para enfrentar a modernização de sua atividade. Traça-se um paralelo entre cinco escolas de direito americanas e cinco brasileiras, no que tange ao desenvolvimento dessas competências. Por fim, explora-se as situações de carência de metodologias de ensino no âmbito do lecionar jurídico, como também a forma como o Método Disney, também chamado Practical Magic, pode auxiliar no desenvolvimento dessas competências no bacharel em direito. Conclui-se pela necessidade de uma reformulação das grades curriculares dos cursos de Direito, bem como o emprego de disciplinas cujos escopos sejam a capacitação dos dissentes em habilidades do século XXI. Para tanto, utilizou-se de pesquisas bibliográficas e documentais. Palavras¿chave: Método Disney. Didática Jurídica. Legal Practical Magic. Metodologia de ensino. Habilidades do Século XXI.The present dissertation is part of the Master's Program Postgraduate Program in Constitutional Law of the University of Fortaleza is inserted in the area of concentration of Constitutional Law in Private Relations, transcending it in order to encompass the didactics of legal education. This work deals with the approach of the Disney training method as a way to train the legal operator in the skills required for the 21st century. Initially, the impact of the technological advance of this century on the professions and, consequently, on the operators of the law, is analyzed. It explores what skills this professional must possess to face the modernization of his activity. A parallel is drawn between five American and five Brazilian law schools, regarding the development of these competences. Finally, we explored the situations of lack of teaching methodologies in the scope of legal teaching, as well as how the Disney Method, also called Practical Magic, can help in the development of these competences in the bachelors in law. It is concluded that there is a need to reformulate the curricular curricula of Law courses, as well as the use of disciplines whose scopes are the training of dissenters in 21st century skills. For this purpose, bibliographical and documentary research was used. Key words: Disney Method. Legal Teaching. Legal Practical Magic. Teaching Methodology. XXI Century Skills.Dissertacao enviada com autorizacao e certificacao via CI 125427/18Sales, Lília Maia de MoraisSales, Lília Maia de MoraisFeitosa, Gustavo Raposo PereiraMorais, Preciliana Barreto deUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Direito ConstitucionalBezerra, Mário de Quesado Miranda2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/117807https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/20889porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-25T16:06:12Zoai::117807Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:2024-01-25T16:06:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
dc.title.none.fl_str_mv Método Disney: uma proposta de inovação para a didática de ensino jurídico
title Método Disney: uma proposta de inovação para a didática de ensino jurídico
spellingShingle Método Disney: uma proposta de inovação para a didática de ensino jurídico
Bezerra, Mário de Quesado Miranda
Ensino jurídico
Mercado de trabalho
Direito - Estudo e ensino
title_short Método Disney: uma proposta de inovação para a didática de ensino jurídico
title_full Método Disney: uma proposta de inovação para a didática de ensino jurídico
title_fullStr Método Disney: uma proposta de inovação para a didática de ensino jurídico
title_full_unstemmed Método Disney: uma proposta de inovação para a didática de ensino jurídico
title_sort Método Disney: uma proposta de inovação para a didática de ensino jurídico
author Bezerra, Mário de Quesado Miranda
author_facet Bezerra, Mário de Quesado Miranda
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sales, Lília Maia de Morais
Sales, Lília Maia de Morais
Feitosa, Gustavo Raposo Pereira
Morais, Preciliana Barreto de
Universidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional
dc.contributor.author.fl_str_mv Bezerra, Mário de Quesado Miranda
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino jurídico
Mercado de trabalho
Direito - Estudo e ensino
topic Ensino jurídico
Mercado de trabalho
Direito - Estudo e ensino
description A presente dissertação faz parte do Curso de Mestrado Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional da Universidade de Fortaleza está inserida na área de concentração de Direito Constitucional nas Relações Privadas, transcendendo-o de forma a englobar a didática de ensino jurídico. Este trabalho trata da abordagem do método de treinamento Disney como forma de capacitar o operador jurídico nas habilidades requeridas para o século XXI. Inicialmente, analisa-se o impacto do avanço tecnológico do referido século nas profissões e, consequentemente, naquelas referentes aos operadores do direito. Explora-se sobre quais habilidades esse profissional deve possuir para enfrentar a modernização de sua atividade. Traça-se um paralelo entre cinco escolas de direito americanas e cinco brasileiras, no que tange ao desenvolvimento dessas competências. Por fim, explora-se as situações de carência de metodologias de ensino no âmbito do lecionar jurídico, como também a forma como o Método Disney, também chamado Practical Magic, pode auxiliar no desenvolvimento dessas competências no bacharel em direito. Conclui-se pela necessidade de uma reformulação das grades curriculares dos cursos de Direito, bem como o emprego de disciplinas cujos escopos sejam a capacitação dos dissentes em habilidades do século XXI. Para tanto, utilizou-se de pesquisas bibliográficas e documentais. Palavras¿chave: Método Disney. Didática Jurídica. Legal Practical Magic. Metodologia de ensino. Habilidades do Século XXI.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/117807
url https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/117807
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/20889
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron:UNIFOR
instname_str Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron_str UNIFOR
institution UNIFOR
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
repository.mail.fl_str_mv bib@unifor.br||bib@unifor.br
_version_ 1800408704851378176