Construção e validação de uma tecnologia educativa para promoção do autocuidado de pessoas com doença renal crônica em hemodiálise
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
Texto Completo: | https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/119926 |
Resumo: | O estudo teve como objetivo construir e validar uma tecnologia educativa com orientações para o autocuidado da pessoa com Doença Renal Crônica (DRC) em tratamento hemodialítico. Trata-se de uma pesquisa metodológica do tipo desenvolvimento. A cartilha educativa intitulada ¿Conhecer para se cuidar: autocuidado da pessoa com Doença Renal Crônica em Hemodiálise¿ teve como princípio, a teoria do autocuidado de Orem (TAC). O estudo foi realizado em duas fases: a primeira foi a construção da cartilha e a segunda consistiu-se na validação de conteúdo, aparência e adequabilidade do material junto a 23 juízes, sendo: doze de conteúdo (pesquisadores, docentes), nove técnicos (enfermeiros que atuam na assistência aos pacientes com DRC que fazem hemodiálise) e dois da área de design e marketing. Após essa etapa foi realizada a validação junto à população-alvo. Os aspectos ético-legais da pesquisa envolvendo seres humanos foram respeitados de acordo com a Resolução 466¿2012 e o projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade de Fortaleza (UNIFOR), sob Parecer nº 2.988.290/2018. Na análise estatística, o índice de validade de conteúdo (IVC) global da tecnologia educativa foi de 0,94, ratificando sua validação de aparência e conteúdo junto aos especialistas. O terceiro grupo de juízes avaliou a tecnologia educativa segundo os critérios de SAM e também a considerou adequada, pois anuíram em percentagem de escores um valor de 88,45%, um resultado superior ao mínimo preconizado que era de 40%. Ademais, os itens inerentes à organização, estilo da escrita, aparência e motivação da cartilha foram considerados validados pelo público-alvo, com índice de concordância superior a 75%. Portanto, a cartilha educativa intitulada ¿Conhecer para se cuidar: autocuidado da pessoa com Doença Renal Crônica em Hemodiálise¿ mostrou-se um material educativo válido e confiável para ser utilizada a fim de promover a adesão ao autocuidado das pessoas que fazem hemodiálise. Palavras-chave: Doença Renal Crônica. Hemodiálise. Autocuidado. Tecnologia Educativa. |
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Construção e validação de uma tecnologia educativa para promoção do autocuidado de pessoas com doença renal crônica em hemodiáliseDoença renal crônicaHemodiáliseTecnologia em saúdeO estudo teve como objetivo construir e validar uma tecnologia educativa com orientações para o autocuidado da pessoa com Doença Renal Crônica (DRC) em tratamento hemodialítico. Trata-se de uma pesquisa metodológica do tipo desenvolvimento. A cartilha educativa intitulada ¿Conhecer para se cuidar: autocuidado da pessoa com Doença Renal Crônica em Hemodiálise¿ teve como princípio, a teoria do autocuidado de Orem (TAC). O estudo foi realizado em duas fases: a primeira foi a construção da cartilha e a segunda consistiu-se na validação de conteúdo, aparência e adequabilidade do material junto a 23 juízes, sendo: doze de conteúdo (pesquisadores, docentes), nove técnicos (enfermeiros que atuam na assistência aos pacientes com DRC que fazem hemodiálise) e dois da área de design e marketing. Após essa etapa foi realizada a validação junto à população-alvo. Os aspectos ético-legais da pesquisa envolvendo seres humanos foram respeitados de acordo com a Resolução 466¿2012 e o projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade de Fortaleza (UNIFOR), sob Parecer nº 2.988.290/2018. Na análise estatística, o índice de validade de conteúdo (IVC) global da tecnologia educativa foi de 0,94, ratificando sua validação de aparência e conteúdo junto aos especialistas. O terceiro grupo de juízes avaliou a tecnologia educativa segundo os critérios de SAM e também a considerou adequada, pois anuíram em percentagem de escores um valor de 88,45%, um resultado superior ao mínimo preconizado que era de 40%. Ademais, os itens inerentes à organização, estilo da escrita, aparência e motivação da cartilha foram considerados validados pelo público-alvo, com índice de concordância superior a 75%. Portanto, a cartilha educativa intitulada ¿Conhecer para se cuidar: autocuidado da pessoa com Doença Renal Crônica em Hemodiálise¿ mostrou-se um material educativo válido e confiável para ser utilizada a fim de promover a adesão ao autocuidado das pessoas que fazem hemodiálise. Palavras-chave: Doença Renal Crônica. Hemodiálise. Autocuidado. Tecnologia Educativa.The objective of this study was to construct and validate an educational technology with guidelines for the self-care of the person with Chronic Renal Disease (CKD) in hemodialysis treatment. It is a methodological research of the type development. The educational booklet titled "Knowing how to take care: self-care of the person with chronic kidney disease in Hemodialysis" was based on Orem's theory of self-care (TAC). The study was carried out in two phases: the first one was the construction of the primer and the second consisted in the validation of content, appearance and suitability of the material with 23 judges, being: twelve content (researchers, teachers), nine technicians ( nurses who work in the care of patients with CKD who undergo hemodialysis) and two in the area of design and marketing. After this step, validation was carried out with the target population. The ethical-legal aspects of research involving human beings were respected in accordance with Resolution 466/2012 and the project was approved by the Research Ethics Committee of the University of Fortaleza (UNIFOR), under Opinion No. 2,988,290 / 2018. In statistical analysis, the overall content validity index (IVC) of the educational technology was 0.94, confirming its validation of appearance and content among specialists. The third group of judges evaluated the educational technology according to the SAM criteria and also considered it appropriate, since they had a percentage of scores of 88.45%, a result higher than the recommended minimum of 40%. In addition, the items inherent to the organization, style of writing, appearance and motivation of the booklet were considered validated by the target audience, with a concordance index higher than 75%. Therefore, the educational booklet titled "Knowing how to take care: self-care of the person with chronic renal disease in hemodialysis" has proved to be a valid and reliable educational material to be used in order to promote adherence to the self-care of people undergoing hemodialysis. Keywords: Chronic Renal Disease. Hemodialysis. Self-care. Educational TechnologyDissertacao enviada com autorizacao e certificacao via CI 69007/19Barbosa, Islene VictorBarbosa, Islene VictorStudart, Rita Mônica BorgesBonfim, Isabela MeloOliveira, Shérida Karanini Paz deUniversidade de Fortaleza. Mestrado Profissional em Tecnologia e Inovação em EnfermagemMota, Cecilia Freitas de Araujo2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/119926https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/22225porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess1899-12-30T00:00:00Zoai::119926Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:1899-12-30T00:00Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false |
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