Construção e validação de cartilha educativa para familiares de pessoas com úlcera venosa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Saionara Leal
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
Texto Completo: https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/121036
Resumo: O estudo teve como objetivo construir e validar uma tecnologia educativa voltada aos familiares de pessoas com úlcera venosa. Foi desenvolvido um estudo multi-métodos, constituído por uma fase qualitativa e outra metodológica de desenvolvimento em que se construiu a cartilha "Cuidando da pessoa com úlcera venosa", a partir da seguinte trajetória: foi realizado a revisão integrativa da literatura dando o suporte teórico para a elaboração da cartilha, traçado o diagnóstico situacional, validação com juízes de conteúdo e técnicos e validação com o público-alvo. Os aspectos ético-legais da pesquisa envolvendo seres humanos foram respeitados de acordo com a Resolução 466¿2012 e o projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa. A primeira versão da cartilha foi validada por 26 juízes, selecionados a partir de critérios pré-estabelecidos; destes, 23 eram juízes de conteúdo e aparência, dos quais 11 apresentaram experiência na docência (mestres e doutores) e 12 na assistência; e três eram juízes técnicos, com experiência na área de comunicação. Na validação com os juízes de conteúdo/aparência, a cartilha apresentou excelente IVC global (0,92) para os três aspectos avaliados: objetivos, estrutura/apresentação e relevância. Os juízes técnicos avaliaram a cartilha segundo os aspectos de: conteúdo, linguagem, ilustração gráfica, apresentação, motivação e adequação cultural. Foi utilizado o instrumento Suitability Assessment of Materials (SAM), sendo classificada como um material com grau de recomendação ¿superior¿ com média de 91%. Após essa etapa a cartilha passou por adequações e foi realizada validação junto à população-alvo que alcançou um índice de concordância superior a 75%, relacionado aos aspectos da organização, estilo da escrita, aparência e motivação. Concluiu-se que o estudo possibilitou a construção de uma cartilha educativa validada quanto ao conteúdo e aparência, considerada com adequado grau de recomendação pelos juízes para ser utilizada pelos familiares de pessoas com úlcera venosa, a fim de oferecer um suporte informativo e intervenção segura de qualidade oferecida por eles aos seus entes. Palavras-chave: Úlcera venosa. Família. Estomaterapia. Enfermagem. Tecnologia Educativa.
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A primeira versão da cartilha foi validada por 26 juízes, selecionados a partir de critérios pré-estabelecidos; destes, 23 eram juízes de conteúdo e aparência, dos quais 11 apresentaram experiência na docência (mestres e doutores) e 12 na assistência; e três eram juízes técnicos, com experiência na área de comunicação. Na validação com os juízes de conteúdo/aparência, a cartilha apresentou excelente IVC global (0,92) para os três aspectos avaliados: objetivos, estrutura/apresentação e relevância. Os juízes técnicos avaliaram a cartilha segundo os aspectos de: conteúdo, linguagem, ilustração gráfica, apresentação, motivação e adequação cultural. Foi utilizado o instrumento Suitability Assessment of Materials (SAM), sendo classificada como um material com grau de recomendação ¿superior¿ com média de 91%. Após essa etapa a cartilha passou por adequações e foi realizada validação junto à população-alvo que alcançou um índice de concordância superior a 75%, relacionado aos aspectos da organização, estilo da escrita, aparência e motivação. Concluiu-se que o estudo possibilitou a construção de uma cartilha educativa validada quanto ao conteúdo e aparência, considerada com adequado grau de recomendação pelos juízes para ser utilizada pelos familiares de pessoas com úlcera venosa, a fim de oferecer um suporte informativo e intervenção segura de qualidade oferecida por eles aos seus entes. Palavras-chave: Úlcera venosa. Família. Estomaterapia. Enfermagem. Tecnologia Educativa.The study aimed to build and validate an educational technology aimed at family members of people with venous ulcers. A multi-method study was developed, consisting of a qualitative and a methodological phase of development in which the booklet "Caring for the person with venous ulcer" was built, based on the following trajectory: an integrative literature review was performed, giving the theoretical support. for the preparation of the booklet, tracing the situational diagnosis, validation with content and technical judges and validation with the target audience. The ethical and legal aspects of research involving human subjects were respected in accordance with Resolution 466¿2012 and the project was approved by the Research Ethics Committee. The first version of the booklet was validated by 26 judges, selected from pre-established criteria; of these, 23 were judges of content and appearance, of which 11 had experience in teaching (masters and doctors) and 12 in assistance; and three were technical judges with experience in communication. In the validation with content / appearance judges, the booklet presented excellent overall CVI (0.92) for the three aspects evaluated: objectives, structure / presentation and relevance. The technical judges evaluated the booklet according to the following aspects: content, language, graphic illustration, presentation, motivation and cultural adequacy. The Suitability Assessment of Materials (SAM) instrument was used, being classified as a material with a ¿higher¿ recommendation grade with an average of 91%. After this stage, the booklet underwent adjustments and validation was performed with the target population that reached an agreement index greater than 75%, related to the aspects of organization, writing style, appearance and motivation. It was concluded that the study allowed the construction of a validated educational booklet regarding content and appearance, considered with an appropriate degree of recommendation by the judges to be used by family members of people with venous ulcer, in order to offer informative support and intervention. quality insurance offered by them to their loved ones. Descriptors: Venous ulcer. Family. Stomatherapy. Nursing. Educational Technology.Dissertação enviada com autorização e certificação via CI 95549/19.Barbosa, Islene VictorBarbosa, Islene VictorAbreu, Rita Neuma Dantas Cavalcante deAlexandre, Solange GurgelSampaio, Luis Rafael LeiteUniversidade de Fortaleza. Mestrado Profissional em Tecnologia e Inovação em EnfermagemFerreira, Saionara Leal2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/121036https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/22357porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess1899-12-30T00:00:00Zoai::121036Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:1899-12-30T00:00Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
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