Educação popular em saúde no cuidado da desnutrição infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Albuquerque, Conceicao de Maria de
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
Texto Completo: https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/70019
Resumo: O estudo aborda a relevância da Educação Popular em Saúde para as famílias, como estratégias no cuidado da desnutrição infantil. Objetivou-se identificar os fatores culturais que interferem no cuidado do filho desnutrido; investigar o conhecimento dos informantes/pais quanto à desnutrição do filho; e propor ações de Educação Popular em Saúde na assistência à criança. O estudo caracterizou-se como pesquisa-ação envolvendo a etnografia numa abordagem qualitativa, em que a observação participante consistiu na técnica que permeou toda a pesquisa. Foi desenvolvido no Núcleo de Atenção Médica Integrada - NAMI, vinculado à Universidade de Fortaleza ? UNIFOR, localizado em Fortaleza-Ceará-Brasil. Participaram do estudo nove famílias das quais os informantes foram os pais, cujas idades variavam de 20 a 48 anos. A coleta de dados realizou-se mediante um levantamento nos prontuários, visitas domiciliares, consulta de enfermagem sistematizada, entrevistas semi-estruturadas, oficinas educativas permeados pelo diário de campo. Para o processamento dos dados utilizou-se a análise temática de Bardin por ser um método no qual se trabalha com a subjetividade e a diversificação qualitativa. Após organização dos resultados identificou-se as categorias extraídas nas entrevistas, que foram: Conhecimento sobre a desnutrição do filho; Alimento como cuidado do filho desnutrido; Culpa na percepção do cuidado do filho desnutrido; Consciência do cuidado. Percebeu-se que, dentro da cultura da comunidade, os informantes revelam o despertar de uma nova consciência no cuidado para com o filho desnutrido, retomando princípios básicos os quais revelaram-se importantes. Recomendam-se intervenções de Educação Popular em Saúde adequadas para grupos culturalmente distintos. Nesta perspectiva, há que se acolher e considerar o conjunto de propostas, viabilizando e incentivando a Educação Popular em Saúde na construção de alternativas aos grandes desafios que a saúde coletiva vem enfrentando, buscando mudanças e renovando o campo, na constituição de novos sujeitos e novas práticas comprometidas com o rompimento das barreiras sociais, econômicas e políticas.
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A coleta de dados realizou-se mediante um levantamento nos prontuários, visitas domiciliares, consulta de enfermagem sistematizada, entrevistas semi-estruturadas, oficinas educativas permeados pelo diário de campo. Para o processamento dos dados utilizou-se a análise temática de Bardin por ser um método no qual se trabalha com a subjetividade e a diversificação qualitativa. Após organização dos resultados identificou-se as categorias extraídas nas entrevistas, que foram: Conhecimento sobre a desnutrição do filho; Alimento como cuidado do filho desnutrido; Culpa na percepção do cuidado do filho desnutrido; Consciência do cuidado. Percebeu-se que, dentro da cultura da comunidade, os informantes revelam o despertar de uma nova consciência no cuidado para com o filho desnutrido, retomando princípios básicos os quais revelaram-se importantes. Recomendam-se intervenções de Educação Popular em Saúde adequadas para grupos culturalmente distintos. Nesta perspectiva, há que se acolher e considerar o conjunto de propostas, viabilizando e incentivando a Educação Popular em Saúde na construção de alternativas aos grandes desafios que a saúde coletiva vem enfrentando, buscando mudanças e renovando o campo, na constituição de novos sujeitos e novas práticas comprometidas com o rompimento das barreiras sociais, econômicas e políticas.The study approaches the relevance of the popular education on health for the families, as strategies in the care of the infantile malnutrition. It was objectified to identify the cultural factors that intervene with the care of the unfed son; to investigate the knowledge of the parents about the malnutrition of the son; and to consider action of popular education on health in the assistance to the child. The study research action was characterized as involving the ?etnografia? in a qualitative boarding, where the participant comment consisted of the technique that was used in all the research. It was developed in the Nucleus of Medical Attention Integrated - NAMI, connected with the University of Fortaleza - UNIFOR, located in Fortaleza-Ceará-Brazil. The informers of the study were nine families, they were the parents, whose ages varied from 20 to 48 years old. The collection of datas was fulfilled by the survey in handbooks, domiciliary visits, half-structuralized consultation of systemize nursing, interviews, educative workshops. For the processing of the datas it was used thematic analysis of Bardin for being a method in which if it works with the subjectivity and the qualitative diversification. After organization of the results identified the extracted categories in the interviews, that had been: knowledge on the malnutrition of the son; Food as well-taken care of the unfed son; guilt in the perception of the care of the unfed son; conscience of the care. It was perceived that, inside of the culture of the community, the informers disclose the wakening of a new conscience in the care stopping with the unfed son, retaking principles basic which had shown important. Interventions of popular education on health adjusted for culturally distinct groups send regards. In this perspective, it has to receive and to consider the set of proposals, being made possible and stimulating the popular education Health in the construction of alternatives to the great challenges that the collective health comes facing, searching changes and renewing the field, in the constitution of new practical new citizens and compromised with the disruption of the social, economic and political barriers.Frota, Mirna AlbuquerqueFrota, Mirna AlbuquerqueStotz, Eduardo NavarroLinard, Andrea GomesUniversidade de Fortaleza. 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