Prevenção e gestão de conflitos no centro socioeducativo Aldaci Barbosa Mota: refletindo sobre estratégias para prevenção de crises em um centro socioeducativo feminino
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
Texto Completo: | https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/583043 |
Resumo: | Esta pesquisa teve como objetivo central promover discussões acerca das situações de crises vivenciadas no Centro Socioeducativo Aldaci Barbosa Mota, Ceará, para então se propor estratégias de intervenção adequadas à realidade da instituição. O referido centro é destinado a adolescentes do sexo e gênero feminino a que sejam atribuídas a prática de ato infracional. Compreende-se que o conhecimento da realidade, e das especificidades, de uma unidade de internação feminina é imprescindível para que se possa propor estratégias de prevenção e gestão de conflitos efetivas para este contexto. Do ponto de vista metodológico, para se chegar aos objetivos foi realizada pesquisa de natureza qualitativa com procedimentos de análise documental, bibliográfica e pesquisa de campo. A técnica escolhida para coleta de dados em campo foi o grupo focal, compreendendo tal instrumento como potente espaço de escuta e de perceção das relações que se constroem nesse espaço. Foram realizados grupos focais com a participação da direção, coordenações e integrantes da equipe técnica, composta por psicólogas, assistentes sociais, pedagoga e enfermeiras que atuam no Centro Socioeducativo Feminino. Ademais, também foram realizados grupos focais com os socioeducadores que atuam no Centro Socioeducativo Aldaci Barbosa Mota e com as adolescentes que atualmente se encontram no local, visando a identificação de suas perceções e sentimentos quanto às situações eliciadoras de conflitos e as estratégias de manejo na referida Unidade. Todos os participantes dos grupos focais também responderam a um questionário para levantamento de dados sociodemográficos. Para a análise a apresentação de dados foi escolhida a "Análise de Conteúdo de Bardin", compreendendo sua pertinência para uma análise que compreenda a comunicação a partir de seu contexto, de sua função na realidade social, o que implica a apreensão do que é, ou não, dito. Dentre os fatores relacionados a conflitos na Unidade, foram destacados pelas(os) participantes a dificuldade em seguir normas/regras institucionais por parte das adolescentes, a predominância de condutas agressivas e abusivas nos relacionamentos afetivos que as adolescentes estabelecem entre si e dificuldade em alinhar as estratégias de condução dos conflitos por parte dos profissionais que atuam no centro socioeducativo àquelas que são apresentadas pela gestão superior e externa. As adolescentes reconhecem como necessárias ações educativas que possam contribuir para a aprendizagem de habilidades para gerenciar seus conflitos interpessoais. Os socioeducadores participantes, por sua vez, reconhecem que ações como maior investimento na capacitação dos profissionais que atuam na Unidade, promoção de reuniões entre plantões com maior frequência, promoção de práticas restaurativas e reconhecimento profissional podem contribuir para prevenção e melhor condução dos conflitos no local. Esta pesquisa, dessa forma, atinge o objetivo que é ensejar maiores reflexões sobre a multifatorialidade dos conflitos existentes neste contexto e a necessidade de maior investimento na sua compreensão e intervenção compreendendo também as especificidades da sexualidade e do gênero feminino. Palavras-chave: centro socioeducativo; gênero; sistema socioeducativo; gestão de conflitos. |
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Prevenção e gestão de conflitos no centro socioeducativo Aldaci Barbosa Mota: refletindo sobre estratégias para prevenção de crises em um centro socioeducativo femininoConflitos sociaisCentro socioeducativoGênero - aspectos sociaisEsta pesquisa teve como objetivo central promover discussões acerca das situações de crises vivenciadas no Centro Socioeducativo Aldaci Barbosa Mota, Ceará, para então se propor estratégias de intervenção adequadas à realidade da instituição. O referido centro é destinado a adolescentes do sexo e gênero feminino a que sejam atribuídas a prática de ato infracional. Compreende-se que o conhecimento da realidade, e das especificidades, de uma unidade de internação feminina é imprescindível para que se possa propor estratégias de prevenção e gestão de conflitos efetivas para este contexto. Do ponto de vista metodológico, para se chegar aos objetivos foi realizada pesquisa de natureza qualitativa com procedimentos de análise documental, bibliográfica e pesquisa de campo. A técnica escolhida para coleta de dados em campo foi o grupo focal, compreendendo tal instrumento como potente espaço de escuta e de perceção das relações que se constroem nesse espaço. Foram realizados grupos focais com a participação da direção, coordenações e integrantes da equipe técnica, composta por psicólogas, assistentes sociais, pedagoga e enfermeiras que atuam no Centro Socioeducativo Feminino. Ademais, também foram realizados grupos focais com os socioeducadores que atuam no Centro Socioeducativo Aldaci Barbosa Mota e com as adolescentes que atualmente se encontram no local, visando a identificação de suas perceções e sentimentos quanto às situações eliciadoras de conflitos e as estratégias de manejo na referida Unidade. Todos os participantes dos grupos focais também responderam a um questionário para levantamento de dados sociodemográficos. Para a análise a apresentação de dados foi escolhida a "Análise de Conteúdo de Bardin", compreendendo sua pertinência para uma análise que compreenda a comunicação a partir de seu contexto, de sua função na realidade social, o que implica a apreensão do que é, ou não, dito. Dentre os fatores relacionados a conflitos na Unidade, foram destacados pelas(os) participantes a dificuldade em seguir normas/regras institucionais por parte das adolescentes, a predominância de condutas agressivas e abusivas nos relacionamentos afetivos que as adolescentes estabelecem entre si e dificuldade em alinhar as estratégias de condução dos conflitos por parte dos profissionais que atuam no centro socioeducativo àquelas que são apresentadas pela gestão superior e externa. As adolescentes reconhecem como necessárias ações educativas que possam contribuir para a aprendizagem de habilidades para gerenciar seus conflitos interpessoais. Os socioeducadores participantes, por sua vez, reconhecem que ações como maior investimento na capacitação dos profissionais que atuam na Unidade, promoção de reuniões entre plantões com maior frequência, promoção de práticas restaurativas e reconhecimento profissional podem contribuir para prevenção e melhor condução dos conflitos no local. Esta pesquisa, dessa forma, atinge o objetivo que é ensejar maiores reflexões sobre a multifatorialidade dos conflitos existentes neste contexto e a necessidade de maior investimento na sua compreensão e intervenção compreendendo também as especificidades da sexualidade e do gênero feminino. Palavras-chave: centro socioeducativo; gênero; sistema socioeducativo; gestão de conflitos.Esta investigación tiene como objetivo central fomentar discusiones acerca de las situaciones de crisis vividas por el Centro Socioeducativo Aldaci Barbosa Mota, en el estado de Ceará, para proponer estrategias de intervención adecuadas a la realidad de la Institución. El centro mencionado anteriormente es destino de adolescentes del sexo y género femenino a las que sean atribuídas la práctica del acto infraccional. Se entiende que el conocimiento de la realidad y de las especificidades de una unidad de reclusión femenina es de rigor para que se pueda proponer estrategias de prevención y gestión de conflictos efectivas para este contexto. Desde el punto de vista metodológico, para llegar a los objetivos fue realizada investigación de naturaleza cualitativa con métodos de análisis documental, bibliográfica e investigación. La técnica elegida para la recogida de datos fue el grupo focal, abarcando tal instrumento como potente espacio de escucha y de percepción de las relaciones que se construyen en ese espacio. Fueron realizados grupos focales con la participación de la dirección, coordinación e integrantes del equipo técnico, comprendido por psicólogas, asistentes sociales, pedagoga y enfermeras que actúan en el Centro Socioeducativo Femenino. Además, también fueron realizados grupos focales con los socioeducadores que actúan en el Centro Socioeducativo Aldaci Barbosa Mota y con las adolescentes que actualmente se encuentran en el sitio, con el objetivo de identificar sus percepciones y sentimientos con relación a las situaciones que expulsan los conflictos y las estratégias de manejo en la referente Unidad. Todos los participantes de los grupos focales también contestaron a un cuestionario para el análisis de datos sociodemográficos. Para el análisis, la presentación de datos elegida fue "Análise de Conteúdo de Bardin", formando su importancia para un análisis que abarque la comunicación a partir de su contexto, de su función en la realidad social, lo que genera el recelo de lo que es, o no, dicho. De entre los factores relacionados a los conflictos en la Unidad, fueron destacados por las(os) participantes la dificultad de seguir las reglas institucionales por parte de las adolescentes, la primacía de conductas agresivas y abusivas en los relacionamentos afectivos que las adolescentes establecen entre ellas y dificultad en ordenar las estrategias de conducción de los conflictos por parte de los profesionales que actúan en el centro socioeducativo frente aquellas que son presentadas por la gestión superior y externa. Las adolescentes reconocen como necesidad acciones educativas que puedan contribuir para el aprendizaje de habilidades para manejar sus conflictos interpersonales. Los socioeducadores participantes, por su parte, reconocen que acciones como mayor inversión en la capacitación de los profesionales que actúan en la Unidad, oferta de reuniones entre turnos con mayor frecuencia, oferta de prácticas restaurativas y reconocimiento profesional pueden contribuir para prevención y mejor conducta de los conflictos en el sitio. Esta investigación, de ese modo, alcanza el objetivo que es ansiar mayores reflexiones sobre la multifatorialidad de los conflictos existentes en este contexto y la necesidad de mayor inversión en su comprensión e intervención abarcando también las especificidades de la sexualidad y del género femenino. Palabras-clave: centro socioeducativo; género; sistema socioeducativo; gestión de conflitos.A Dissertação foi enviada com autorização e certificação via CI 9631/24 em 19/02/2024.Cruz, Danielle MaiaMaciel, Julia Mattei de OliveiraArruda, Geraldo Clésio MaiaUniversidade de Fortaleza. Mestrado Profissional em Direito e Gestão de ConflitosAlves, Juliana de Oliveira2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf90f.https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/583043https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/33426porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-14T11:08:18Zoai::583043Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:2024-06-14T11:08:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false |
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