Vantagem competitiva na indústria de reparos automotivos: abordagem dialógica da visão baseada no mercado (VBM) e da visão baseada no mercado em recursos (VBR)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paraguassú, Aroldo Montenegro Duarte
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
Texto Completo: https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/82822
Resumo: Na área de estratégia, muito se discute sobre o potencial antagonismo ou complementaridade da VBM - Visão Baseada no Mercado (Estratégia Competitiva) e da VBR - Visão Baseada em Recursos. Poucos estudos, no entanto, se endereçaram para a consideração dessas perspectivas, ampliadas da dimensão concorrente em uma abordagem dialógica segundo a Teoria da Complexidade. O presente estudo visa a responder exatamente a uma questão ligada a este ponto: como a abordagem dialógica influencia na compreensão da vantagem competitiva, segundo a VBM e a VBR? Neste sentido, se propõe a apresentar um framework, no qual a vantagem competitiva seja compreendida segundo uma abordagem dialógica da VBM e da VBR. Para tanto, foi realizado um estudo de caso, em duas fases, no grupo estratégico dos auto-centers independentes do segmento de reparos automotivos de Fortaleza/Ceará/BR. Na primeira fase, foram ouvidas as contribuições de 15 experts do setor em duas reuniões de grupos focais, de onde emergiram seis temáticas indutoras da vantagem competitiva que, na segunda fase, orientaram o roteiro de entrevistas a empresários/gestores de 13 casos ilustrativos. Os casos ilustrativos foram importantes para descrever inter-relações mútuas que evidenciam situações onde as temáticas, ora antagônicas, se inibem e reduzem seus efeitos, ora se complementam de forma quase passiva e mesmo concorrem estimulandose e fazendo com que se amplie a vantagem competitiva. Como principal contribuição deste estudo, ressalta-se a proposição de um framework que pretende facilitar a compreensão dessa nova abordagem e pode ser entendido como uma matriz de posicionamento estática, no que tange a uma visão dialógica da vantagem competitiva, segundo a VBM e a VBR.
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