Fatores que interferem na comercialização de espaços publicitários de TV Aberta: um estudo de caso sobre a TV Diário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares, Lucinda Maria Martins
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
Texto Completo: https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/116351
Resumo: A TV aberta é um dos meios mais comercializados no Brasil com relação a compra de espaços publicitários, entretanto a TV aberta TV Diário tem dificuldades na venda desses espaços. Este estudo tem como tema a compra de mídia em TV Aberta em Fortaleza e na visão dos compradores, quais são os fatores que interferem nessa relação, tendo como foco do estudo a TV Diário. O objetivo geral da pesquisa é: na perspectiva do cliente anunciante identificar e analisar, a partir do modelo de Tamanaha (2011), quais fatores interferem na compra de espaços publicitários na TV Diário. Para realizar o desenvolvimento estudou-se os aspectos econômicos da propaganda comercial, as características dos meios de comunicação, o processo de compra de mídia na TV aberta, mídia regional e convergência digital. Foram utilizadas abordagens quantitativas e qualitativas. A coleta de dados quantitativos foi feita por meio da aplicação de um questionário e os resultados foram analisados por meio de estatística descritiva para a consolidação dos dados. A coleta qualitativa foi feita através de entrevistas em profundidade com anunciantes e não anunciantes da TV Diário, que a partir desses dados foi desenvolvida a análise de conteúdo. Os resultados encontrados mostram a força da TV Aberta para os anunciantes de TV em Fortaleza e a necessidade da TV Diário de aumentar sua capilaridade de atendimento, criar práticas de mídia técnica, aumentar seu relacionamento com agências de propaganda e melhorar sua programação e proposta regional.
id UFOR_9eb8b8fafb87ada149ed339b7cb5fa00
oai_identifier_str oai::116351
network_acronym_str UFOR
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
repository_id_str
spelling Fatores que interferem na comercialização de espaços publicitários de TV Aberta: um estudo de caso sobre a TV DiárioPublicidadeMídia (Propaganda)TelevisãoA TV aberta é um dos meios mais comercializados no Brasil com relação a compra de espaços publicitários, entretanto a TV aberta TV Diário tem dificuldades na venda desses espaços. Este estudo tem como tema a compra de mídia em TV Aberta em Fortaleza e na visão dos compradores, quais são os fatores que interferem nessa relação, tendo como foco do estudo a TV Diário. O objetivo geral da pesquisa é: na perspectiva do cliente anunciante identificar e analisar, a partir do modelo de Tamanaha (2011), quais fatores interferem na compra de espaços publicitários na TV Diário. Para realizar o desenvolvimento estudou-se os aspectos econômicos da propaganda comercial, as características dos meios de comunicação, o processo de compra de mídia na TV aberta, mídia regional e convergência digital. Foram utilizadas abordagens quantitativas e qualitativas. A coleta de dados quantitativos foi feita por meio da aplicação de um questionário e os resultados foram analisados por meio de estatística descritiva para a consolidação dos dados. A coleta qualitativa foi feita através de entrevistas em profundidade com anunciantes e não anunciantes da TV Diário, que a partir desses dados foi desenvolvida a análise de conteúdo. Os resultados encontrados mostram a força da TV Aberta para os anunciantes de TV em Fortaleza e a necessidade da TV Diário de aumentar sua capilaridade de atendimento, criar práticas de mídia técnica, aumentar seu relacionamento com agências de propaganda e melhorar sua programação e proposta regional.The broadcast tv is one of the most commercialized means in Brazil related to pucharse of advertasing spaces, however the broadcast tv TV Diário have difficulties selling this spaces. This study is focus on the purchase of media in broadcast television ¿ channel TV Diario - in Fortaleza, in special bringing the point of view of the buyers of commercial spaces, relating the factors that interfere on the decision. The main goal is identify and analyze, from the model developed by Tamanaha (2011), which factors interfere in the purchase of advertising space in TV Diário. In order to carry out the development, we studied the economic aspects of commercial advertising, the characteristics of the media and buying process, with the challenges with digital era. Quantitative approaches were used in the collection of data, through the application of a questionnaire and the results were analyzed through descriptive statistics for the consolidation of qualitative and quantitative data. Quantitative and qualitative approaches has been used. The quantitative data collection was made through questionnaire in depths with announcers and non-announcers of Tv Diário, which from this data was developed the analised content. The results show the strength of the broadcast tv for the annoucers in Fortaleza and the need of TV Diário increases capillarity of the attendance, creation of tecnical mídia, its relationship with agencies of advertising e improve its regional schedule and proposal.Dissertacao enviada com autorizacao e certificacao via CI 111644/18Coimbra, Danielle BatistaCoimbra, Danielle BatistaCavalcante, Andréa PinheiroAraújo, Alessandra OliveiraUniversidade de Fortaleza. Mestrado Profissional em AdministraçãoTavares, Lucinda Maria Martins2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/116351https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/20368porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-24T20:00:09Zoai::116351Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:2024-01-24T20:00:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
dc.title.none.fl_str_mv Fatores que interferem na comercialização de espaços publicitários de TV Aberta: um estudo de caso sobre a TV Diário
title Fatores que interferem na comercialização de espaços publicitários de TV Aberta: um estudo de caso sobre a TV Diário
spellingShingle Fatores que interferem na comercialização de espaços publicitários de TV Aberta: um estudo de caso sobre a TV Diário
Tavares, Lucinda Maria Martins
Publicidade
Mídia (Propaganda)
Televisão
title_short Fatores que interferem na comercialização de espaços publicitários de TV Aberta: um estudo de caso sobre a TV Diário
title_full Fatores que interferem na comercialização de espaços publicitários de TV Aberta: um estudo de caso sobre a TV Diário
title_fullStr Fatores que interferem na comercialização de espaços publicitários de TV Aberta: um estudo de caso sobre a TV Diário
title_full_unstemmed Fatores que interferem na comercialização de espaços publicitários de TV Aberta: um estudo de caso sobre a TV Diário
title_sort Fatores que interferem na comercialização de espaços publicitários de TV Aberta: um estudo de caso sobre a TV Diário
author Tavares, Lucinda Maria Martins
author_facet Tavares, Lucinda Maria Martins
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Coimbra, Danielle Batista
Coimbra, Danielle Batista
Cavalcante, Andréa Pinheiro
Araújo, Alessandra Oliveira
Universidade de Fortaleza. Mestrado Profissional em Administração
dc.contributor.author.fl_str_mv Tavares, Lucinda Maria Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Publicidade
Mídia (Propaganda)
Televisão
topic Publicidade
Mídia (Propaganda)
Televisão
description A TV aberta é um dos meios mais comercializados no Brasil com relação a compra de espaços publicitários, entretanto a TV aberta TV Diário tem dificuldades na venda desses espaços. Este estudo tem como tema a compra de mídia em TV Aberta em Fortaleza e na visão dos compradores, quais são os fatores que interferem nessa relação, tendo como foco do estudo a TV Diário. O objetivo geral da pesquisa é: na perspectiva do cliente anunciante identificar e analisar, a partir do modelo de Tamanaha (2011), quais fatores interferem na compra de espaços publicitários na TV Diário. Para realizar o desenvolvimento estudou-se os aspectos econômicos da propaganda comercial, as características dos meios de comunicação, o processo de compra de mídia na TV aberta, mídia regional e convergência digital. Foram utilizadas abordagens quantitativas e qualitativas. A coleta de dados quantitativos foi feita por meio da aplicação de um questionário e os resultados foram analisados por meio de estatística descritiva para a consolidação dos dados. A coleta qualitativa foi feita através de entrevistas em profundidade com anunciantes e não anunciantes da TV Diário, que a partir desses dados foi desenvolvida a análise de conteúdo. Os resultados encontrados mostram a força da TV Aberta para os anunciantes de TV em Fortaleza e a necessidade da TV Diário de aumentar sua capilaridade de atendimento, criar práticas de mídia técnica, aumentar seu relacionamento com agências de propaganda e melhorar sua programação e proposta regional.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/116351
url https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/116351
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/20368
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron:UNIFOR
instname_str Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron_str UNIFOR
institution UNIFOR
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
repository.mail.fl_str_mv bib@unifor.br||bib@unifor.br
_version_ 1800408704267321344