Análise da rede de valor voltada para os negócios internacionais: estudo de caso da empresa líder do setor de calçados do Ceará

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Danyelle Bandeira de
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
Texto Completo: https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/85876
Resumo: O Ceará consolidou-se em 2007 como o segundo pólo calçadista brasileiro. O setor calçadista é o principal setor de exportações do Ceará. Dentre as empresas exportadoras do Ceará destacamos a Grendene S/A como a maior empresa produtora e exportadora de calçados do Ceará. Questiona-se se a Grendene mapeia e utiliza a sua Rede de Valor voltada para a internacionalização. O trabalho analisa as forças competitivas e complementares da empresa Grendene S/A por ser a empresa líder do setor de calçados do Estado do Ceará. A análise estrutural de Michael E. Porter, baseada nas cinco forças competitivas (1986) e a análise da Rede de Valor de Barry Nalebuff e Adam Brandenburger (1996) configuram o referencial teórico para a construção e análise da Rede de Valor da empresa, tendo como foco o mercado internacional. Foi utilizada pesquisa exploratória qualitativa, por meio de um estudo de caso.Os resultados obtidos demonstram os pressupostos, segundo os quais a Grendene S/A atua no mercado internacional, desprovida de mapeamento estruturado dos jogadores de sua Rede de Valor, não tem poder para instituir as regras do jogo no mercado internacional e nem conhecimento acerca das relações de cooperação relevantes entre os jogadores de sua Rede de Valor para melhor competir no mercado internacional. Os dados também revelam que a empresa tem relativo conhecimento das relações de cooperação relevantes para a formulação de estratégias que podem ser implementadas por ela, com o intuito de tornar-se mais competitiva no mercado internacional.
id UFOR_a45846258c08d7d177d419881d363705
oai_identifier_str oai::85876
network_acronym_str UFOR
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
repository_id_str
spelling Análise da rede de valor voltada para os negócios internacionais: estudo de caso da empresa líder do setor de calçados do CearáExportação - CearáIndústria de calçadosCompetitividadeO Ceará consolidou-se em 2007 como o segundo pólo calçadista brasileiro. O setor calçadista é o principal setor de exportações do Ceará. Dentre as empresas exportadoras do Ceará destacamos a Grendene S/A como a maior empresa produtora e exportadora de calçados do Ceará. Questiona-se se a Grendene mapeia e utiliza a sua Rede de Valor voltada para a internacionalização. O trabalho analisa as forças competitivas e complementares da empresa Grendene S/A por ser a empresa líder do setor de calçados do Estado do Ceará. A análise estrutural de Michael E. Porter, baseada nas cinco forças competitivas (1986) e a análise da Rede de Valor de Barry Nalebuff e Adam Brandenburger (1996) configuram o referencial teórico para a construção e análise da Rede de Valor da empresa, tendo como foco o mercado internacional. Foi utilizada pesquisa exploratória qualitativa, por meio de um estudo de caso.Os resultados obtidos demonstram os pressupostos, segundo os quais a Grendene S/A atua no mercado internacional, desprovida de mapeamento estruturado dos jogadores de sua Rede de Valor, não tem poder para instituir as regras do jogo no mercado internacional e nem conhecimento acerca das relações de cooperação relevantes entre os jogadores de sua Rede de Valor para melhor competir no mercado internacional. Os dados também revelam que a empresa tem relativo conhecimento das relações de cooperação relevantes para a formulação de estratégias que podem ser implementadas por ela, com o intuito de tornar-se mais competitiva no mercado internacional.The main purpose of the present study has been to analyze the competitive and complementary forces of Grendene, the leader footwear manufacturer in Ceará State, based on the Barry Nalebuff and Adam Brandenburger´s Value Net model. Michael E. Porter´s structural analysis, which is based on the "five competitive forces? (1986) as well as Barry Nalebuff and Adam Brandenburger´s analysis (1996) of the Value Net were utilized as theoretical references in the construction and analysis of Grendene´s Value Net having as its focus the international market. It was an exploratory qualitative research done through a case study. The guiding question was whether Grendene plans and directs its Value Net to internationalization or not. The results obtained corroborate the fact that Grendene acts in the international market without a structured mapping of its Value Net. Besides, it does not possess power to set up rules in this market. The results have also shown that the company presents a certain amount of pertinent knowledge, which is crucial for the design of strategies that can be implemented by Grendene in order to become a more competitive enterprise in the international market.Forte, Sérgio Henrique Arruda CavalcanteForte, Sérgio Henrique Arruda CavalcanteCabral, José Ednilson de OliveiraBatista, Paulo César de SousaUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Administração de EmpresasMelo, Danyelle Bandeira de2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/85876https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/5564Disponibilidade forma física: Existe obra em CD-Rom de código : 81578porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-23T19:17:29Zoai::85876Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:2024-01-23T19:17:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise da rede de valor voltada para os negócios internacionais: estudo de caso da empresa líder do setor de calçados do Ceará
title Análise da rede de valor voltada para os negócios internacionais: estudo de caso da empresa líder do setor de calçados do Ceará
spellingShingle Análise da rede de valor voltada para os negócios internacionais: estudo de caso da empresa líder do setor de calçados do Ceará
Melo, Danyelle Bandeira de
Exportação - Ceará
Indústria de calçados
Competitividade
title_short Análise da rede de valor voltada para os negócios internacionais: estudo de caso da empresa líder do setor de calçados do Ceará
title_full Análise da rede de valor voltada para os negócios internacionais: estudo de caso da empresa líder do setor de calçados do Ceará
title_fullStr Análise da rede de valor voltada para os negócios internacionais: estudo de caso da empresa líder do setor de calçados do Ceará
title_full_unstemmed Análise da rede de valor voltada para os negócios internacionais: estudo de caso da empresa líder do setor de calçados do Ceará
title_sort Análise da rede de valor voltada para os negócios internacionais: estudo de caso da empresa líder do setor de calçados do Ceará
author Melo, Danyelle Bandeira de
author_facet Melo, Danyelle Bandeira de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Forte, Sérgio Henrique Arruda Cavalcante
Forte, Sérgio Henrique Arruda Cavalcante
Cabral, José Ednilson de Oliveira
Batista, Paulo César de Sousa
Universidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Danyelle Bandeira de
dc.subject.por.fl_str_mv Exportação - Ceará
Indústria de calçados
Competitividade
topic Exportação - Ceará
Indústria de calçados
Competitividade
description O Ceará consolidou-se em 2007 como o segundo pólo calçadista brasileiro. O setor calçadista é o principal setor de exportações do Ceará. Dentre as empresas exportadoras do Ceará destacamos a Grendene S/A como a maior empresa produtora e exportadora de calçados do Ceará. Questiona-se se a Grendene mapeia e utiliza a sua Rede de Valor voltada para a internacionalização. O trabalho analisa as forças competitivas e complementares da empresa Grendene S/A por ser a empresa líder do setor de calçados do Estado do Ceará. A análise estrutural de Michael E. Porter, baseada nas cinco forças competitivas (1986) e a análise da Rede de Valor de Barry Nalebuff e Adam Brandenburger (1996) configuram o referencial teórico para a construção e análise da Rede de Valor da empresa, tendo como foco o mercado internacional. Foi utilizada pesquisa exploratória qualitativa, por meio de um estudo de caso.Os resultados obtidos demonstram os pressupostos, segundo os quais a Grendene S/A atua no mercado internacional, desprovida de mapeamento estruturado dos jogadores de sua Rede de Valor, não tem poder para instituir as regras do jogo no mercado internacional e nem conhecimento acerca das relações de cooperação relevantes entre os jogadores de sua Rede de Valor para melhor competir no mercado internacional. Os dados também revelam que a empresa tem relativo conhecimento das relações de cooperação relevantes para a formulação de estratégias que podem ser implementadas por ela, com o intuito de tornar-se mais competitiva no mercado internacional.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/85876
url https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/85876
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/5564
Disponibilidade forma física: Existe obra em CD-Rom de código : 81578
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron:UNIFOR
instname_str Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron_str UNIFOR
institution UNIFOR
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
repository.mail.fl_str_mv bib@unifor.br||bib@unifor.br
_version_ 1800408695704649728