Construção e validação de tecnologia educativa - cartilha digital para admissão da pessoa em condição renal crônica em início de terapia hemodialítica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Albuquerque, Carla Jamilla de Almeida
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
Texto Completo: https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/589197
Resumo: As cartilhas de orientação são estratégias importantes para difundir informações pertinentes e confiáveis, proporcionando aprendizado e autonomia da população referente à sua saúde. Objetivou-se construir e validar uma tecnologia educacional, pautada no referencial de Calista Roy, para aumento do conhecimento de pacientes no processo de admissão para terapia hemodialítica. Trata-se de uma pesquisa metodológica do tipo desenvolvimento para elaboração e validação de uma cartilha educativa, foi composta por quatro fases 1- submissão do projeto ao Comitê de Ética em Pesquisa da instituição em estudo; 2- Levantamento bibliográfico sobre os conteúdos da cartilha; 3- Diagnóstico situacional( pesquisa qualitativa) 4-Elaboração da cartilha 5- Validação do material educativo construído por expertises na área. Foi realizada uma revisão integrativa para subsidiar o conteúdo da tecnologia. O levantamento bibliográfico foi realizado através de consultas nas bases (LILACS, SCIENCE DIRECT, MEDLINE, CINAHL e COCHRANE LIBRARY). Foram utilizados os descritores ("Renal Dialisys AND "Health Education" alinhados à terminologia DeCS/MeSH. Os artigos retratam que muitas são as dificuldades relatadas pelos pacientes em início de tratamento hemodialítico, desde a não compreensão da doença, a falta de informação prestada pela equipe para esclarecimento do processo terapêutico. Participaram do estudo 29 juízes para a validação de conteúdo e aparência. Os juízes que avaliaram a cartilha educativa, em sua maioria eram do sexo feminino (86%), todos possuíam qualificação profissional especialista (100%) e mestrado (31%). Com tempo de formação 13 anos (DP ±12). Observou-se os profissionais possuíam mais de 12 anos de experiência em doença renal crônica. Os resultados desta análise demonstram que a cartilha destinada a pacientes nefropatas possui um alto Índice de Validade de Conteúdo em todas as áreas avaliadas, com IVC total de 99.02 %, indicando que o material é altamente relevante, claro, motivador e eficaz para seu propósito educacional. Espera-se que a elaboração e validação da cartilha educativa possam ter um impacto positivo com informações esclarecedoras, visando suprir as necessidades dos pacientes sobre a terapia e adesão das práticas de autocuidado. Nesse ínterim, observa-se que pesquisas futuras poderiam ser realizadas para validação do estudo com público alvo, visando maior abrangência da pesquisa, ampliando o entendimento do fenômeno estudado. Palavras-chave: diálise renal; educação em saúde .
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Trata-se de uma pesquisa metodológica do tipo desenvolvimento para elaboração e validação de uma cartilha educativa, foi composta por quatro fases 1- submissão do projeto ao Comitê de Ética em Pesquisa da instituição em estudo; 2- Levantamento bibliográfico sobre os conteúdos da cartilha; 3- Diagnóstico situacional( pesquisa qualitativa) 4-Elaboração da cartilha 5- Validação do material educativo construído por expertises na área. Foi realizada uma revisão integrativa para subsidiar o conteúdo da tecnologia. O levantamento bibliográfico foi realizado através de consultas nas bases (LILACS, SCIENCE DIRECT, MEDLINE, CINAHL e COCHRANE LIBRARY). Foram utilizados os descritores ("Renal Dialisys AND "Health Education" alinhados à terminologia DeCS/MeSH. Os artigos retratam que muitas são as dificuldades relatadas pelos pacientes em início de tratamento hemodialítico, desde a não compreensão da doença, a falta de informação prestada pela equipe para esclarecimento do processo terapêutico. Participaram do estudo 29 juízes para a validação de conteúdo e aparência. Os juízes que avaliaram a cartilha educativa, em sua maioria eram do sexo feminino (86%), todos possuíam qualificação profissional especialista (100%) e mestrado (31%). Com tempo de formação 13 anos (DP ±12). Observou-se os profissionais possuíam mais de 12 anos de experiência em doença renal crônica. Os resultados desta análise demonstram que a cartilha destinada a pacientes nefropatas possui um alto Índice de Validade de Conteúdo em todas as áreas avaliadas, com IVC total de 99.02 %, indicando que o material é altamente relevante, claro, motivador e eficaz para seu propósito educacional. Espera-se que a elaboração e validação da cartilha educativa possam ter um impacto positivo com informações esclarecedoras, visando suprir as necessidades dos pacientes sobre a terapia e adesão das práticas de autocuidado. Nesse ínterim, observa-se que pesquisas futuras poderiam ser realizadas para validação do estudo com público alvo, visando maior abrangência da pesquisa, ampliando o entendimento do fenômeno estudado. Palavras-chave: diálise renal; educação em saúde .Guidance booklets are important strategies for disseminating relevant and reliable information, providing the population with learning and autonomy with regard to their health. The aim was to build and validate an educational technology, based on Calista Roy's framework, to increase the knowledge of patients in the process of admission for hemodialysis therapy. This is a development-type methodological study for the development and validation of an educational booklet, consisting of four phases 1- submission of the project to the Research Ethics Committee of the institution under study; 2- Bibliographical survey on the contents of the booklet; 3- Situational diagnosis (qualitative research) 4- Development of the booklet 5- Validation of the educational material developed by experts in the field. An integrative review was carried out to support the content of the technology. The bibliographic survey was carried out using databases (LILACS, SCIENCE DIRECT, MEDLINE, CINAHL and COCHRANE LIBRARY). The descriptors "Renal Dialysis AND Health Education" aligned with the DeCS/MeSH terminology were used. The articles show that there are many difficulties reported by patients starting hemodialysis treatment, from not understanding the disease to the lack of information provided by the team to clarify the therapeutic process. A total of 29 judges took part in the study to validate the content and appearance. The majority of the judges who assessed the educational booklet were female (86%), all had specialist (100%) and master's (31%) professional qualifications. They had been training for 13 years (SD ±12). The professionals had more than 12 years' experience in chronic kidney disease. The results of this analysis show that the booklet for nephropathic patients has a high Content Validity Index in all the areas assessed, with a total CVI of 99.02 %, indicating that the material is highly relevant, clear, motivating and effective for its educational purpose. It is hoped that the development and validation of the educational booklet can have a positive impact with enlightening information, aimed at meeting patients' needs regarding therapy and adherence to self-care practices. In the meantime, it should be noted that future research could be carried out to validate the study with the target audience, with a view to broadening the scope of the research and expanding the understanding of the phenomenon studied. Keywords: renal dialisys; health education.A Dissertação foi enviada com autorização e certificação via CI 45768/24 em 19/07/2024.Bonfim, Isabela MeloStudart, Rita Mônica BorgesProbo, Debora Rodrigues GuerraUniversidade de Fortaleza. Mestrado Profissional em Tecnologia e Inovação em EnfermagemAlbuquerque, Carla Jamilla de Almeida2024info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf100f.https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/589197https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/36818porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-26T21:58:13Zoai::589197Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:2024-08-26T21:58:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
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