Notificação de maus-tratos em crianças e adolescentes por profissionais da estratégia saúde da família

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Gracyelle Alves Remigio
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
Texto Completo: https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/97203
Resumo: A notificação de maus-tratos em crianças e adolescentes tem como finalidade cessar atitudes e comportamentos violentos no plano familiar ou por parte de qualquer agressor, promovendo proteção às vítimas de maus-tratos. Para o sistema de saúde, o ato de notificar tem o intuito de gerar registros mais fidedignos das situações de violência contra a população infanto-juvenil, favorecendo dimensionamento epidemiológico do problema e a formulação de políticas públicas para seu enfrentamento. Como objetivo, o estudo analisou a notificação de maus-tratos em crianças e adolescentes a partir da prática dos profissionais da Estratégia Saúde da Família, da Macrorregião de Saúde de Cariri, Ceará. Trata-se de um estudo com abordagem quantitativa do tipo transversal, realizado na Macrorregião de Saúde de Cariri, Ceará, no período de julho de 2011 a maio de 2012. A população constituiu-se de médicos, enfermeiros e cirurgiões-dentistas que trabalhavam na Estratégia Saúde da Família dos 28 municípios dessa Macrorregião, totalizando 381 profissionais. Um questionário instrumentalizou a coleta de dados, organizados no programa SPSS, versão 16.0 e analisados com o software STATA 11.0. A análise dos dados recorreu ao teste quiquadrado (X2) em relação a notificação de maus-tratos e às variáveis preditoras; o modelo de regressão logística multivariada foi construído por meio de seleção automática (Stepwise) e a odds ratio (OR) ajustada e Intervalo de Confiança (IC) de 95% foram calculados. Os aspectos éticos foram respeitados. Os resultados mostraram que a maioria dos profissionais não participou de treinamento sobre a temática (71,5%), conhece o Estatuto da Criança e do Adolescente (77,7%), desconhece a ficha de notificação (56,8%) e relatou que a unidade de saúde não possui a ficha (73,5%). Prevaleceram os profissionais que confiam nos órgãos de proteção à criança e ao adolescente (71,0%), que sabem para onde encaminhar os casos (75,1%), que não têm medo de envolvimento legal (66,6%) e que não conhecem instituição de assistência as vítimas (76,5%). A maior parte dos participantes afirmou que não haviam se deparado com situações de maus-tratos na sua prática profissional (59,3%). Dos que já tinham identificado algum caso (40,7%), 65,2% não notificaram as ocorrências. Não houve significância estatística entre as variáveis sociodemográficas e de formação profissional com a notificação. No modelo de regressão logística múltipla estiveram associados positivamente ao ato de notificar, a participação dos profissionais em treinamentos sobre o tema (OR = 2,18; IC95% = 1,05 ? 4,53); o profissional conhecer a ficha de notificação (OR = 3,03; IC95% = 1,47 ? 6,24) e o profissional saber para onde encaminhar os casos (OR = 2,55; IC95% = 1,01 ? 6,43). Em relação às vantagens da instituição da notificação obrigatória de maus-tratos na atenção básica, os benefícios às vítimas oriundos da notificação (55,1%) foi o item mais citado; em se tratando das dificuldades, a falta de estrutura na rede de apoio (41,7%) foi a mencionada com mais ênfase pelos participantes. Os dados remetem que a notificação de maus-tratos em crianças e adolescentes ocorre de forma assistemática e pontual, em virtude da escassa familiaridade dos profissionais de saúde com a questão da violência, assim como a interferência de aspectos culturais, emocionais, estruturais e de formação que se tornam elementos emblemáticos na superação dos obstáculos para o aprimoramento do sistema de registro das notificações, no contexto da Estratégia Saúde da Família
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Trata-se de um estudo com abordagem quantitativa do tipo transversal, realizado na Macrorregião de Saúde de Cariri, Ceará, no período de julho de 2011 a maio de 2012. A população constituiu-se de médicos, enfermeiros e cirurgiões-dentistas que trabalhavam na Estratégia Saúde da Família dos 28 municípios dessa Macrorregião, totalizando 381 profissionais. Um questionário instrumentalizou a coleta de dados, organizados no programa SPSS, versão 16.0 e analisados com o software STATA 11.0. A análise dos dados recorreu ao teste quiquadrado (X2) em relação a notificação de maus-tratos e às variáveis preditoras; o modelo de regressão logística multivariada foi construído por meio de seleção automática (Stepwise) e a odds ratio (OR) ajustada e Intervalo de Confiança (IC) de 95% foram calculados. Os aspectos éticos foram respeitados. Os resultados mostraram que a maioria dos profissionais não participou de treinamento sobre a temática (71,5%), conhece o Estatuto da Criança e do Adolescente (77,7%), desconhece a ficha de notificação (56,8%) e relatou que a unidade de saúde não possui a ficha (73,5%). Prevaleceram os profissionais que confiam nos órgãos de proteção à criança e ao adolescente (71,0%), que sabem para onde encaminhar os casos (75,1%), que não têm medo de envolvimento legal (66,6%) e que não conhecem instituição de assistência as vítimas (76,5%). A maior parte dos participantes afirmou que não haviam se deparado com situações de maus-tratos na sua prática profissional (59,3%). Dos que já tinham identificado algum caso (40,7%), 65,2% não notificaram as ocorrências. Não houve significância estatística entre as variáveis sociodemográficas e de formação profissional com a notificação. No modelo de regressão logística múltipla estiveram associados positivamente ao ato de notificar, a participação dos profissionais em treinamentos sobre o tema (OR = 2,18; IC95% = 1,05 ? 4,53); o profissional conhecer a ficha de notificação (OR = 3,03; IC95% = 1,47 ? 6,24) e o profissional saber para onde encaminhar os casos (OR = 2,55; IC95% = 1,01 ? 6,43). Em relação às vantagens da instituição da notificação obrigatória de maus-tratos na atenção básica, os benefícios às vítimas oriundos da notificação (55,1%) foi o item mais citado; em se tratando das dificuldades, a falta de estrutura na rede de apoio (41,7%) foi a mencionada com mais ênfase pelos participantes. Os dados remetem que a notificação de maus-tratos em crianças e adolescentes ocorre de forma assistemática e pontual, em virtude da escassa familiaridade dos profissionais de saúde com a questão da violência, assim como a interferência de aspectos culturais, emocionais, estruturais e de formação que se tornam elementos emblemáticos na superação dos obstáculos para o aprimoramento do sistema de registro das notificações, no contexto da Estratégia Saúde da FamíliaThe mistreatment notification in children and adolescents aims cease violent attitudes and behaviors at the family or by any aggressor, providing protection for victims of abuse. For the health system, the act of notifying aims to generate more reliable records of situations of violence against the juvenile population, encouraging the epidemiological problem sizing and the formulation of public policies for its confrontation. As a goal, the study analyzed the mistreatment notification in children and adolescents from the practice of the professionals of the family health strategy, from macroregion of health located in Cariri, Ceará. This is a study with a quantitative approach of the transversal type, carried out in the macroregion of health located in Cariri, Ceara, from July 2011 to May 2012. The population consisted of doctors, nurses and surgeons-dentists who worked in the family health strategy of the 28 municipalities of the macro-region, with a total of 381 professionals. A questionnaire instrumentalized the data collection, organized in the program SPSS, version 16.0 and analyzed with the software STATA 11.0. Data analysis used the test chi-square test (X 2) regarding the notification of mistreatment and the predictor variables; the multivariate logistic regression model was constructed using automatic selection (Stepwise) and the odds ratio (OR) adjusted and confidence interval (CI) of 95% have been calculated. Ethical aspects have been respected. The results showed that the majority of professionals didn't participate in trainings on the subject (71.5%), aware the child and adolescent statute (77.7%), unaware of the notification document (56.8%) and reported that the health unit doesn't have the formulary (73.5%). There was a prevalence of professionals who rely on the agencies of children and adolescents protection (71.0%) know where to adress in these cases (75.1%) who aren't afraid oflegal involvement (66.6%) and didn't know the the victims assistance institution (76.5%). Most participants said that they hadn't encountered situations of mistreatment in their professional practice (59.3%). Of those who had already identified some cases (40.7%), 65.2% didn't report the occurrences. There was no statistical significance between the sociodemographic variables and professional training with the notification. In the multiple logistic regression model there was a positive association between the act of notifying and the participation of professionals in training on the subject (OR = 2.18, 95% CI 1.05 to 4.53); the professional knowing the notification (OR = 3.03; 95% CI = 1.47-6.24) and professional know where to forward the cases (OR = 2.55; 95% CI = 1.01-6.43). Regarding the advantages of institution of mandatory notification of mistreatment in the basic care, the benefits from the notification to the victims (55.1%) most mentioned item; when it comes to the difficulties, the lack of structure in the support network (41.7%) was mentioned with more emphasis by the participants. The data suggest that the notification of mistreatment in children and adolescents is so systematicness and punctual, because of the lack of familiarity of health professionals with the issue of violence, as well as the interference of cultural, emotional aspects, structural and training that become emblematic elements in overcoming the obstacles to the improvement of the registration system of notifications, in the context of the Family Health Strategy.Vieira, Luiza Jane Eyre de SouzaVieira, Luiza Jane Eyre de SouzaDeslandes, Suely FerreiraPordeus, Augediva Maria JucáGondim, Ana Paula SoaresUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Saúde ColetivaMoreira, Gracyelle Alves Remigio2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/97203https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/9505Disponibilidade forma física: EXiste obra impressa de código : 89903porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess1899-12-30T00:00:00Zoai::97203Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:1899-12-30T00:00Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
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