Perspectivas da liderança feminina para a criação de vantagem competitiva em organizações de ensino superior na cidade de Teresina-PI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Elizabeth Alencar de
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
Texto Completo: https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/98546
Resumo: Para continuar no mercado, as organizações precisam criar e manter vantagem competitiva frente a seus concorrentes e ao mercado de modo geral. São os gestores que irão proporcionar a criação de vantagem competitiva por meio de suas ações, características e estilo de liderança. Neste contexto, encontram-se as mulheres, aumentando sua participação no mercado de trabalho, e, no caso específico desta pesquisa, no contexto das organizações de ensino superior. Este estudo tem por objetivo Avaliar as ações da liderança feminina para a criação de vantagem competitiva em organizações de ensino superior em Teresina-PI, com objetivos específicos de descrever as características da liderança feminina das gestoras das IES privadas estudadas; identificar qual o estilo de liderança adotado pelas mulheres gestoras das instituições estudadas e ainda destacar que pontos decisivos de sucesso são considerados pelas líderes femininas como vantagem competitiva. A pesquisa caracteriza-se como documental e descritiva de natureza qualitativa, em que se realizou estudo de casos múltiplos em quatro organizações de ensino superior localizadas na cidade de Teresina, PI, por possuírem mulheres na maior parte do quadro gerencial destas organizações e terem obtido média três, no IGC do MEC, por meio de um roteiro semi-estruturado com perguntas abertas e fechadas e análise de conteúdo como técnica de análise dos dados. Os resultados mostram que as líderes apresentam como características: a valorização do relacionamento; equilíbrio; agilidade; voltada para resultados; perseverança; trabalho em equipe; criatividade e planejamento, adotando um estilo de liderança participativo; destacando serem pontos decisivos de uma empresa, a capacidade de pessoal, apresentando-se como maior ponto de destaque para obter-se vantagem competitiva, seguido de alta qualidade; produtos e serviços inovadores, e entrega confiável; e ainda ações voltadas para a qualidade no serviço e qualificação dos profissionais, práticas pedagógicas, promoção de um atendimento de qualidade e eficiente junto aos clientes e suas necessidades. No entanto, constatou-se que a maior parte das líderes das organizações de ensino superior selecionadas na cidade de Teresina-PI não desenvolve ações claras, precisas e pontuais que possam gerar vantagens competitivas, e uma minoria não desenvolve ou não tem entendimento e compreensão das ações que devem ser desenvolvidas para criar vantagem competitiva. O que suscita a necessidade de maior conhecimento do mercado e dos clientes, e que estas ainda gerenciam de forma ?amadora?, ou sem um embasamento voltado para uma orientação estratégica competitiva
id UFOR_ad8f21ccc9dce1c344cd86fbffc589d2
oai_identifier_str oai::98546
network_acronym_str UFOR
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
repository_id_str
spelling Perspectivas da liderança feminina para a criação de vantagem competitiva em organizações de ensino superior na cidade de Teresina-PILiderança (Administração)Mulheres - Mercado de trabalhoInstituições de Ensino SuperiorCompetitividadePara continuar no mercado, as organizações precisam criar e manter vantagem competitiva frente a seus concorrentes e ao mercado de modo geral. São os gestores que irão proporcionar a criação de vantagem competitiva por meio de suas ações, características e estilo de liderança. Neste contexto, encontram-se as mulheres, aumentando sua participação no mercado de trabalho, e, no caso específico desta pesquisa, no contexto das organizações de ensino superior. Este estudo tem por objetivo Avaliar as ações da liderança feminina para a criação de vantagem competitiva em organizações de ensino superior em Teresina-PI, com objetivos específicos de descrever as características da liderança feminina das gestoras das IES privadas estudadas; identificar qual o estilo de liderança adotado pelas mulheres gestoras das instituições estudadas e ainda destacar que pontos decisivos de sucesso são considerados pelas líderes femininas como vantagem competitiva. A pesquisa caracteriza-se como documental e descritiva de natureza qualitativa, em que se realizou estudo de casos múltiplos em quatro organizações de ensino superior localizadas na cidade de Teresina, PI, por possuírem mulheres na maior parte do quadro gerencial destas organizações e terem obtido média três, no IGC do MEC, por meio de um roteiro semi-estruturado com perguntas abertas e fechadas e análise de conteúdo como técnica de análise dos dados. Os resultados mostram que as líderes apresentam como características: a valorização do relacionamento; equilíbrio; agilidade; voltada para resultados; perseverança; trabalho em equipe; criatividade e planejamento, adotando um estilo de liderança participativo; destacando serem pontos decisivos de uma empresa, a capacidade de pessoal, apresentando-se como maior ponto de destaque para obter-se vantagem competitiva, seguido de alta qualidade; produtos e serviços inovadores, e entrega confiável; e ainda ações voltadas para a qualidade no serviço e qualificação dos profissionais, práticas pedagógicas, promoção de um atendimento de qualidade e eficiente junto aos clientes e suas necessidades. No entanto, constatou-se que a maior parte das líderes das organizações de ensino superior selecionadas na cidade de Teresina-PI não desenvolve ações claras, precisas e pontuais que possam gerar vantagens competitivas, e uma minoria não desenvolve ou não tem entendimento e compreensão das ações que devem ser desenvolvidas para criar vantagem competitiva. O que suscita a necessidade de maior conhecimento do mercado e dos clientes, e que estas ainda gerenciam de forma ?amadora?, ou sem um embasamento voltado para uma orientação estratégica competitivaTo stay in the market organizations need to create and maintain competitive advantage against its competitors and the market in general. They are the managers who will provide the creation of competitive advantage through their actions, characteristics and leadership style. In this context women are increasing their participation in the labor market and in the case of this research in the context of higher education organizations. This study aims to evaluate the actions of the female lead to creation of competitive advantage in organizations of higher education in Teresina, PI, with specific goals to describe the characteristics of the female lead managers of private HEIs studied, identify the leadership style adopted women managers of these institutions and also highlight points that are considered critical success for women leaders as a competitive advantage. The research is characterized as documentary and descriptive qualitative in nature, in which he conducted multiple case study of four organizations of higher learning located in the city of Teresina, Pi, by having women in most of the managerial staff these organizations and they have been having average 3 in IGC MEC, through a semi-structured with open and closed questions and content analysis as a technique for data analysis. The results show that leaders exhibit the following characteristics: the appreciation of the relationship; balance; agility, results-oriented, perseverance, teamwork, creativity and planning, adopting a participatory leadership style, highlighting key points of being a company, the ability of staff presenting itself as a major point of emphasis for competitive advantage followed by high quality, innovative products and services and reliable delivery and even actions for service quality and qualification, teaching practices, promote quality care and efficient with customers and their needs. However it was found that most of the leaders of the organizations selected higher education in the city of Teresina - PI actions do not develop clear, precise and punctual that can generate competitive advantages, and a minority does not develop or does not understand, understanding of actions that should be developed to create competitive advantage. Which raises the need for greater knowledge of the market and the customers and they still manage to form "amateur", or without a basement facing a strategic competitive.Tassigny, Mônica MotaTassigny, Mônica MotaBugarim, Maria Clara CavalcantePinheiro, Daniel Rodrigues de CarvalhoUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Administração de EmpresasMoura, Elizabeth Alencar de2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/98546https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/9952Disponibilidade forma física: Existe obra impressa de códigho : 91042porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess1899-12-30T00:00:00Zoai::98546Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:1899-12-30T00:00Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
dc.title.none.fl_str_mv Perspectivas da liderança feminina para a criação de vantagem competitiva em organizações de ensino superior na cidade de Teresina-PI
title Perspectivas da liderança feminina para a criação de vantagem competitiva em organizações de ensino superior na cidade de Teresina-PI
spellingShingle Perspectivas da liderança feminina para a criação de vantagem competitiva em organizações de ensino superior na cidade de Teresina-PI
Moura, Elizabeth Alencar de
Liderança (Administração)
Mulheres - Mercado de trabalho
Instituições de Ensino Superior
Competitividade
title_short Perspectivas da liderança feminina para a criação de vantagem competitiva em organizações de ensino superior na cidade de Teresina-PI
title_full Perspectivas da liderança feminina para a criação de vantagem competitiva em organizações de ensino superior na cidade de Teresina-PI
title_fullStr Perspectivas da liderança feminina para a criação de vantagem competitiva em organizações de ensino superior na cidade de Teresina-PI
title_full_unstemmed Perspectivas da liderança feminina para a criação de vantagem competitiva em organizações de ensino superior na cidade de Teresina-PI
title_sort Perspectivas da liderança feminina para a criação de vantagem competitiva em organizações de ensino superior na cidade de Teresina-PI
author Moura, Elizabeth Alencar de
author_facet Moura, Elizabeth Alencar de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tassigny, Mônica Mota
Tassigny, Mônica Mota
Bugarim, Maria Clara Cavalcante
Pinheiro, Daniel Rodrigues de Carvalho
Universidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas
dc.contributor.author.fl_str_mv Moura, Elizabeth Alencar de
dc.subject.por.fl_str_mv Liderança (Administração)
Mulheres - Mercado de trabalho
Instituições de Ensino Superior
Competitividade
topic Liderança (Administração)
Mulheres - Mercado de trabalho
Instituições de Ensino Superior
Competitividade
description Para continuar no mercado, as organizações precisam criar e manter vantagem competitiva frente a seus concorrentes e ao mercado de modo geral. São os gestores que irão proporcionar a criação de vantagem competitiva por meio de suas ações, características e estilo de liderança. Neste contexto, encontram-se as mulheres, aumentando sua participação no mercado de trabalho, e, no caso específico desta pesquisa, no contexto das organizações de ensino superior. Este estudo tem por objetivo Avaliar as ações da liderança feminina para a criação de vantagem competitiva em organizações de ensino superior em Teresina-PI, com objetivos específicos de descrever as características da liderança feminina das gestoras das IES privadas estudadas; identificar qual o estilo de liderança adotado pelas mulheres gestoras das instituições estudadas e ainda destacar que pontos decisivos de sucesso são considerados pelas líderes femininas como vantagem competitiva. A pesquisa caracteriza-se como documental e descritiva de natureza qualitativa, em que se realizou estudo de casos múltiplos em quatro organizações de ensino superior localizadas na cidade de Teresina, PI, por possuírem mulheres na maior parte do quadro gerencial destas organizações e terem obtido média três, no IGC do MEC, por meio de um roteiro semi-estruturado com perguntas abertas e fechadas e análise de conteúdo como técnica de análise dos dados. Os resultados mostram que as líderes apresentam como características: a valorização do relacionamento; equilíbrio; agilidade; voltada para resultados; perseverança; trabalho em equipe; criatividade e planejamento, adotando um estilo de liderança participativo; destacando serem pontos decisivos de uma empresa, a capacidade de pessoal, apresentando-se como maior ponto de destaque para obter-se vantagem competitiva, seguido de alta qualidade; produtos e serviços inovadores, e entrega confiável; e ainda ações voltadas para a qualidade no serviço e qualificação dos profissionais, práticas pedagógicas, promoção de um atendimento de qualidade e eficiente junto aos clientes e suas necessidades. No entanto, constatou-se que a maior parte das líderes das organizações de ensino superior selecionadas na cidade de Teresina-PI não desenvolve ações claras, precisas e pontuais que possam gerar vantagens competitivas, e uma minoria não desenvolve ou não tem entendimento e compreensão das ações que devem ser desenvolvidas para criar vantagem competitiva. O que suscita a necessidade de maior conhecimento do mercado e dos clientes, e que estas ainda gerenciam de forma ?amadora?, ou sem um embasamento voltado para uma orientação estratégica competitiva
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/98546
url https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/98546
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/9952
Disponibilidade forma física: Existe obra impressa de códigho : 91042
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron:UNIFOR
instname_str Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron_str UNIFOR
institution UNIFOR
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
repository.mail.fl_str_mv bib@unifor.br||bib@unifor.br
_version_ 1800408698053459968