Fatores do tripé estratégico determinantes da estratégia e performance exportadora de empresas brasileiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Paulo Giovanni Nogueira de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
Texto Completo: https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/97361
Resumo: Duas das mais importantes linhas de pensamento na pesquisa em Estratégia são: a visão baseada em indústrias, voltada para as características estruturais da indústria, baseada nos estudos de Porter (1986), e a visão baseada em recursos voltada para as idiossincrasias das empresas, sejam elas recursos ou capacidades, baseada nos trabalhos de Barney (1991) e Wernerfelt (1984). Uma nova perspectiva, a visão baseada em instituições, emerge como aditivo para aquilo que já é conhecido na matéria. Posto isto, no momento de adentrar um mercado externo, exportação ainda é o primeiro mecanismo utilizado pelas empresas. No caso brasileiro, as empresas carecem de experiência e competência para comercializar seus produtos externamente. Empresas exportadoras encontram contextos institucionais nos mercados externos que são consideravelmente distintos dos seus mercados domésticos. Elas precisam, então, adaptar seus produtos, serviços e relacionamentos de negócio para esses ambientes institucionais específicos. O presente trabalho adota o tripé estratégico como forma de investigar quais são os fatores determinantes da estratégia de exportação e quais são as implicações dessa estratégia para a performance exportadora. A pesquisa foi realizada com uma amostra de 55 empresas exportadoras brasileiras. O trabalho adotou Análise Fatorial Exploratória e Regressão Linear Múltipla como técnicas de análise dos dados. Os resultados apontaram que apesar dos fatores institucionais surgirem com força como fatores explicativos, e não somente como variáveis de controle, os recursos ainda são mais preponderantes na explicação da estratégia de exportação. Em relação a esses recursos, os fatores mais preponderantes são ?Valores, Marcas e Políticas? e ?Reputação, Habilidades, Estrutura e Experiência?. O fator mais decisivo relacionado às Instituições foi ?Influencia Externa e Corrupção Interna?. Não houve robustez empírica que mostrasse fatores determinantes relativos à Indústria. No que diz respeito à estratégia de exportação e sua relação com a performance, comportamentos adaptativos de produto e promoção obtiveram relacionamento positivo com a performance de exportação, enquanto estratégias adaptativas de preço e distribuição resultaram numa relação negativa com o desempenho exportador.
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Empresas exportadoras encontram contextos institucionais nos mercados externos que são consideravelmente distintos dos seus mercados domésticos. Elas precisam, então, adaptar seus produtos, serviços e relacionamentos de negócio para esses ambientes institucionais específicos. O presente trabalho adota o tripé estratégico como forma de investigar quais são os fatores determinantes da estratégia de exportação e quais são as implicações dessa estratégia para a performance exportadora. A pesquisa foi realizada com uma amostra de 55 empresas exportadoras brasileiras. O trabalho adotou Análise Fatorial Exploratória e Regressão Linear Múltipla como técnicas de análise dos dados. Os resultados apontaram que apesar dos fatores institucionais surgirem com força como fatores explicativos, e não somente como variáveis de controle, os recursos ainda são mais preponderantes na explicação da estratégia de exportação. Em relação a esses recursos, os fatores mais preponderantes são ?Valores, Marcas e Políticas? e ?Reputação, Habilidades, Estrutura e Experiência?. O fator mais decisivo relacionado às Instituições foi ?Influencia Externa e Corrupção Interna?. Não houve robustez empírica que mostrasse fatores determinantes relativos à Indústria. No que diz respeito à estratégia de exportação e sua relação com a performance, comportamentos adaptativos de produto e promoção obtiveram relacionamento positivo com a performance de exportação, enquanto estratégias adaptativas de preço e distribuição resultaram numa relação negativa com o desempenho exportador.Two of the main streams of Academic research in the Strategy field are: the industry based view, which covers the structural characteristics of the industry and based on the work of Porter (1986) and the resource based view, which focused on the idiosyncrasies of the firms, whether a resource or capability, and based on the work of Wernerfelt (1984) and Barney (1991). A new perspective, the institutional based view, emerges as an aditive to what is already known to the subject. Considering this, at the time of entering in a foreign market, exporting is still the first choice as a mode of entry used by companies. In Brazil, companies lack the experience and expertise to market their product abroad and compete in equal terms with the foreign firms. Exporting companies face institutional contexts in the target markets that are considerably different from those of their local markets. They then need to adapt their product, services and business for theses specific institutional environments. This research adopts the strategic tripod as a tool to investigate which factors are determinants of the export strategy, and what are the implications of the latter to the export performance. A sample of 55 exporting firms was utilized. The research adopted Exploratory Factor Analysis and Multiple Linear Regression as for methods of data analysis. The results showed that although the institutions appear forcefully as explanatory factors, not only as control variables, resources are still more prevalent in explaining export strategy. Regarding resources, the most prevalent factors include ?Values, trademarks and policies? and ?Reputation, Skills, Experience and Structure?. The most decisive factor related to institutions was ?External Influence and Internal Corruption?. There were no robust empirical evidence from the industry based view. With regard to the export strategy and its relationship with export performance, while adaptive behavior of product and promotion had a positive relationship with export performance, adaptive strategies of price and distribution resulted in a negative relationship with export performance.Ogasavara, Mário HenriqueOgasavara, Mário HenriqueForte, Sérgio Henrique Arruda CavalcanteSena, Augusto Marcos Carvalho deMasiero, GilmarUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Administração de EmpresasLima, Paulo Giovanni Nogueira de2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/97361https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/9538Disponibilidade forma física: Existe obra impressa de código : 90091porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess1899-12-30T00:00:00Zoai::97361Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:1899-12-30T00:00Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
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