O processo de inteligência competitiva: uma avaliação da sua utilização nas empresas exportadoras cearenses
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
Texto Completo: | https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/76171 |
Resumo: | O momento nacional é marcado pelo desenvolvimento das exportações, o superávit da balança comercial é decorrente disso. As empresas que pretendem se internacionalizar carecem de ferramentas que auxiliem na tomada de decisão. A inteligência competitiva (IC) surge então, como um processo que obtem informações através de um monitoramento ambiental (MA) para suprir esta carência. Este trabalho tem o objetivo de avaliar sua utilização pelas organizações exportadoras cearenses (OEC) para saber em que nível encontra-se o processo de IC. A metodologia exploratório-descritiva com um estudo multicaso composto por três relevantes OEC. As fontes de evidência foram: questionários semiestruturados, entrevistas, observação direta e documentos externos ou internos às organizações. Seis categorias foram utilizadas na avaliação do nível da sua utilização: o processo de planejamento e avaliação da IC, a coleta, a análise e comunicação das informações, questões culturais de IC, o processo da IC e o contexto da organização. Os resultados indicam que a IC nas OEC já é uma realidade, mas em um estágio informal, ainda que um processo de criação de um modelo formalizado esteja surgindo, aqui descrito nos estudos de caso. |
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O processo de inteligência competitiva: uma avaliação da sua utilização nas empresas exportadoras cearensesInteligência competitivaCompetitividadeExportaçãoO momento nacional é marcado pelo desenvolvimento das exportações, o superávit da balança comercial é decorrente disso. As empresas que pretendem se internacionalizar carecem de ferramentas que auxiliem na tomada de decisão. A inteligência competitiva (IC) surge então, como um processo que obtem informações através de um monitoramento ambiental (MA) para suprir esta carência. Este trabalho tem o objetivo de avaliar sua utilização pelas organizações exportadoras cearenses (OEC) para saber em que nível encontra-se o processo de IC. A metodologia exploratório-descritiva com um estudo multicaso composto por três relevantes OEC. As fontes de evidência foram: questionários semiestruturados, entrevistas, observação direta e documentos externos ou internos às organizações. Seis categorias foram utilizadas na avaliação do nível da sua utilização: o processo de planejamento e avaliação da IC, a coleta, a análise e comunicação das informações, questões culturais de IC, o processo da IC e o contexto da organização. Os resultados indicam que a IC nas OEC já é uma realidade, mas em um estágio informal, ainda que um processo de criação de um modelo formalizado esteja surgindo, aqui descrito nos estudos de caso.The national moment is marked by the exportation development and the trade balance superavit is due to that. The companies that intend to internationalize lack tools to help in the decision support. The competitive intelligence (CI) it appears then, as a process that obtain information through an environmental scanning (ES) to supply this lack. In this context, this work has the objective of evaluating his use for the Ceará?s exporters organizations (CEO) to know in that level is the process of CI. The approached methodology is the study multi-case composed by three relevant CEO, it took place an exploratory-qualitative research. The evidence sources were: semi-structured questionnaires, interviews, direct observation and external or internal documents to the organizations. Six categories were used in the evaluation of the level of his use: the planning process and evaluation of CI, the gather, the analysis and communication of the information, cultural questions of CI, the process of CI and the context of the organization. The results indicate that CI in CEO is already a reality, but in an informal apprenticeship, although a process of creation of a formalized model is appearing and that it will be described here in the case studies.Oliveira, Francisco Correia deOliveira, Francisco Correia deMarques, Érico VerasCâmara, Samuel FaçanhaUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Administração de EmpresasVieira, David Vernon2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/76171https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/2290Disponibilidade forma física: Existe obra impressa de código : 69452porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-25T19:50:35Zoai::76171Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:2024-01-25T19:50:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false |
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