Reabilitação baseada na comunidade: experiência de mediação no desempenho ocupacional do adolescente com deficiência e em situação de pobreza

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Porto, Chrystiane Maria Veras
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
Texto Completo: https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/88732
Resumo: Adolescer implica fazer escolhas e assumir responsabilidades. Vivendo em uma sociedade inclusiva, o adolescente com deficiência pode direcionar suas habilidades físicas, sensório-perceptivas, cognitivas e psicossociais para as atividades educacionais, profissionais, culturais, esportivas e espirituais, que compõem as áreas do desempenho ocupacional. Destarte, defende-se a posição de que o desenvolvimento de um projeto de Reabilitação Baseada na Comunidade (RBC) deva ser incrementado no sentido da igualdade de oportunidades dos adolescentes com alguma deficiência. O objetivo desta pesquisa foi avaliar a estratégia de RBC ? como ferramenta de inclusão social ? na mediação no desempenho ocupacional de adolescentes com deficiência e em situação de pobreza. Trata-se de pesquisa intervencionista, com ênfase na dimensão qualitativa do fenômeno estudado. A coleta de dados foi realizada por meio de observações participantes, associadas à aplicação de questionário sobre ?equipamentos de apoio social? e formulário de ?auto-avaliação do desempenho ocupacional?. Ainda, realizou-se grupo focal. A organização dos dados buscou apoio no software SPSS 15.0 for Windows, bem como na técnica do Discurso do Sujeito Coletivo. Participaram do estudo sete adolescentes com deficiência, sete membros familiares, dez agentes comunitários de saúde, uma educadora e uma líder comunitária, todos residentes em comunidades vinculadas à Secretaria Executiva Regional VI, no Município de Fortaleza-CE, e que estiveram envolvidos na implementação da estratégia de RBC, no período de março a outubro de 2009. Os resultados trouxeram a compreensão das reais condições determinantes da autonomia no desempenho ocupacional do adolescente com deficiência. Ainda, no discurso coletivo, foi conhecido o fato de que os participantes implicados na dinâmica da RBC podem experimentar uma aprendizagem considerável, que enseja mudança pessoal e coletiva com efeitos no cotidiano da pessoa com deficiência (PCD). Conclui-se que, com o desenvolvimento desta pesquisa, ainda muitos hiatos ficaram. No conjunto da práxis da saúde, todavia, considerou-se que o projeto de RBC implantado na aludida comunidade desponta como estratégia facilitadora da autonomia no desempenho ocupacional do adolescente com deficiência e em situação de pobreza, promovendo a sua inclusão social
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Trata-se de pesquisa intervencionista, com ênfase na dimensão qualitativa do fenômeno estudado. A coleta de dados foi realizada por meio de observações participantes, associadas à aplicação de questionário sobre ?equipamentos de apoio social? e formulário de ?auto-avaliação do desempenho ocupacional?. Ainda, realizou-se grupo focal. A organização dos dados buscou apoio no software SPSS 15.0 for Windows, bem como na técnica do Discurso do Sujeito Coletivo. Participaram do estudo sete adolescentes com deficiência, sete membros familiares, dez agentes comunitários de saúde, uma educadora e uma líder comunitária, todos residentes em comunidades vinculadas à Secretaria Executiva Regional VI, no Município de Fortaleza-CE, e que estiveram envolvidos na implementação da estratégia de RBC, no período de março a outubro de 2009. Os resultados trouxeram a compreensão das reais condições determinantes da autonomia no desempenho ocupacional do adolescente com deficiência. Ainda, no discurso coletivo, foi conhecido o fato de que os participantes implicados na dinâmica da RBC podem experimentar uma aprendizagem considerável, que enseja mudança pessoal e coletiva com efeitos no cotidiano da pessoa com deficiência (PCD). Conclui-se que, com o desenvolvimento desta pesquisa, ainda muitos hiatos ficaram. No conjunto da práxis da saúde, todavia, considerou-se que o projeto de RBC implantado na aludida comunidade desponta como estratégia facilitadora da autonomia no desempenho ocupacional do adolescente com deficiência e em situação de pobreza, promovendo a sua inclusão socialBecoming a teenager involves making choices and being responsible. By living in an inclusive society, the disabled teenager can harness their physical, sensoryperceptive, cognitive and psychosocial skills towards educational, professional, cultural, sporting and spiritual activities that comprise the occupational performance areas. Thus, it is supported that the development of a Community-Based Rehabilitation (CBR) should enhance in the sense that there must be equality of opportunities for teenagers with some sort of disability. The goal of this research was to evaluate the strategy of CBR ? as social inclusion tool ? in the mediation of the occupational performance of impoverished disabled adolescents. It is an interventionist research with emphasis on the qualitative dimension of the phenomenon being studied. Data collection was done through participating observations associated with the administration of a "social support equipment" questionnaire and an ?occupational performance self-assessment" form. Besides, a focal group was carried out. The organization of data sought support in the SPSS 15.0 software for Windows, as well as in the collective subject speech technique. Seven disabled teenagers, seven family members, ten health community agents, one educator and one community leader participated in the study, all residents linked to Secretaria Executiva Regional VI (6th Regional Executive Office), in the Municipality of Fortaleza-CE, and whoever were involved in the implementation of the strategy of CBR from March to October, 2009. The results brought the understanding of the real determinant conditions of autonomy in disabled adolescents? occupational performance. Furthermore, through collective speech, it was known that the participants involved in the dynamics of the CBR could experience a sound learning that generates personal and collective change with effects on the routine of people with disabilities (PWD). It is concluded that, with the development of this research there were still many gaps. However, in the whole of the health practice, it was considered that the CBR project deployed in such community stands out as a strategy enabling the autonomy of the occupational performance in adolescents with disabilities and in poverty, thus promoting their social inclusion.Landim, Fátima Luna PinheiroLandim, Fátima Luna PinheiroOliver, Fátima CorrêaNunes, Mônica de OliveiraNations, Marilyn KayUniversidade de FortalezaPorto, Chrystiane Maria Veras2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/88732https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/6426Disponibilidade forma física: Existe obra impressa de código : 83759porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-25T20:15:52Zoai::88732Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:2024-01-25T20:15:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
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