Correlação entre o desempenho seriado no teste do progresso e o processo seletivo para residência médica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
Texto Completo: | https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/129194 |
Resumo: | Introdução: O Teste do Progresso (TP) permite uma avaliação acadêmica seriada, com diversos benefícios para o aluno e a sua instituição de ensino, sendo considerada uma ferramenta complementar de avaliação. Tem-se tentado cada vez mais associar os resultados no TP com os resultados no processo seletivo da residência médica (RM), devido a ambos medirem competências cognitivas. Objetivo: Correlacionar o desempenho no TP de egressos do curso de medicina com o resultado obtido por eles nas duas fases do processo seletivo para admissão na RM. Método: Estudo transversal, quantitativo, realizado no período de novembro de 2018 a março de 2021 com 143 alunos do curso de Medicina da Universidade de Fortaleza, que realizaram Teste do Progresso em todos os anos do curso e que ao final da sua graduação, realizaram o Processo de Seleção Unificada para Residência Médica do Estado. Resultado: Foi encontrada uma correlação significativa positiva (¿ = 0,257; p < 0,001) entre média de pontuação de todos os anos do teste do progresso e a aprovação na primeira fase da residência, bem como entre as notas do TP do sexto ano com a aprovação na primeira fase da residência (¿ = 0,354; p < 0,001). Também houve correlação positiva entre as médias do TP e notas do TP do sexto ano com a aprovação na segunda e última fase da RM (¿ = 0,226; p < 0,001 e ¿ = 0,265; p < 0,001 respectivamente). Conclusão: O TP mostrou ser um excelente preditor de resultados em exames somativos de ampla concorrência, e pode ser considerado uma ferramenta importante para o sucesso nas seleções de residência médica, sugerindo-se que seja cada vez mais valorizado, tanto pelos alunos, quanto pelas instituições que o aplica. |
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Correlação entre o desempenho seriado no teste do progresso e o processo seletivo para residência médicaResidência médicaEducação médicaIntrodução: O Teste do Progresso (TP) permite uma avaliação acadêmica seriada, com diversos benefícios para o aluno e a sua instituição de ensino, sendo considerada uma ferramenta complementar de avaliação. Tem-se tentado cada vez mais associar os resultados no TP com os resultados no processo seletivo da residência médica (RM), devido a ambos medirem competências cognitivas. Objetivo: Correlacionar o desempenho no TP de egressos do curso de medicina com o resultado obtido por eles nas duas fases do processo seletivo para admissão na RM. Método: Estudo transversal, quantitativo, realizado no período de novembro de 2018 a março de 2021 com 143 alunos do curso de Medicina da Universidade de Fortaleza, que realizaram Teste do Progresso em todos os anos do curso e que ao final da sua graduação, realizaram o Processo de Seleção Unificada para Residência Médica do Estado. Resultado: Foi encontrada uma correlação significativa positiva (¿ = 0,257; p < 0,001) entre média de pontuação de todos os anos do teste do progresso e a aprovação na primeira fase da residência, bem como entre as notas do TP do sexto ano com a aprovação na primeira fase da residência (¿ = 0,354; p < 0,001). Também houve correlação positiva entre as médias do TP e notas do TP do sexto ano com a aprovação na segunda e última fase da RM (¿ = 0,226; p < 0,001 e ¿ = 0,265; p < 0,001 respectivamente). Conclusão: O TP mostrou ser um excelente preditor de resultados em exames somativos de ampla concorrência, e pode ser considerado uma ferramenta importante para o sucesso nas seleções de residência médica, sugerindo-se que seja cada vez mais valorizado, tanto pelos alunos, quanto pelas instituições que o aplica.Introduction: Considered a complementary assessment tool, the Progress Test (PT) allows for a serial academic evaluation, which benefits both the student and educational institution in several ways. There has been an increasing effort to ascertain a link between the PT and the results of medical residency (MR), as both are measurements of cognitive competences. Objective: To correlate medical students¿ performance in the PT with MR admissions. Method: Cross-sectional study conducted between November 2018 and March 2021 involving 143 students from the Universidade de Fortaleza medicine course who underwent the PT and unified MR selection process in the state. Result: A significant positive correlation (¿ = 0,257; p < 0,001) was found between the average score for all years of the PT and passing the first phase of the MR, as well as between the PT scores achieved in the sixth year and passing the first phase of MR (¿ = 0,354; p < 0,001). There was also a positive correlation found between the average and sixth year PT scores and passing the second and final phase of MR (¿ = 0,226; p < 0,001 and ¿ = 0,265; p < 0,001). Conclusion: The PT proved to be an excellent predictor of results in summative exams with broad participation, and can be considered and important tool for success in medical residency selection, suggesting that it should be increasingly valued, both by students and by the institutions that apply it.Dissertação enviada com autorização e certificação via CI 5392/23 em 25/01/2023Bessa, Olivia Andrea de Alencar CostaChiesa, DanielaCoelho, Raquel AutranSá, Henrique Luis do Carmo eUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Ciências MédicasGuimarães, Lorena Freitas de França2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/129194https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/27822porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess1899-12-30T00:00:00Zoai::129194Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:1899-12-30T00:00Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false |
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