Gestão ambiental nos hospitais em Fortaleza: o tratamento do lixo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Prata, Daniele Gruska Benevides
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
Texto Completo: https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/93814
Resumo: Este trabalho trata das ações de gestão ambiental realizadas nos hospitais de grande porte da cidade de Fortaleza. Foram utilizados como marco teórico os estudos de gestão ambiental, gestão de resíduos, sustentabilidade e acreditação hospitalar. Partiu-se da hipótese inicial de que as unidades de saúde se limitavam à legislação ambiental para se adequar às normatizações relativas à sustentabilidade e ao gerenciamento de resíduos e que utilizam como ferramenta de qualidade a acreditação hospitalar para legitimar suas ações. A acreditação é tratada como parâmetro qualitativo para as unidades de saúde. As técnicas concebidas pela gestão ambiental consideradas para as unidades de saúde pesquisadas incluíam a incineração de resíduos, redução, o reuso e a reciclagem de materiais. A pesquisa foi realizada em treze hospitais das redes pública e privada da cidade de Fortaleza. A pesquisa se caracteriza como de caráter descritivo e estudo de campo. Como recursos metodológicos, foram aplicados questionários com os profissionais responsáveis pelo gerenciamento de resíduos das unidades de saúde, colaboradores das unidades de saúde, observação e levantamento bibliográfico. Como conclusão, o estudo revelou que a aplicação da legislação é a principal motivadora para a gestão de resíduos, confirmando a hipótese central.
id UFOR_bd2bd435472ca2f99aa6267ff8e60355
oai_identifier_str oai::93814
network_acronym_str UFOR
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
repository_id_str
spelling Gestão ambiental nos hospitais em Fortaleza: o tratamento do lixoGestão ambientalHospitais - Fortaleza (CE)Lixo hospitalar - ColetaEste trabalho trata das ações de gestão ambiental realizadas nos hospitais de grande porte da cidade de Fortaleza. Foram utilizados como marco teórico os estudos de gestão ambiental, gestão de resíduos, sustentabilidade e acreditação hospitalar. Partiu-se da hipótese inicial de que as unidades de saúde se limitavam à legislação ambiental para se adequar às normatizações relativas à sustentabilidade e ao gerenciamento de resíduos e que utilizam como ferramenta de qualidade a acreditação hospitalar para legitimar suas ações. A acreditação é tratada como parâmetro qualitativo para as unidades de saúde. As técnicas concebidas pela gestão ambiental consideradas para as unidades de saúde pesquisadas incluíam a incineração de resíduos, redução, o reuso e a reciclagem de materiais. A pesquisa foi realizada em treze hospitais das redes pública e privada da cidade de Fortaleza. A pesquisa se caracteriza como de caráter descritivo e estudo de campo. Como recursos metodológicos, foram aplicados questionários com os profissionais responsáveis pelo gerenciamento de resíduos das unidades de saúde, colaboradores das unidades de saúde, observação e levantamento bibliográfico. Como conclusão, o estudo revelou que a aplicação da legislação é a principal motivadora para a gestão de resíduos, confirmando a hipótese central.Oliveira, Francisco Correia deOliveira, Francisco Correia deFontenele, Raimundo Eduardo SilveiraOliveira Júnior, Gerson Augusto deUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Administração de EmpresasPrata, Daniele Gruska Benevides2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/93814https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/8287Disponibilidade forma física: Existe obra impressa de código : 87208porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-24T20:15:16Zoai::93814Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:2024-01-24T20:15:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
dc.title.none.fl_str_mv Gestão ambiental nos hospitais em Fortaleza: o tratamento do lixo
title Gestão ambiental nos hospitais em Fortaleza: o tratamento do lixo
spellingShingle Gestão ambiental nos hospitais em Fortaleza: o tratamento do lixo
Prata, Daniele Gruska Benevides
Gestão ambiental
Hospitais - Fortaleza (CE)
Lixo hospitalar - Coleta
title_short Gestão ambiental nos hospitais em Fortaleza: o tratamento do lixo
title_full Gestão ambiental nos hospitais em Fortaleza: o tratamento do lixo
title_fullStr Gestão ambiental nos hospitais em Fortaleza: o tratamento do lixo
title_full_unstemmed Gestão ambiental nos hospitais em Fortaleza: o tratamento do lixo
title_sort Gestão ambiental nos hospitais em Fortaleza: o tratamento do lixo
author Prata, Daniele Gruska Benevides
author_facet Prata, Daniele Gruska Benevides
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Francisco Correia de
Oliveira, Francisco Correia de
Fontenele, Raimundo Eduardo Silveira
Oliveira Júnior, Gerson Augusto de
Universidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas
dc.contributor.author.fl_str_mv Prata, Daniele Gruska Benevides
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão ambiental
Hospitais - Fortaleza (CE)
Lixo hospitalar - Coleta
topic Gestão ambiental
Hospitais - Fortaleza (CE)
Lixo hospitalar - Coleta
description Este trabalho trata das ações de gestão ambiental realizadas nos hospitais de grande porte da cidade de Fortaleza. Foram utilizados como marco teórico os estudos de gestão ambiental, gestão de resíduos, sustentabilidade e acreditação hospitalar. Partiu-se da hipótese inicial de que as unidades de saúde se limitavam à legislação ambiental para se adequar às normatizações relativas à sustentabilidade e ao gerenciamento de resíduos e que utilizam como ferramenta de qualidade a acreditação hospitalar para legitimar suas ações. A acreditação é tratada como parâmetro qualitativo para as unidades de saúde. As técnicas concebidas pela gestão ambiental consideradas para as unidades de saúde pesquisadas incluíam a incineração de resíduos, redução, o reuso e a reciclagem de materiais. A pesquisa foi realizada em treze hospitais das redes pública e privada da cidade de Fortaleza. A pesquisa se caracteriza como de caráter descritivo e estudo de campo. Como recursos metodológicos, foram aplicados questionários com os profissionais responsáveis pelo gerenciamento de resíduos das unidades de saúde, colaboradores das unidades de saúde, observação e levantamento bibliográfico. Como conclusão, o estudo revelou que a aplicação da legislação é a principal motivadora para a gestão de resíduos, confirmando a hipótese central.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/93814
url https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/93814
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/8287
Disponibilidade forma física: Existe obra impressa de código : 87208
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron:UNIFOR
instname_str Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron_str UNIFOR
institution UNIFOR
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
repository.mail.fl_str_mv bib@unifor.br||bib@unifor.br
_version_ 1815437295730294784